Faz hoje anos que nascia, em 1756, John Loudon McAdam. Este engenheiro escocês foi responsável pela invenção do processo de construção de estradas designado por “Macadam”. Pedras eram colocadas em três níveis, com as pedras mais pequenas esmagadas colocadas por cima. Isto proporcionava uma viagem mais rápida e segura. Mais tarde, ele adicionou asfalto para fixar a camada superior.
Faz também anos hoje que nascia, em 1832, Louis Paul Cailletet. Este físico francês destacou-se pelo seu trabalho sobre a liquefação de gases. Trabalhando no negócio de metalurgia do seu pai, ele investigou a permeabilidade do ferro ao hidrogénio e outros gases, considerando o comportamento imprevisível de alguns ferros em termos de excesso de gases dissolvidos.
Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1853, Heike Kamerlingh Onnes. Este físico holandês ficou conhecido pelo seu trabalho sobre física de baixa temperatura onde ele liquidificou o hidrogénio e o hélio. Dos seus estudos sobre a resistência dos metais a baixas temperaturas, ele descobriu a supercondutividade (um estado em que certos metais apresentam quase nenhuma resistência eléctrica a uma temperatura próxima do zero absoluto).
Faz também anos que nascia, em 1866, H. G. Wells. Este escritor inglês ficou conhecido na história por ter escrito as obras “A maquina do tempo” (1895), “A ilha do dr. Moreau” (1896), “O homem invisível” (1897), “A guerra dos mundos” (1898), entre outras. Por este motivo foi apelidado de “pai da ficção cientifica” conjuntamente com Jules Verne.
Por fim faz anos hoje que nascia, em 1926, Donald A. Glaser. Este físico e neuro-biologista norte-americano, ficou conhecido pela sua invenção da câmara de bolhas usada na física de partículas subatómicas. Nesta era possível constatar que o comportamento de partículas subatómicas pode ser observado pelos trilhos que eles deixam. Uma fotografia instantânea regista o caminho da partícula. A câmara de Glaser contém um líquido super-aquecido mantido em estado super-aquecido e instável sem ferver. Um pistão que causa uma diminuição rápida da pressão cria uma tendência a ferver ao menor distúrbio no líquido. Então, qualquer partícula atómica que passa pela câmara deixa um trilho de pequenas bolhas de gás causadas por uma fervura instantânea ao longo do seu caminho onde os iões que ela cria servem como centros de desenvolvimento de bolhas.
Na semana que passou foi finalmente anunciado pela Oracle o Java SE 9 (JDK 9), Java Platform Enterprise Edition 8 (Java EE 8) e Java EE 8 Software Development Kit (SDK). O JDK 9 é uma implementação pronta para produção da Java SE 9 Platform Specification, que foi aprovada recentemente junto com o Java EE 8 no Java Community Process (JCP). O Java SE 9 fornece mais de 150 novos recursos, incluindo um novo sistema de módulos e melhorias que trazem mais escalabilidade, segurança melhorada, melhor gestão de desempenho e desenvolvimento mais fácil para a plataforma de programação mais popular do mundo. O Java EE 8 moderniza e simplifica a plataforma Java EE para a cloud e microservices com actualizações para oito especificações principais.
Também esta semana, a Baidu anunciou o Apollo 1.5 e um financiamento de 0 mil milhões de yuan para desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma. O Apollo 1.5 é a última versão da plataforma autónoma de código aberto Apollo da empresa e já reúne 70 fortes parceiros. Com base no Apollo 1.0, o Apollo 1.5 abre cinco recursos principais adicionais que incluem percepção de obstáculos, planeamento, simulação em cloud, mapas de alta definição (HD) e deep learning end-to-end, fornecendo soluções mais abrangentes para desenvolvedores e parceiros de ecossistemas para acelerar a implantação da condução autónoma.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista Hispabrick Nº28 assim como os livros “Supporting Python 3”, “Spring Framework Reference Documentation”, “Internet of Things in five days”, “Java Platform, Enterprise Edition — The Java EE Tutorial Release 7”, “OpenCL Programming Guide for the CUDA Architecture” e “Linux Fundamentals”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.