Faz hoje anos que nascia, em 1832, o cirurgião e inventor norte-americano Rufus Henry Gilbert. Ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento do trânsito rápido na cidade de Nova Iorque. Depois de servir como cirurgião no Exército Federal na Guerra Civil, interessou-se pelo trânsito rápido como meio de libertar as pessoas de viverem nos cortiços insalubres e apinhados nos centros das grandes cidades. Gilbert obteve duas patentes em 1870 sobre um sistema de tubos pneumáticos, e incorporou a Gilbert Electric Railway Company a 17 de Junho de 1872, para construir linhas elevadas na cidade de Nova Iorque. Os carros seriam propulsionados por pressão de ar de tubos pneumáticos montados na estrutura elevada. Uma depressão financeira atrasou a construção até 1876, e obrigou à adopção de uma via convencional com comboios puxados por locomotivas a vapor, que abriu a 6 de Junho de 1878.
Faz também hoje anos que nascia, em 1909, o químico escocês Alexander King. Ele foi pioneiro na sensibilização ambiental, alertando para os perigos que o desenvolvimento industrial extensivo representa para o ambiente. Ele co-comissionou o relatório Limites ao Crescimento de 1972, que iniciou a atenção internacional às preocupações ambientais. Continua a ser um dos livros mais vendidos do mundo sobre o ambiente. Depois de dirigir a investigação científica como parte do esforço de guerra na II Guerra Mundial, voltou-se para a aplicação da ciência para a melhoria da vida. Em particular, foi cientista chefe no departamento de investigação científica e industrial (1950–56), trabalhando para ajudar as fábricas britânicas a tornarem-se mais produtivas. Após a publicação de Limites ao Crescimento, co-fundou o Clube de Roma, um grupo de reflexão centrado na forma de estabelecer um desenvolvimento sustentável. Foi o presidente desse grupo em 1984–90.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1911, o físico germano-americano Polykarp Kusch. Ele partilhou o Prémio Nobel da Física em 1955 pela sua determinação precisa de que o momento magnético do electrão é maior do que o seu valor teórico. Isto ele deduziu ao pesquisar a estrutura hiperfina dos níveis energéticos em certos elementos, e em 1947 encontrou uma discrepância de cerca de 0,1% entre o valor observado e o previsto pela teoria. Embora minuciosa, esta anomalia foi de grande significado e levou a teorias revistas sobre as interacções dos electrões com a radiação electromagnética, agora conhecida como electrodinâmica quântica. (Partilhou o prémio com Willis E. Lamb, Jr., que realizou experiências independentes mas relacionadas na Universidade de Columbia sobre a estrutura hiperfina do átomo de hidrogénio).
O Asteróide 2023 BU tem aproximadamente o tamanho de um camião e prevê-se que faça uma das aproximações mais próximas por um objecto próximo da Terra alguma vez registado. Nesta quinta-feira, 26 de Janeiro, um pequeno asteróide próximo da Terra terá um encontro muito próximo com o nosso planeta. Designado 2023 BU, o asteróide vai fazer zoom sobre a ponta sul da América do Sul por volta das 16:27 PST (19:27 p.m. EST) apenas 3.600 quilómetros acima da superfície do planeta e bem dentro da órbita dos satélites geossíncronos.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentado a MagPI nº126 de Fevereiro.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.