Faz hoje anos que nascia, em 1791, o artista e inventor americano Samuel Morse. Ele ficou famoso pelo desenvolvimento do Código Morse (1838) e pelo aperfeiçoamento independente de um telégrafo eléctrico (1832–35). Passou a primeira parte da sua vida como retratista e só se dedicou à ciência em 1832, quando já tinha passado o seu 40º aniversário. Estava a regressar à América depois de uma viagem pela Europa, quando conheceu Charles T. Jackson no barco, que o inspirou sobre os recém-descobertos electroímanes. A partir daí, Morse trabalhou para desenvolver aparelhos para comunicações eléctricas. Com o apoio do Congresso, construiu uma linha de 40 milhas entre Baltimore, Maryland e Washington D.C., que teve o seu primeiro ensaio em 23 de Maio de 1843. Ficou pronta para utilização pública em 1 de Abril de 1845.
Faz também hoje anos que nascia, em 1846, o inventor belgo-americano Charles Joseph Van Depoele. Ele foi pioneiro nos caminhos-de-ferro, na iluminação eléctrica e no trabalho mineiro, com mais de 100 patentes de invenções eléctricas. Emigrou para os Estados Unidos em 1869. Enquanto fazia experiências com motores eléctricos em Detroit (1874), estabeleceu a praticabilidade dos vagões ferroviários movidos a electricidade. Inventou um gerador eléctrico (1880) e exibiu um eléctrico em funcionamento na Exposição de Aparelhos Ferroviários de Chicago (1883). Concebeu sistemas de eléctricos para várias cidades. Em 1888, vendeu as suas patentes de caminhos-de-ferro eléctricos à Thomson-Houston Electric Company de Lynn, Massachusetts. As suas outras patentes incluem: lâmpada de arco (1870), máquina de extracção de carvão (1891), locomotiva eléctrica sem engrenagens (1894).
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1896, o químico norte-americano Wallace Carothers. Ele desenvolveu o nylon (1935), a primeira fibra de polímero sintético a ser fiada a partir de uma fusão. Produziu esta poliamida por condensação do ácido adípico e da hexametilenodiamina. Trabalhou para a empresa química duPont como chefe de investigação em química orgânica a partir de 1928. Através do seu estudo de moléculas de cadeia longa, actualmente designadas por polímeros, desenvolveu também a primeira borracha sintética bem sucedida, o neopreno (1931). A DuPont produziu o nylon comercialmente a partir de 1938 e lançou as bases da indústria de fibras sintéticas. O nylon revelou-se excelente nas suas propriedades como análogo sintético da seda.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1942, o cosmonauta e médico russo Valeri Polyakov. Ele estabeleceu o recorde da mais longa estadia contínua no espaço, 438 dias (8 de Janeiro de 1994 — 22 de Março de 1995) a bordo da estação espacial russa Mir. Com uma estadia anterior de 241 dias na Mir (29 de Agosto de 1988 — 27 de Abril de 1989), também detinha o recorde de resistência espacial acumulada de 679 dias. Deixou o serviço espacial em 1 de Junho de 1995. A sua formação incluiu medicina astronáutica. Em 22 de Março de 1972, foi seleccionado como cosmonauta especialista em biomedicina para uma missão planeada à estação espacial e começou a treinar em Outubro de 1972. O recorde cumulativo de permanência no espaço foi posteriormente batido por Sergei Avdeyev em 13 de Agosto de 1999 (3 missões, total de 748 dias) e depois em 16 de Agosto de 2005 por Sergei Krikalev (6 missões, total de 803 dias).
Em 1880, a primeira patente americana para um aparelho auditivo eléctrico foi concedida a Francis D. Clarke e M.G. Foster, intitulada “Device for Aiding the Deaf to Hear” (Dispositivo para ajudar os surdos a ouvir) (n.º 226.902). O dispositivo utilizava a condução óssea, através da qual o som é transmitido pela vibração do osso do crânio. Só em 1901 é que foi produzido o primeiro aparelho auditivo disponível no mercado, o Acousticon, inventado por Miller Reese Hutchinson.
Em 1970, a síntese do elemento 105, através da fusão de núcleos de califórnio e azoto, foi comunicada na reunião da American Physical Society em Washington, D.C., por Albert Ghiorso do Lawrence Radiation Laboratory da Universidade da Califórnia em Berkeley. O elemento artificial tinha uma massa atómica de 260, meia-vida de cerca de 1,6 segundos e uma prova melhor do que uma tentativa russa de 1968, que a equipa americana considerava não provada. Foi proposto o nome hahnium, em homenagem ao falecido Otto Hahn. Eventualmente, a União Internacional para a Química Pura e Aplicada decidiu que se chamaria dúbio e reconheceu a anterior reivindicação de descoberta em 1968 por uma equipa liderada por Georgy Flerov no Instituto Conjunto Russo de Investigação Nuclear que bombardeou amerício com néon.”
E nesta semana que passou foi lançada uma nova versão do kernel Linux com uma série de melhorias de hardware, desempenho e segurança. Como seria de esperar, o kernel 6.3 do Linux apresenta uma quantidade enorme código para suporte de CPUs e hardware gráfico da Intel e da AMD que ainda não foram lançados. Por muito excitantes (e necessários) que sejam, é um pouco difícil sentirmo-nos entusiasmados quando, poucas pessoas irão beneficiar imediatamente. Felizmente, há muitas alterações que têm um impacto mais directo na nossa utilização quotidiana. Uma mudança notável relacionada à AMD no Linux 6.2 é o suporte ao IBRS automático da AMD para mitigação de Spectre. Isto oferece um menor impacto no desempenho do que a execução especulativa retpoline que é frequentemente utilizada actualmente. No que diz respeito à arquitectura, novos drivers de gestão de energia para ARM e RISC‑V são lançados no Linux 6.3. O último também recebe suporte para funções de string aceleradas (por meio da extensão de manipulação de bits Zbb) e o primeiro ganha suporte para instruções de extensão de matriz escalável 2. Nos sistemas de ficheiros, o sistema de ficheiros NFS (tanto do lado do cliente como do lado do servidor) suporta agora encriptação baseada em AES-SHA2; optimizações para o desempenho de E/S directa do EXT4; descompressão de baixa latência para o EROFS, e um controlador de sistema de ficheiros Brtfs mais rápido. O suporte de hardware traz uma interface de controlador Steam Deck nativa em HID, permite que o volante de corrida Logitech G923 Xbox edition funcione no Linux; melhora o comportamento dos controladores com fio 8BitDo Pro 2; e adiciona monitorização de sensores para uma série de motherboard Ryzen da ASUS. Além disso, mais de 150.000 linhas de código para suportar placas ARM (antigas e não utilizadas) foram removidas nesta actualização.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. São apresentadas as revistas HackSpace Magazine Nº 66 e a MagPI nº 129 de Maio.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.