Faz hoje anos que nascia, em 1748, o engenheiro e inventor inglês Joseph Bramah. Ele criou a loja de fabrico de fechaduras foi o berço da indústria britânica de máquinas-ferramentas. Central no início do fabrico e fabrico de eclusas vitorianas, influenciou quase todos os ofícios mecânicos da época. Tal como Henry Ford, a sua influência foi provavelmente maior para os processos de fabrico que desenvolveu, do que o próprio produto. Tirou a sua primeira patente sobre uma fechadura de segurança (1784) e em 1795 patenteou a sua prensa hidráulica, conhecida como prensa Bramah, utilizada para forjagem pesada. Concebeu uma máquina de impressão numérica para notas bancárias e foi um dos primeiros a sugerir a praticabilidade das hélices de parafuso e da transmissão hidráulica. Inventou máquinas de fresagem e aplainamento e outras máquinas-ferramentas, um motor de cerveja (1797), e um armário de água.
Faz também hoje anos que nascia, em 1771, o engenheiro mecânico e inventor inglês Richard Trevithick. Ele aproveitou, com sucesso, o vapor de alta pressão e construiu a primeira locomotiva ferroviária a vapor do mundo (1803). Em 1805 adaptou o seu motor de alta pressão à condução de um laminador de ferro e à propulsão de uma barcaça com a ajuda de rodas de pás. Também fez experiências com um vagão a vapor como locomotiva de estrada. Em 1812, inventou a caldeira Cornish na qual os gases de combustão quentes também podiam ser utilizados para aquecer a água, melhorando assim a sua eficiência. As melhorias combinadas de Trevithick fizeram com que o novo desenho do motor da Cornish duplicasse ou triplicasse o serviço do tipo James Watt, e assim os suplantaram como o tipo Watt tinha suplantado os estilos Newcomen.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1888, o inventor norte-americano John Hays Hammond Jr.. Ele trabalhou no desenvolvimento de controlo remoto via rádio serviu de base para os modernos sistemas de orientação de mísseis. Filho do notável engenheiro de minas norte-americano John Hays Hammond, criou o Laboratório de Investigação de Rádio Hammond em 1911. Em 1914, ele tinha lançado as bases para todo o controlo de rádio subsequente, capaz de enviar um iate não tripulado numa viagem bem sucedida de 120 milhas de Gloucester para Boston e de volta. Com a Primeira Guerra Mundial, Hammond acrescentou uma funcionalidade anti-interferência para evitar o encravamento. Também inventou um sistema de procura de alvos que permitia a um navio telecomandado regressar a casa nos holofotes de um navio inimigo; e começou a trabalhar no primeiro torpedo guiado por rádio. Em 1916, tinha ganho mais de 100 patentes.
Faz também hoje anos que nascia, em 1889, o criptógrafo norte-americano Herbert Yardley. Ele organizou e dirigiu os primeiros esforços formais de quebra de códigos do governo dos EUA durante e após a Primeira Guerra Mundial. Durante a I Guerra Mundial, serviu como oficial criptográfico nas Forças Expedicionárias Americanas em França, durante a I Guerra Mundial. Na década de 1920, quando era chefe do MI‑8, a primeira organização criptanalítica americana em tempo de paz, ele e uma equipa de criptanalistas exploraram quase duas dúzias de sistemas de cifras diplomáticas estrangeiras. O MI‑8 foi dissolvido em 1929, quando o Departamento de Estado retirou o financiamento. Jobless, Yardley causou uma sensação em 1931 ao publicar as suas memórias do MI‑8, The American Black Chamber, o que provocou a promulgação de novas leis de segurança.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1892, o físico escocês Robert Watson-Watt. Ele é creditado pelo desenvolvimento da localização de radares de aeronaves, em Inglaterra. Estudou na Universidade de St Andrews, ensinou na Universidade de Dundee, e em 1917 trabalhou no Gabinete Meteorológico, concebendo dispositivos de localização de trovoadas, e investigando a ionosfera (um termo que inventou em 1926). Tornou-se chefe da secção de rádio do Laboratório Nacional de Física (1935), onde começou a trabalhar na localização de aeronaves. O seu trabalho levou ao desenvolvimento do radar (RAdio Detection And Ranging) que desempenhou um papel vital na defesa da Grã-Bretanha contra os ataques aéreos alemães em 1940.
Faz também hoje anos que nascia, em 1909, o matemático polaco-americano Stanislaw Ulam. Ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento da bomba de hidrogénio em Los Alamos. Ele resolveu o problema de como iniciar a fusão na bomba de hidrogénio sugerindo que a compressão era essencial à explosão e que as ondas de choque de uma bomba de fissão podiam produzir a compressão necessária. Sugeriu ainda que uma concepção cuidadosa poderia focalizar as ondas de choque mecânico de modo a promover a rápida queima do combustível de fusão. Ulam, com J.C. Everett, também propôs o plano “Orion” para a propulsão nuclear de veículos espaciais. Enquanto Ulam esteve em Los Alamos, ele desenvolveu o “método Monte-Carlo” que procurava soluções para problemas matemáticos utilizando um método de amostragem estatística com números aleatórios.
Faz hoje anos que nascia, em 1913, o anestesista e inventor norte-americano Robert Andrew Hingson. Ele é conhecido por três grandes invenções que continuam a aliviar a dor e o sofrimento em todo o mundo nos dias de hoje. Uma é um aparelho de anestesia respiratória muito portátil e um reanimador, chamado “Western Reserve Midget”, utilizado para administrar uma anestesia geral de curto prazo. Um segundo veio de extensas experiências no uso da anestesia para prevenir a dor durante o parto, levando à invenção das técnicas de anestesia caudal contínua. Mais conhecida é a sua “arma da paz”, um injector de jacto em forma de pistola que permitiu uma inoculação eficiente, em massa e sem agulha em todo o mundo contra doenças como varíola, sarampo, tuberculose, tétano, lepra, poliomielite e gripe. Pode inocular 1.000 pessoas por hora com várias vacinas simultâneas.
Em 1960, o primeiro satélite de navegação dos EUA, o Transit-1B foi lançado do cabo Canaveral, Florida, sobre um foguete Thor-Ablestar e o Ablestar efectuou o primeiro arranque do motor no espaço para refinar a órbita. A carga útil, pesando 265 libras, incluía 2 osciladores ultra-estáveis, 2 transmissores e receptores de telemetria, baterias e células solares. O sistema Transit foi concebido para satisfazer a necessidade da Marinha de localizar com precisão submarinos de mísseis balísticos e outros navios. Atingiu a capacidade operacional inicial em 1964 e a capacidade total em Outubro de 1968. As suas emissões de navegação foram desligadas deliberadamente em 31 de Dezembro de 1996. Os Chefes de Estado-Maior tinham decidido confiar apenas no GPS para navegação e posicionamento, reformados após mais de 32 anos de serviço contínuo e bem sucedido à Marinha dos EUA.
Em 1970, uma explosão durante a missão Apollo 13 levou a uma das mais espectaculares missões de salvamento na história espacial dos EUA. A explosão a bordo da nave espacial Odyssey deixou a tripulação encalhada durante quatro dias a mais de 200.000 milhas da Terra. Uma fuga de oxigénio forçou os astronautas da Apollo 13 a abandonar a nave e a regressar no módulo lunar. Contra todas as probabilidades, os três astronautas e milhares de outros trouxeram a cápsula de volta à Terra em segurança. Os astronautas foram Fred Haise, Jack Swigert, e o Comandante Jim Lovell, e a missão era ter feito o terceiro desembarque tripulado da lua.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.