Newsletter Nº418

Newsletter Nº418
News­let­ter Nº418

Faz hoje anos que nas­cia, em 1655, o inven­tor ita­li­a­no Bar­to­lo­meo Cris­to­fo­ri. Ele é res­pon­sá­vel pela inven­ção do pia­no. Ele era fabri­can­te de cra­vos e em deter­mi­na­da altu­ra resol­veu modi­fi­car um des­ses ins­tru­men­tos e subs­ti­tuir as penas uti­li­za­das no inte­ri­or do ins­tru­men­to por peque­nos mar­te­los, cri­an­do uma bela melo­dia e que trou­xe mais vida às músi­cas toca­das por ele.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1733, o mate­má­ti­co e astró­no­mo náu­ti­co fran­cês Jean-Char­les de Bor­da. Ele é conhe­ci­do pelos seus estu­dos de mecâ­ni­ca dos flui­dos e pelo desen­vol­vi­men­to de ins­tru­men­tos de nave­ga­ção e de geo­de­sia, o estu­do da dimen­são e da for­ma da Ter­ra. Bor­da entrou para a mari­nha, par­ti­ci­pou em vári­as via­gens cien­tí­fi­cas e desem­pe­nhou um papel na Guer­ra da Inde­pen­dên­cia Ame­ri­ca­na. Foi um dos prin­ci­pais impul­si­o­na­do­res da intro­du­ção do sis­te­ma deci­mal. Bor­da uti­li­zou o cál­cu­lo e a expe­ri­men­ta­ção para uni­fi­car os domí­ni­os da físi­ca. Para os seus tra­ba­lhos de topo­gra­fia, desen­vol­veu tam­bém uma série de tabe­las tri­go­no­mé­tri­cas. Em 1782, quan­do coman­da­va uma flo­ti­lha de seis navi­os fran­ce­ses, foi cap­tu­ra­do pelos bri­tâ­ni­cos. A saú­de de Bor­da pio­rou após a sua liber­ta­ção. É um dos 72 cien­tis­tas home­na­ge­a­dos com pla­cas na Tor­re Eiffel.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1806, o inven­tor inglês Wil­li­am Fother­gill Coo­ke. Ele tra­ba­lhou com Char­les Whe­ats­to­ne no desen­vol­vi­men­to da tele­gra­fia eléc­tri­ca. Da dupla, Coo­ke con­tri­buiu com uma capa­ci­da­de comer­ci­al supe­ri­or, enquan­to Whe­ats­to­ne é geral­men­te con­si­de­ra­do o mais impor­tan­te dos dois na his­tó­ria do telé­gra­fo. Depois de Coo­ke ter assis­ti­do a uma demons­tra­ção da uti­li­za­ção do fio na trans­mis­são de men­sa­gens, ini­ci­ou as suas pró­pri­as expe­ri­ên­ci­as com tele­gra­fia (1836) e for­mou uma par­ce­ria com Whe­ats­to­ne. A sua pri­mei­ra paten­te (1837) era impra­ti­cá­vel devi­do ao cus­to. Demons­tra­ram o seu telé­gra­fo de cin­co agu­lhas em 24 de Julho de 1837, quan­do fize­ram fun­ci­o­nar uma linha tele­grá­fi­ca ao lon­go da linha fér­rea de Eus­ton a Cam­den Town, capaz de trans­mi­tir e rece­ber com êxi­to uma men­sa­gem. Em 1845, paten­te­a­ram um telé­gra­fo eléc­tri­co de agu­lha única.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1845, o filó­so­fo e mate­má­ti­co bri­tâ­ni­co Wil­li­am King­don Clif­ford. Ele desen­vol­veu a teo­ria dos biqua­ter­niões (uma gene­ra­li­za­ção da teo­ria dos qua­ter­niões do mate­má­ti­co irlan­dês Sir Wil­li­am Rowan Hamil­ton) e que depois a asso­ci­ou a álge­bras asso­ci­a­ti­vas mais gerais. Em 1870, sobre­vi­veu a um nau­frá­gio per­to da Sicí­lia quan­do se encon­tra­va numa expe­di­ção a Itá­lia para obter dados cien­tí­fi­cos de um eclip­se. Influ­en­ci­a­do pelos tra­ba­lhos de Rie­mann e Loba­chevsky, Clif­ford estu­dou a geo­me­tria não-eucli­di­a­na. Em 1870, escre­veu a obra On the Spa­ce The­ory of Mat­ter, na qual defen­de que a ener­gia e a maté­ria são sim­ples­men­te dife­ren­tes tipos de cur­va­tu­ra do espa­ço. Nes­te tra­ba­lho, apre­sen­tou idei­as que viri­am a desem­pe­nhar um papel fun­da­men­tal na teo­ria geral da rela­ti­vi­da­de de Einstein.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1874, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no Frank Con­rad. Ele, devi­do ao seu inte­res­se pela radi­o­te­le­fo­nia, cri­ou a pri­mei­ra esta­ção de rádio comer­ci­al. Con­rad tra­ba­lhou para a Wes­tinghou­se como enge­nhei­ro-che­fe assis­ten­te na fábri­ca de East Pitts­burgh e adqui­riu mais de 200 paten­tes duran­te a sua vida. Como ama­dor, ten­do cons­truí­do uma esta­ção de trans­mis­são no segun­do andar da gara­gem atrás da sua casa em Wil­kins­burg, Pen­sil­vâ­nia, quan­do subs­ti­tuiu o micro­fo­ne por um fonó­gra­fo, des­co­briu uma gran­de audi­ên­cia de ouvin­tes que tinham cons­truí­do os seus pró­pri­os apa­re­lhos de rádio de cris­tal e que, ao ouvi­rem a músi­ca, escre­vi­am ou tele­fo­na­vam a pedir mais músi­ca e notí­ci­as. Quan­do ficou sobre­car­re­ga­do com esses pedi­dos, deci­diu trans­mi­tir pro­gra­mas regu­la­res e pro­gra­ma­dos para satis­fa­zer os seus ouvin­tes. Foi ele quem cunhou o ter­mo “trans­mis­são”.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1899, o indus­tri­al ale­mão do sec­tor auto­mó­vel Fritz von Opel. Ele par­ti­ci­pou, com Max Vali­er e Fri­e­dri­ch Wilhelm San­der, em expe­ri­ên­ci­as de pro­pul­são por fogue­tões para auto­mó­veis e aviões. Em 11 de Abril de 1928, em Ber­lim, tes­ta­ram o pri­mei­ro fogue­tão auto­mó­vel tri­pu­la­do. Em 30 de Setem­bro de 1929, von Opel pilo­tou o Opel San­der Rak.1, um pla­na­dor equi­pa­do com 16 fogue­tões de 50 libras de impul­so cada, e fez um voo bem suce­di­do de 75 segun­dos, cobrin­do qua­se 2 milhas per­to de Frank­furt-am-Main, Ale­ma­nha, com Von Opel como pilo­to. Ao patro­ci­nar estes pri­mei­ros tes­tes de trans­por­te com fogue­tões, a Opel popu­la­ri­zou a ideia da pro­pul­são por fogue­tões na Alemanha.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1926, o físi­co cana­di­a­no-ame­ri­ca­no D. Allan Brom­ley. Ele é con­si­de­ra­do o “pai da moder­na ciên­cia dos iões pesa­dos” pelas suas expe­ri­ên­ci­as pio­nei­ras sobre a estru­tu­ra e a dinâ­mi­ca dos núcle­os ató­mi­cos. Foi um dos líde­res no desen­vol­vi­men­to de sis­te­mas de detec­ção de ace­le­ra­do­res de par­tí­cu­las e de sis­te­mas de aqui­si­ção e aná­li­se de dados por com­pu­ta­dor. Enquan­to este­ve na Ato­mic Energy of Cana­da (1955–60), ins­ta­lou o pri­mei­ro ace­le­ra­dor tan­dem Van Der Gra­aff. Foi fun­da­dor e direc­tor (1963–89) do Labo­ra­tó­rio de Estru­tu­ra Nucle­ar A.W. Wright na Uni­ver­si­da­de de Yale, que pro­du­ziu mais físi­cos nucle­a­res expe­ri­men­tais do que qual­quer outra ins­ta­la­ção. Duran­te este perío­do, tor­nou-se acti­vo em nume­ro­sos con­se­lhos de polí­ti­ca cien­tí­fi­ca naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. De 1980 a 1989, foi mem­bro do Con­se­lho Cien­tí­fi­co da Casa Branca.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1931, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co e inven­tor core­a­no-ame­ri­ca­no Dawon Kahng. Ele é conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho em elec­tró­ni­ca de esta­do sóli­do. É mais conhe­ci­do por ter inven­ta­do o MOSFET (tran­sís­tor de efei­to de cam­po metal-óxi­do-semi­con­du­tor, ou tran­sís­tor MOS), jun­ta­men­te com o seu cole­ga Moha­med Atal­la, em 1959. Kahng e Atal­la desen­vol­ve­ram os pro­ces­sos PMOS e NMOS para o fabri­co de dis­po­si­ti­vos semi­con­du­to­res MOSFET. O MOSFET é o tipo de tran­sís­tor mais uti­li­za­do e o ele­men­to bási­co da mai­o­ria dos equi­pa­men­tos elec­tró­ni­cos moder­nos. Mais tar­de, Kahng e Atal­la pro­pu­se­ram o con­cei­to de cir­cui­to inte­gra­do MOS e rea­li­za­ram tra­ba­lhos pio­nei­ros sobre dío­dos Schottky e tran­sís­to­res de base nano­mé­tri­ca no iní­cio da déca­da de 1960. Kahng inven­tou então o MOSFET de por­ta flu­tu­an­te (FGMOS) com Simon Min Sze em 1967. Kahng e Sze pro­pu­se­ram que os FGMOS pudes­sem ser uti­li­za­dos como célu­las de memó­ria de por­ta flu­tu­an­te para memó­ria não volá­til (NVM) e memó­ria só de lei­tu­ra repro­gra­má­vel (ROM), que se tor­na­ram a base das tec­no­lo­gi­as EPROM (era­sa­ble pro­gram­ma­ble ROM), EEPROM (elec­tri­cally era­sa­ble pro­gram­ma­ble ROM) e memó­ria flash. Kahng foi intro­du­zi­do no Nati­o­nal Inven­tors Hall of Fame em 2009.

Em 1989, a son­da espa­ci­al Magel­lan foi trans­por­ta­da no com­par­ti­men­to de car­ga da mis­são STS-30 do vai­vém espa­ci­al Atlan­tis, lan­ça­do do Cen­tro Espa­ci­al Ken­nedy, na Flo­ri­da. A son­da espa­ci­al foi bap­ti­za­da com o nome do explo­ra­dor por­tu­guês do sécu­lo XVI, Fer­não de Maga­lhães. Esta foi a pri­mei­ra nave espa­ci­al pla­ne­tá­ria a ser lan­ça­da de um vai­vém em órbi­ta ter­res­tre. Che­gou à sua pla­ne­a­da órbi­ta polar em tor­no de Vénus em 10 de Agos­to de 1990, que cir­cu­lou uma vez em cada 3 horas e 15 minu­tos. Enquan­to o pla­ne­ta gira­va len­ta­men­te por bai­xo, a Magel­lan reco­lheu ima­gens de radar da super­fí­cie em fai­xas com cer­ca de 17–28 km (10–17 mi) de lar­gu­ra e trans­mi­tiu a infor­ma­ção por rádio. A sua mis­são incluía a rea­li­za­ção de outras medi­ções. Em 11 de Outu­bro de 1994, foi direc­ci­o­na­da para a super­fí­cie, reco­lhen­do dados até se incen­di­ar na atmosfera.

E faz hoje 8 anos que come­cei esta publi­ca­ção sema­nal de news­let­ters sobre assun­tos inte­res­san­tes. Foram 418 sema­nas sem­pre dife­ren­tes, em cons­tan­te pro­cu­ra de temas e de arti­gos que a Inter­net nos traz e que são úteis de ser inde­xa­dos aqui na news­let­ter. Ao lon­go des­tes oito anos foram publi­ca­dos mais de 24000 arti­gos sobre todo o tipo de assuntos.
Agra­de­ço o apoio e as con­tri­bui­ções que me têm fei­to e con­ti­nu­a­rei a tra­ba­lhar com o objec­ti­vo de tra­zer ain­da mais arti­gos e infor­ma­ção para esta audi­ên­cia. E como é obri­ga­ção do dia “May the Fourth be with You!”

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.