Newsletter Nº411

Newsletter Nº411
News­let­ter Nº411

Faz hoje anos que nas­cia, em 1789, o físi­co ale­mão Georg Ohm. Ele mos­trou por expe­ri­ên­cia (1825) que não exis­tem con­du­to­res eléc­tri­cos “per­fei­tos”. Todos os con­du­to­res têm algu­ma resis­tên­cia. Ele decla­rou a famo­sa lei de Ohm (1826), ago­ra escri­ta como: “Se a dada tem­pe­ra­tu­ra per­ma­ne­cer cons­tan­te, a cor­ren­te que flui atra­vés de cer­tos con­du­to­res é pro­por­ci­o­nal à dife­ren­ça poten­ci­al (vol­ta­gem) atra­vés dela” ou V=iR.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1821, o mate­má­ti­co ale­mão Edu­ard Hei­ne. Ele é res­pon­sá­vel por con­tri­bui­ções sobre equa­ções dife­ren­ci­ais par­ci­ais, a teo­ria do calor, soma de séri­es, frac­ções con­tí­nu­as e fun­ções elíp­ti­cas. Hei­ne tam­bém tra­ba­lhou em poli­nó­mi­os de Legen­dre, fun­ções de Lamé e fun­ções de Bes­sel. Ele con­ti­nua conhe­ci­do pelo teo­re­ma de Hei­ne-Borel, que pode ser dado de uma for­ma sim­pli­fi­ca­da como “um sub­con­jun­to dos reais é com­pac­to se e só se for fecha­do e deli­mi­ta­do”. Hei­ne for­mu­lou tam­bém o con­cei­to de con­ti­nui­da­de uniforme.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1836, o enge­nhei­ro e inven­tor anglo-ame­ri­ca­no Andrew Smith Hal­li­die. Ele cons­truiu o sis­te­ma de tele­fé­ri­co uti­li­za­do pela pri­mei­ra vez nas íngre­mes coli­nas das ruas de São Fran­cis­co (1 de Agos­to de 1873). Os bon­des sobre car­ris foram equi­pa­dos com um dis­po­si­ti­vo mecâ­ni­co que agar­ra­va um cabo em movi­men­to sem fim sub­ter­râ­neo para via­jar e sol­ta­va para parar. O cabo pas­sa­va ao redor de rol­da­nas e era con­du­zi­do por uma gran­de roda numa casa de máqui­nas. Tinha apren­di­do o negó­cio de fazer cabos de ara­me com o seu pai antes de se mudar para os EUA (1853), onde con­ce­beu e cons­truiu pon­tes e calhas sus­pen­sas de ara­me. Come­çou a fabri­car cor­da de ara­me em 1857. Hal­li­die tam­bém desen­vol­veu um méto­do de movi­men­ta­ção de car­ga sobre des­fi­la­dei­ros usan­do um cabo de aço sem fim, e inven­ções para a trans­mis­são de ener­gia com cabo de aço, o que seme­ou a sua ideia para os teleféricos.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1846, o mate­má­ti­co sue­co Mag­nus Gös­ta Mit­tag-Lef­fler. Ele fun­dou a revis­ta inter­na­ci­o­nal de mate­má­ti­ca Acta Mathe­ma­ti­ca e cujas con­tri­bui­ções para a inves­ti­ga­ção mate­má­ti­ca aju­da­ram a fazer avan­çar a esco­la escan­di­na­va de mate­má­ti­ca. Mit­tag-Lef­fler fez nume­ro­sas con­tri­bui­ções para a aná­li­se mate­má­ti­ca (pre­o­cu­pa­da com limi­tes e incluin­do cál­cu­lo, geo­me­tria ana­lí­ti­ca e teo­ria da pro­ba­bi­li­da­de). Tra­ba­lhou na teo­ria geral das fun­ções, rela­ti­va às rela­ções entre variá­veis inde­pen­den­tes e depen­den­tes. O seu tra­ba­lho mais conhe­ci­do dizia res­pei­to à repre­sen­ta­ção ana­lí­ti­ca de uma fun­ção de valor úni­co, este tra­ba­lho cul­mi­nou no teo­re­ma de Mittag-Leffler.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1853, o físi­co ale­mão Hein­ri­ch Kay­ser. Ele des­co­briu a pre­sen­ça de hélio na atmos­fe­ra da Ter­ra. Antes dis­so, os cien­tis­tas tinham detec­ta­do hélio ape­nas no sol e em alguns mine­rais. O pri­mei­ro tra­ba­lho de inves­ti­ga­ção de Kay­ser foi sobre as pro­pri­e­da­des do som. Em cola­bo­ra­ção com o físi­co e mate­má­ti­co Carl D.T. Run­ge, Kay­ser mape­ou cui­da­do­sa­men­te os espec­tros de um gran­de núme­ro de ele­men­tos. Ele escre­veu um manu­al de espec­tros­co­pia (1901–12) e um tra­ta­do sobre a teo­ria dos elec­trões (1905).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1915, o mate­má­ti­co japo­nês Kunihi­ko Kodai­ra. Ele rece­beu a Meda­lha Fields em 1954 pelo seu tra­ba­lho em geo­me­tria algé­bri­ca e aná­li­se com­ple­xa. O tra­ba­lho de Kodai­ra inclui apli­ca­ções dos méto­dos espa­ci­ais de Hil­bert a equa­ções dife­ren­ci­ais que foi um tópi­co impor­tan­te no seu tra­ba­lho ini­ci­al e foi em gran­de par­te o resul­ta­do da influên­cia de Weyl. Atra­vés da influên­cia de Hod­ge, ele tam­bém tra­ba­lhou em inte­grais har­mó­ni­cos e mais tar­de apli­cou este tra­ba­lho a pro­ble­mas em geo­me­tria algé­bri­ca. Outra área impor­tan­te do tra­ba­lho de Kodai­ra foi a apli­ca­ção de rol­da­nas à geo­me­tria algé­bri­ca. Por vol­ta de 1960, envol­veu-se na clas­si­fi­ca­ção de espa­ços ana­lí­ti­cos com­pac­tos e com­ple­xos. Um dos temas que per­cor­re gran­de par­te do seu tra­ba­lho é o teo­re­ma de Rie­mann-Roch. Ganhou o Pré­mio Wolf de 1985.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1918, o físi­co ame­ri­ca­no Fre­de­rick Rei­nes. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1995 pela sua detec­ção em 1956 de neu­tri­nos, tra­ba­lhan­do com o seu cole­ga Cly­de L. Cowan, Jr. O neu­tri­no é uma par­tí­cu­la suba­tó­mi­ca, um peque­no lep­tão com pou­ca ou nenhu­ma mas­sa e uma car­ga neu­tra que tinha sido pos­tu­la­da por Wolf­gang Pau­li no iní­cio da déca­da de 1930, mas que ante­ri­or­men­te per­ma­ne­ce­ra por des­co­brir. (Rei­nes par­ti­lhou o Pré­mio Nobel com o físi­co Mar­tin Lewis Perl, que des­co­briu o tau lepton).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1944, o cien­tis­ta da com­pu­ta­ção ame­ri­ca­no-holan­dês Andrew S. Tanen­baum. Ele é o autor de MINIX, um sis­te­ma ope­ra­ti­vo livre tipo Unix para fins de ensi­no, e escre­veu múl­ti­plos livros de infor­má­ti­ca con­si­de­ra­dos como tex­tos padrão na área. Con­si­de­ra o seu tra­ba­lho de ensi­no como a sua obra mais impor­tan­te. O seu livro, Sis­te­mas Ope­ra­ti­vos: Design e Imple­men­ta­ção e MINIX foram a ins­pi­ra­ção de Linus Tor­valds para o ker­nel Linux.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1953, o acti­vis­ta e pro­gra­ma­dor ame­ri­ca­no do movi­men­to do soft­ware livre Richard Stall­man. Ele lan­çou o Pro­jec­to GNU em Setem­bro de 1983 para escre­ver um sis­te­ma ope­ra­ti­vo de com­pu­ta­dor do tipo Unix com­pos­to intei­ra­men­te de soft­ware livre. Com isto, lan­çou tam­bém o movi­men­to do soft­ware livre. Ele tem sido o prin­ci­pal arqui­tec­to e orga­ni­za­dor do Pro­jec­to GNU, e desen­vol­veu uma série de peças de soft­ware GNU ampla­men­te uti­li­za­das, incluin­do, entre outros, a Colec­ção de Com­pi­la­do­res GNU, o GNU Debug­ger, e o edi­tor de tex­to GNU Emacs. Ele foi pio­nei­ro no con­cei­to de copy­left, que uti­li­za os prin­cí­pi­os do direi­to de autor para pre­ser­var o direi­to de uti­li­zar, modi­fi­car, e dis­tri­buir soft­ware livre. Ele é o prin­ci­pal autor de licen­ças de soft­ware livre que des­cre­vem esses ter­mos, mais nota­vel­men­te a GNU Gene­ral Public Licen­se (GPL), a licen­ça de soft­ware livre mais ampla­men­te utilizada.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.