Newsletter Nº403

Newsletter Nº403
News­let­ter Nº403

Faz hoje anos que nas­cia, em 1736, o enge­nhei­ro e inven­tor esco­cês James Watt. Ele cri­ou a máqui­na a vapor que con­tri­buiu subs­tan­ci­al­men­te para a Revo­lu­ção Indus­tri­al. Em 1763 repa­rou o mode­lo da máqui­na a vapor New­co­men per­ten­cen­te à Uni­ver­si­da­de de Glas­gow, e ini­ci­ou expe­ri­ên­ci­as sobre as pro­pri­e­da­des do vapor. O motor New­co­men era de con­cep­ção sim­ples: actu­a­va como uma bom­ba e um jac­to de água fria era uti­li­za­do para con­den­sar o vapor. Watt melho­rou este design ao adi­ci­o­nar um con­den­sa­dor sepa­ra­do e um sis­te­ma de vál­vu­las para fazer o pis­tão regres­sar ao topo do cilin­dro após a des­ci­da. Em 1769, ele levou uma paten­te para o con­den­sa­dor sepa­ra­do. Mais tar­de, adap­tou o motor ao movi­men­to rota­ti­vo, tornando‑o ade­qua­do para uma vari­e­da­de de fins indus­tri­ais, e inven­tou o volan­te de inér­cia e o regulador.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1747, o astró­no­mo ale­mão Johann Elert Bode. Ele ficou conhe­ci­do pela sua popu­la­ri­za­ção da lei de Bode. Em 1766, o seu com­pa­tri­o­ta Johann Titius tinha des­co­ber­to uma curi­o­sa rela­ção mate­má­ti­ca nas dis­tân­ci­as dos pla­ne­tas em rela­ção ao sol. Se a cada núme­ro da série 0, 3, 6, 12, 24,… e as res­pos­tas divi­di­das por 10, a sequên­cia resul­tan­te dá as dis­tân­ci­as dos pla­ne­tas em uni­da­des astro­nó­mi­cas (ter­ra = 1). Tam­bém conhe­ci­da como a lei Titius-Bode, a ideia caiu em des­cré­di­to após a des­co­ber­ta de Netu­no, que não está em con­for­mi­da­de com a ‘lei’ — nem Plu­tão. Bode foi direc­tor no Obser­va­tó­rio de Ber­lim, onde publi­cou Ura­no­graphia (1801), uma das pri­mei­ras ten­ta­ti­vas bem suce­di­das de mape­ar todas as estre­las visí­veis a olho nu sem qual­quer inter­pre­ta­ção artís­ti­ca das figu­ras das cons­te­la­ções estelares.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1813, o indus­tri­a­lis­ta, meta­lúr­gi­co, inven­tor e enge­nhei­ro inglês Henry Bes­se­mer. Ele desen­vol­veu o pri­mei­ro pro­ces­so de fabri­co de aço de for­ma bara­ta (1856), levan­do ao desen­vol­vi­men­to do con­ver­sor de Bes­se­mer. Bes­se­mer inven­tou o seu pro­ces­so de fabri­co de aço para resol­ver um pro­ble­ma espe­cí­fi­co que per­tur­ba­va outra das suas inven­ções, a con­cha de arti­lha­ria auto­gra­va­da. O con­ver­sor remo­veu as impu­re­zas do fer­ro fun­di­do por oxi­da­ção atra­vés do ar a ser sopra­do atra­vés do fer­ro fun­di­do. A oxi­da­ção tam­bém aumen­tou a tem­pe­ra­tu­ra da mas­sa de fer­ro, mantendo‑a der­re­ti­da. O pro­ces­so de oxi­da­ção remo­veu impu­re­zas tais como silí­cio, man­ga­nês, e car­bo­no como óxi­dos, que os óxi­dos ou esca­pam como gás ou for­mam uma escó­ria sóli­da. Ele tam­bém resol­veu pro­ble­mas sobre a quí­mi­ca dos miné­ri­os, com­bus­tí­veis e aço. Deti­nha 110 paten­tes aquan­do da sua morte.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­do a HackS­pa­ce Maga­zi­ne nº63 de Fevereiro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.