Newsletter Nº224

Newsletter Nº224
News­let­ter Nº224

Faz anos hoje que nas­cia, em 1892, Louis de Bro­glie. Este Físi­co fran­cês ficou conhe­ci­do pelas suas pes­qui­sas sobre a teo­ria quân­ti­ca e pela sua des­co­ber­ta da natu­re­za ondu­la­tó­ria dos elec­trões. Em 1923, ele argu­men­tou que des­de que a luz pos­sa ser vis­ta em algu­mas con­di­ções como par­tí­cu­las (efei­to foto­e­léc­tri­co) e outras vezes como ondas (difrac­ção), deve­mos con­si­de­rar que a maté­ria tem a mes­ma ambi­gui­da­de de pos­suir ambas as pro­pri­e­da­des de par­tí­cu­las e ondas. Por isso, ele rece­beu o Pré­mio Nobel de Físi­ca de 1929.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que Júpi­ter foi atin­gi­do por algo tão gran­de que foi obser­va­do da Ter­ra. Um astró­no­mo ama­dor, Ethan Chap­pel, cap­tu­rou algo espec­ta­cu­lar com o seu teles­có­pio de quin­tal na quar­ta-fei­ra, quan­do gra­vou um flash bri­lhan­te na super­fí­cie de Júpi­ter. A sequên­cia cap­tu­ra­da mos­tra a man­cha bran­ca vis­ta no lado infe­ri­or esquer­do do pla­ne­ta nas ima­gens aci­ma em 7 de Agos­to. Embo­ra ain­da tenha que ser con­fir­ma­do por um segun­do obser­va­dor, pare­ce um gran­de aste­rói­de coli­din­do com o pla­ne­ta gigan­te de gás. O flash é bre­ve e desa­pa­re­ce rapi­da­men­te, aumen­tan­do a ideia de que pro­va­vel­men­te foi cau­sa­do por um impacto.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.