Faz hoje anos que nascia, em 1749, o matemático, físico e astrónomo francês Pierre-Simon Laplace. Ele ficou conhecido pela sua análise matemática da estabilidade do sistema solar (1773), aliviando as preocupações de Isaac Newton sobre as perturbações entre planetas. Ele fez uma abordagem exacta da ciência. Ele desenvolveu uma explicação da tensão superficial de um líquido em termos de atracções intermoleculares, investigou a acção capilar e a velocidade do som. Ajudou Antoine Lavoisier (1783) a investigar o calor específico e os aquecedores de combustão, iniciando a ciência da termoquímica. Ele acreditava que o sistema solar se formou a partir de uma nebulosa em colapso. Contribuiu para a matemática da probabilidade e cálculo, na qual uma equação diferencial é conhecida pelo seu nome, e esteve envolvido no estabelecimento do sistema métrico.
Faz também hoje anos que nascia, em 1881, o químico alemão Hermann Staudinger. Ele recebeu o Prémio Nobel da Química de 1953 pela sua descoberta da estrutura dos polímeros como moléculas de cadeia longa. Em 1910, desenvolveu uma nova e simples síntese para o isopreno, a unidade molecular básica em borracha sintética. Na década de 1920, Staudinger tinha formado a sua opinião de que as moléculas de polímero podiam ser uma cadeia muito longa de unidades repetidas unidas por ligações químicas normais, em vez da opinião predominante de que os polímeros eram apenas uma agregação desordenada de moléculas mais pequenas mantidas juntas por algumas outras forças. Ele cunhou o termo macromolécula (1922). Eventualmente, a cristalografia de raios X confirmou a sua estrutura de polímeros de cadeia longa. O seu trabalho foi uma grande contribuição para a biologia molecular.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1882, a matemática alemã Emmy Noether. Ela ficou conhecida pelas suas contribuições para a álgebra abstracta, em particular, o seu estudo das condições de cadeia sobre ideais de anéis. Na física teórica, produziu o Teorema de Noether, que prova uma relação entre simetrias na física e princípios de conservação. Este resultado básico na teoria geral da relatividade foi elogiado por Einstein. Foi o seu trabalho na teoria das invariantes que levou à formulação de vários conceitos da teoria geral da relatividade de Einstein. Para o seu obituário no The New York Times, Albert Einstein escreveu: “Fraulein Noether foi o génio matemático mais significativo produzido até agora desde o início do ensino superior das mulheres”.
Faz também hoje anos que nascia, em 1905, o físico inglês John Randall. Ele contribuiu com melhorias críticas ao magnetrão da cavidade, o dispositivo gerador de microondas utilizado no radar, foi uma importante descoberta para vencer a Segunda Guerra Mundial. Um magnetrão é agora comum nas casas dentro do forno de microondas. Os magnetrões anteriores fabricados na década de 1920 deram uma baixa potência. Em Fevereiro de 1940, o desenvolvimento por Randall com Harry Boot do pequeno magnetrão de cavidade que gerava comprimentos de onda de centímetros a uma potência muito superior, permitiu que o radar detectasse objectos mais pequenos. Por sua vez, este equipamento mais compacto com uma antena mais pequena permitiu a fácil instalação móvel de radar de alta resolução em aeronaves. Após a guerra, Randall virou-se para a biofísica, incluindo a realização de trabalhos experimentais sobre a estrutura do ADN.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1912, o engenheiro de foguetes germano-americano Wernher von Braun. Ele foi um dos mais importantes criadores de foguetes e da sua evolução para aplicações na exploração espacial. O seu interesse começou quando era adolescente na Alemanha, e durante a II Guerra Mundial liderou o desenvolvimento do míssil balístico mortal V‑2 para os nazis (cujo papel permanece controverso). Após a guerra, foi levado a usar os seus conhecimentos para produzir foguetes para o exército dos EUA. Em 1960, transferiu-se para a recém-formada NASA e tornou-se director do Marshall Space Flight Center e arquitecto chefe do veículo de lançamento Saturn V utilizado para colocar homens na lua. As suas contribuições incluem os satélites Explorer; Júpiter, Pershing, Redstone e Saturn foguetes, e Skylab.
Em 1875, a primeira sondagem da Fossa das Marianas foi feita pelo navio de pesquisa britânico, H.M.S. Challenger, durante a sua primeira expedição oceanográfica global, descobrindo parte da região mais profunda conhecida dos oceanos da Terra. As medições precisas da superfície continuam a ser difíceis, mas em 2010, a NOAA utilizou impulsos sonoros para gravar uma profundidade de 36.070 pés (10.994 m) na fossa Challenger Deep no seu extremo sul. A Fossa das Marianas situa-se no Oceano Pacífico ocidental, a leste das Ilhas Marianas, perto de Guam. A sua grande profundidade resulta na colisão de duas enormes placas de crosta oceânica, uma zona de subducção, onde a borda de uma mergulha por baixo da outra no manto da Terra. A 23 de Janeiro de 1960, Piccard e Walsh atingiram o fundo na baia de Trieste.
Em 2001, a estação espacial russa, Mir, terminou 15 anos em órbita ao arder na atmosfera terrestre como o caminho escolhido para terminar a sua vida. Mir, lançada em 1986, tinha ultrapassado largamente a sua duração original de cinco anos prevista. O governo russo decidiu em Outubro de 2000 que o seu mau estado já não podia justificar as despesas para manter a sua utilização. Um navio-tanque Progress atracado tinha sido comandado remotamente por controladores de missão para disparar foguetes e baixar a sua órbita e provocar a sua reentrada na atmosfera. Os destroços que não arderam durante a reentrada caíram inofensivamente no Oceano Pacífico, na zona alvo planeada entre a Nova Zelândia e o Chile. Por razões de segurança, as companhias aéreas tinham reencaminhado os voos do Pacífico em antecipação do evento, e os navios tinham sido avisados mais cedo.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.