Newsletter Nº223

Newsletter Nº223
Newsletter Nº223

Faz hoje anos que nascia, em 1901, Ernest Lawrence. Este físico norte-americano recebeu o Prémio Nobel de Física de 1939 pela sua invenção do ciclotrão, o primeiro dispositivo para a produção de partículas de alta energia. O seu primeiro dispositivo, construído em 1930, usava um íman de 10 cm. Ele acelerou partículas dentro de um reciclador em alto vácuo entre os pólos de um electroíman para confinar o feixe a uma espiral, enquanto uma alta voltagem de corrente alternada aumentou a energia da partícula. Os modelos maiores criados posteriormente criaram feixes de 8 x 104 eV. Ao colidir partículas com núcleos atómicos, ele produziu novos elementos e radioactividade artificial. Em 1940, ele tinha conseguido criar plutónio e neptúnio. Ele ampliou o uso da radiação atómica nos campos da biologia e da medicina. O elemento 103 foi nomeado Laurêncio como um tributo a ele.

Faz também anos hoje que nascia, em 1931, Roger Penrose. Este Matemático e físico teórico britânico na década de 1960 calculou muitas das características básicas dos buracos negros. Penrose fez contribuições para a física matemática da relatividade geral e cosmologia. Ele recebeu vários prémios, incluindo o Wolf Prize de 1988 pela física, que compartilhou com Stephen Hawking para os teoremas de singularidade de Penrose-Hawking.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1938, Jack Edward Baldwin. Este químico britânico criou as Regras de Baldwin para reacções de fecho de anéis em química orgânica. Com base em evidências empíricas, estas regras consideram as taxas relativas (ou favoravelmente) do fecho do anel em compostos ali-cíclicos. Durante seu Ph.D. estudos no Imperial College, em Londres, ele trabalhou para o prémio Nobel, Sir Derek Barton. Após seu treino como químico orgânico sintético, ele manteve um interesse no desafio da síntese de compostos naturais complexos. Depois de alguns anos no M.I.T. (1969-1978), Baldwin passou a maior parte de sua carreira de pesquisa em laboratórios em Oxford. Ele foi condecorado em 1997 por suas contribuições para a química orgânica.

Nesta semana que passou ficámos a saber, pelas palavras do CEO da SpaceX, Elon Musk que o primeiro protótipo orbital do veículo Starship para colonizar Marte deve estar pronto para voar em breve. A SpaceX está a construir dois transportadores orbitais de Starship – um pouco de competição dentro da companhia com a intenção de melhorar o desenho final da nave espacial. O protótipo conhecido como Mk1 está a ser desenvolvido nas instalações da empresa em Boca Chica, Texas, enquanto o Mk2 está a ser construído na Space Coast da Flórida. As naves Mk1 e Mk2 são diferentes do protótipo basico conhecido como Starhopper, que recentemente fez seu primeiro lançamento livre em Boca Chica. O Starhopper tem apenas um motor Raptor e permanecerá firmemente dentro da atmosfera da Terra durante a fase de testes. Mk1 e Mk2, por outro lado, terão pelo menos três Raptors e foram projectados para alcançar a órbita, disse Musk. A versão finalizada de 100 passageiros do Starship terá seis Raptors. Super Heavy, o foguete gigante que lançará o Starship na superfície da Terra, terá 35 desses motores de última geração, disse Musk recentemente.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.