Faz hoje anos que nascia, em 1674, o escritor e agrónomo inglês Jethro Tull. Ele inventou uma sementeira movida a cavalo por volta de 1701. Ele promoveu a sementeira em filas em vez de a transmitir (lançando simplesmente as sementes em redor), para que as ervas daninhas pudessem ser controladas através da enxada regular entre as filas. Para este fim, concebeu a sua sementeira, que podia plantar três filas ao mesmo tempo. Uma lâmina cortou uma ranhura no solo para receber a semente, e o solo foi virado para cobrir a semente. Uma tremonha distribuiu uma quantidade regulada de sementes. Por causa das partes móveis internas, foi chamada a primeira máquina agrícola. O seu mecanismo rotativo tornou-se parte de todos os dispositivos de sementeira que se seguiram. Tull também inventou um arado de quatro arados para fazer cortes verticais no solo antes do arado.
Faz também hoje anos que nascia, em 1811, o químico alemão Robert Bunsen. Ele investigou espectros de emissão de elementos aquecidos, e descobriu césio (em 1860) e rubídio (em 1861) com o físico Gustav Kirchhoff. O Prémio Bunsen-Kirchhoff para espectroscopia tem o nome de Bunsen e Kirchhoff. Bunsen também desenvolveu vários métodos gasanalíticos, foi pioneiro na fotoquímica, e fez um trabalho precoce no campo da química do arsénico orgânico. Com o seu assistente de laboratório Peter Desaga, desenvolveu o queimador de Bunsen, uma melhoria em relação aos queimadores de laboratório então em uso.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1862, o matemático britânico Leonard James Rogers. Ele foi o primeiro a descobrir a identidade Rogers-Ramanujan e a desigualdade de Hölder, e que introduziu os polinómios Rogers. Os polinómios Rogers-Szegő têm o seu nome em sua homenagem.
Faz também hoje anos que nascia, em 1879, o óptico-optometrista estónio Bernhard Voldemar Schmidt. Ele inventou o telescópio que lhe deu o nome. Em 1929, concebeu um novo sistema de espelhos para reflectir telescópios que superou problemas anteriores de aberração da imagem. Utilizou um vácuo para aspirar o vidro para dentro de um molde, polindo‑o achatado, permitindo depois que voltasse a ganhar forma. O telescópio Schmidt é agora amplamente utilizado em astronomia para fotografar grandes secções do céu, devido ao seu grande campo de visão e à sua fina definição de imagem. Perdeu o braço quando era criança enquanto experimentava explosivos. Schmidt passou o último ano da sua vida num hospital psiquiátrico.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1886, o lógico e matemático polaco Stanislaw Lesniewski. Ele co-fundou a escola de lógica de Varsóvia, que floresceu entre as Guerras Mundiais na Polónia. Como seu principal representante, juntou-se a Alfred Tarski (então seu aluno de doutoramento), e a Jan Łukasiewicz na Universidade de Varsóvia, tornando‑a talvez o principal centro de investigação de lógica formal do mundo. A sua abordagem aplicou o máximo rigor na formalização e execução da lógica. Com ideias originais, concebeu os três sistemas formais, agora conhecidos como prototéticos, ontologia, e meraologia, como uma alternativa concreta para estabelecer a teoria. Embora no início menos conhecido internacionalmente, os seus ensinamentos universitários influenciaram os matemáticos polacos subsequentes.
Faz também hoje anos que nascia, em 1891, o engenheiro e fabricante norte-americano Arthur William Sidney Herrington. Ele desenvolveu uma série de veículos militares, o mais conhecido dos quais foi o jipe da Segunda Guerra Mundial. Durante a Primeira Guerra Mundial, começou a trabalhar num novo desenho de camiões militares para terrenos acidentados, o mais pequeno dos quais era o jipe de um quarto de tonelada com tracção às quatro rodas que se tornou o protótipo de vários modelos construídos nas décadas de 1930 e 1940. O jipe serviu na II Guerra Mundial como porta-cama, suporte de metralhadora, veículo de reconhecimento, pickup truck, limusina da linha da frente, portador de munições, camada de arame e táxi.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1892, o matemático polaco Stefan Banach. Ele fundou a análise funcional moderna e ajudou a desenvolver a teoria dos espaços vectoriais topológicos. Além disso, contribuiu para medir a teoria, a integração, a teoria dos conjuntos, e as séries ortogonais. Na sua dissertação, escrita em 1920, ele definiu axiomaticamente o que hoje se chama um espaço Banach. A ideia foi introduzida por outros mais ou menos ao mesmo tempo (por exemplo, Wiener introduziu a noção mas não desenvolveu a teoria). O nome ‘Espaço Banach’ foi cunhado por Fréchet. Banach algebras também recebeu o seu nome. A importância da contribuição de Banach é que ele desenvolveu uma teoria sistemática de análise funcional, onde antes só se tinham obtido resultados isolados que mais tarde foram vistos como encaixando na nova teoria.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1894, o desenhador de aviões soviético Sergey Vladimirovich Ilyushin. Ele criou o famoso avião de ataque blindado Il‑2 Stormovik, o avião mais utilizado e mais produzido durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea da União Soviética. Após a guerra, trabalhou durante pouco tempo em aviões a jacto bombardeiros e concebeu um dos aviões de maior sucesso da época, o Il-28. Na década de 1950 deixou de trabalhar em aviões de guerra e concentrou os seus estudos em aviões de passageiros e de transporte movidos a turbopropulsor e turbo-jacto. Os aviões civis que concebeu incluem: o avião de passageiros bimotor Il-12 (1946), o transporte a turbopropulsor a quatro motores Il-18 Moskva (1957), o transportador de passageiros turbo-jacto Il-62 (1962), e o airbus Il-86, que fez o seu primeiro voo em 1976.
Em 1791, após uma proposta da Académie des sciences (Borda, Lagrange, Laplace, Monge e Condorcet), a Assembleia Nacional francesa escolheu finalmente que um metro seria um 1/10 000 000 da distância entre o pólo norte e o equador.
Em 1950, foi anunciada a invenção do fototransistor, operado por luz e não por corrente eléctrica. Foi inventado pelo Dr. John Northrup Shive of Bell Telephone Laboratories, Murray Hill, N.J. A ponta de um único fio colector repousa sobre uma pequena covinha de terra num dos lados de um minúsculo chip de germânio, um material semicondutor. Nesta altura, o disco de germânio tem apenas 0,003 polegadas de espessura. Quando montado no interior de um minúsculo cilindro com ponta de comprimento, a luz focada no lado oposto, sem covinhas do disco, controlava o fluxo de corrente no fio. A sua função era semelhante, mas convenientemente mais pequena do que uma célula fotoeléctrica.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. São apresentadas as revistas MagPI nº 128 e a HackSpace Magazine Nº 65 de Abril.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.