Newsletter Nº224

Newsletter Nº224
Newsletter Nº224

Faz anos hoje que nascia, em 1892, Louis de Broglie. Este Físico francês ficou conhecido pelas suas pesquisas sobre a teoria quântica e pela sua descoberta da natureza ondulatória dos electrões. Em 1923, ele argumentou que desde que a luz possa ser vista em algumas condições como partículas (efeito fotoeléctrico) e outras vezes como ondas (difracção), devemos considerar que a matéria tem a mesma ambiguidade de possuir ambas as propriedades de partículas e ondas. Por isso, ele recebeu o Prémio Nobel de Física de 1929.

Nesta semana que passou ficámos a saber que Júpiter foi atingido por algo tão grande que foi observado da Terra. Um astrónomo amador, Ethan Chappel, capturou algo espectacular com o seu telescópio de quintal na quarta-feira, quando gravou um flash brilhante na superfície de Júpiter. A sequência capturada mostra a mancha branca vista no lado inferior esquerdo do planeta nas imagens acima em 7 de Agosto. Embora ainda tenha que ser confirmado por um segundo observador, parece um grande asteróide colidindo com o planeta gigante de gás. O flash é breve e desaparece rapidamente, aumentando a ideia de que provavelmente foi causado por um impacto.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.