Faz hoje anos que nascia, em 1875, o físico alemão Ludwig Prandtl. Ele é conhecido pelo seus estudos de aerodinâmica e hidrodinâmica. Ele estabeleceu a existência da camada limite adjacente à superfície de um sólido sobre o qual flui um fluido. O desenho de uma forma, peso e massa eficientes para navios e aeronaves deve muito ao seu trabalho, pelo qual ele é considerado o pai da aerodinâmica. Ele fez grandes estudos sobre os efeitos da racionalização e as propriedades das asas de aeronaves. Ele fez melhorias em construções como túneis de vento. O número de Prandtl é um grupo adimensional usado no estudo da convecção. A equação de von Karman-Prandtl descreve a variação logarítmica da velocidade da água dentro de um canal de fluxo zero no leito do riacho a uma velocidade máxima na superfície da água.
Faz também hoje anos que nascia, em 1896, o físico alemão Friedrich Hund. Ele ficou conhecido pelo seu trabalho sobre a estrutura electrónica de átomos e moléculas. Ele introduziu um método de uso de orbitais moleculares para determinar a estrutura electrónica das moléculas e a formação de ligações químicas. As suas regras empíricas de Hund (1925) para espectros atómicos determinam o nível de energia mais baixo para dois electrões com os mesmos n e l números quânticos num átomo de muitos electrões (1). O estado de menor energia tem a multiplicidade máxima consistente com o princípio de exclusão de Pauli. O estado de menor energia tem o número quântico total máximo do momento angular orbital do electrão, consistente com a regra (1). Eles são explicados pela teoria quântica dos átomos por cálculos envolvendo a repulsão entre dois electrões.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1902, o aviador norte-americano Charles Lindbergh. Ele fez o primeiro voo sozinho sem escalas, em 1927, através do Atlântico. Em 20 de maio de 1927, Lindbergh partiu de Nova York para Paris, carregando sanduiches e água. Ele decidiu não carregar pára-quedas e rádio, preferindo mais gasolina. Ele lutou contra a névoa, o gelo e a sonolência e pousou em Paris em 21 de maio, após 33 horas e meia em seu voo de cerca de 5.800 Km.
Faz também hoje anos que nascia, em 1906, o astrónomo norte-americano Clyde Tombaugh. Ele descobriu Plutão, então conhecido como planeta. Ele tinha 24 anos, trabalhava no Observatório Lowell, Flagstaff, Arizona, quando o localizou em 13 de Março de 1930. Ele estava comparando uma chapa fotográfica tirada a 23 de Janeiro de 1930, com outra feita alguns dias depois, e viu um ponto que mudou de posição entre elas. Assim terminou uma busca sistemática de décadas instigada pelas previsões de outros astrónomos. Tombaugh também descobriu vários aglomerados de estrelas e galáxias, estudou a distribuição aparente de nebulosas extra-galácticas e fez observações das superfícies de Marte, Vénus, Júpiter, Saturno e da Lua. Plutão foi o único planeta descoberto no século 20 e o único encontrado por um norte-americano.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1925, o Matemático inglês, nascido no Japão, Christopher Zeeman. Ele é conhecido pelo seu trabalho promovendo a teoria da catástrofe depois que ela foi introduzida na década de 1960 pelo matemático francês René Thom. Tal teoria diz que a probabilidade de que eventos repentinos ocorrerão pode ser prevista marcando os desenvolvimentos matematicamente. Um exemplo sobre o qual Zeeman escreveu como um evento repentino é para água aquecida quando começa a ferver. Como outras áreas de aplicabilidade, ele oferece uma gama de disciplinas tão diversas quanto equilíbrios pontuados em evolução, meteorologia e psicologia comportamental. Este último aplicaria matemática para analisar situações de sequestro ou refém.
Faz também hoje anos que nascia, em 1927, o físico norte-americano nascido na Alemanha Rolf Landauer. Ele é conhecido pela sua formulação do princípio de Landauer sobre a energia usada durante a operação de um computador. Sempre que a máquina é reiniciada para outro cálculo, os bits são libertados da memória do computador e, nessa operação electrónica, uma certa quantidade de energia é perdida. Assim, quando a informação é apagada, há um inevitável “custo termodinâmico do esquecimento”, que governa o desenvolvimento de computadores mais eficientes em termos de energia. Enquanto os engenheiros lidavam com as limitações práticas de compactar cada vez mais circuitos em minúsculos chips, Landauer considerou o limite teórico de que, se a tecnologia melhorasse indefinidamente, em quanto tempo ela barraria com as fronteiras insuperáveis estabelecidas pela natureza?
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1943, o pioneiro norte-americano da ciência da computação Ken Thompson. Ele trabalhou na Bell Labs durante a maior parte de sua carreira, onde projectou e implementou o sistema operativo Unix original. Ele também inventou a linguagem de programação B, a predecessora directa da linguagem de programação C, e foi um dos criadores do sistema operativo Plan 9. Desde 2006, Thompson trabalha no Google, onde co-inventou a linguagem de programação Go. Outras contribuições notáveis incluíram seu trabalho em expressões regulares e primeiros editores de texto de computador QED e ed, a definição da codificação UTF‑8 e seu trabalho em xadrez de computador que incluiu a criação de bases de mesa de final de jogo e a máquina de xadrez Belle. Ele ganhou o Prémio Turing em 1983 com seu colega de longa data Dennis Ritchie.
E nesta semana que passou, e depois de alguns adiamentos, a SpaceX lançou o foguetão SN9. A missão não teve o fim esperado uma vez que o foguetão explodiu à aterragem tendo o mesmo final que o seu antecessor, o SN8. O foguetão de três motores voou até uma altitude de 10 quilómetros, desligando então os seus motores em sequência enquanto subia mais alto. De seguida, começou uma longa queda de volta à Terra, como fez seu antecessor SN8 durante um voo de teste em Dezembro. Ao chegar para aterrar, o SN9 executou uma queima final para se orientar verticalmente, então deu-se a aterragem que foi violenta e não totalmente vertical, explodindo no impacto.
Também nesta semana que passou, a SpaceX teve outra missão, esta sim com sucesso, colocando mais 60 satélites Starlink usando um foguetão que bateu o recorde de utilizações conseguindo aterrar com sucesso. O foguetão Falcon 9 de dois estágios, fez um voo de cerca de 9 minutos, retornando à Terra e aterrando numa das barcaças que se encontra no oceano Atlântico. A barcaça gigante “Of Course I Still Love You,” é uma das duas que tem o trabalho de recolher os foguetões lançados. Este foi o quinto lançamento deste primeiro estágio do Falcon 9, que tinha voado pela última vez há apenas 27 dias — a reutilização mais rápida entre as missões para qualquer foguetão SpaceX. O lançamento de hoje também foi o primeiro de duas descolagens Starlink quase consecutivas; outros 60 satélites estão programados para voar na manhã de sexta-feira (5 de Fevereiro) noutro Falcon 9 diferente.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.