Newsletter Nº401

Newsletter Nº401
News­let­ter Nº401

Faz hoje anos que nas­cia, em 1771, o inven­tor e fabri­can­te nor­te-ame­ri­ca­no David Wil­kin­son. Ele paten­te­ou uma máqui­na de cor­te de ros­cas de para­fu­so que incor­po­rou o supor­te da lâmi­na (14 Dez 1798). Tinha um supor­te pesa­do apoi­a­do em três rolos. Com o seu pai e irmão, Wil­kin­son for­ne­ceu a indús­tria do algo­dão, maqui­nan­do, fun­din­do e for­jan­do peças de fer­ro para cons­truir equi­pa­men­to de fabri­co têx­til para fábri­cas como Sla­ter Mill, Paw­tuc­ket, Rho­de Island. Com este negó­cio para o man­ter ocu­pa­do, Wil­kin­son não desen­vol­veu mais a sua máqui­na de para­fu­sos. O seu negó­cio falhou no pâni­co finan­cei­ro de 1829. No entan­to, a inven­ção do sli­de-rest foi ampla­men­te apli­ca­da por outros, espe­ci­al­men­te no fabri­co de armas de fogo para o gover­no dos Esta­dos Uni­dos. Em 1848, pediu ao Con­gres­so uma recom­pen­sa finan­cei­ra pela sua inven­ção e rece­beu 10.000 dólares.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1838, o mate­má­ti­co e enge­nhei­ro fran­cês Camil­le Jor­dan. Ele pre­pa­rou uma base para a teo­ria de gru­po e cons­truiu sobre o tra­ba­lho ante­ri­or de Éva­ris­te Galois. Como mate­má­ti­co, os inte­res­ses de Jor­dan eram diver­sos, cobrin­do tópi­cos ao lon­go dos aspec­tos da mate­má­ti­ca em estu­do na sua épo­ca. Os tópi­cos dos seus tra­ba­lhos publi­ca­dos inclu­em gru­pos fini­tos, álge­bra line­ar e mul­ti­li­ne­ar, teo­ria dos núme­ros, topo­lo­gia dos poli­e­dros, equa­ções dife­ren­ci­ais, e mecânica.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1855, o inven­tor e fabri­can­te nor­te-ame­ri­ca­no King C. Gil­let­te. Ele inven­tou e fabri­cou a lâmi­na de bar­be­ar de segu­ran­ça com lâmi­nas des­car­tá­veis. Após esfor­ços per­sis­ten­tes para inven­tar algo que todos usa­ri­am, em 1895 pro­du­ziu uma ver­são em bru­to de uma lâmi­na de bar­be­ar des­car­tá­vel. levou mais seis anos para refi­nar a sua inven­ção. A 15 de Novem­bro de 1904 foi-lhe con­ce­di­da a paten­te nor­te-ame­ri­ca­na nº 775.134 pela sua ideia e fun­dou a Gil­let­te Safety Razor Com­pany em Bos­ton, Mass., para fabri­car a sua lâmi­na de bar­be­ar e as suas lâmi­nas. Em 1903, ven­deu 168 lâmi­nas, mas no ano seguin­te ven­deu 90.000 lâmi­nas de bar­be­ar e mais de 12 milhões de lâmi­nas. Embo­ra tenha per­ma­ne­ci­do pre­si­den­te da empre­sa até 1931, reti­rou-se para Los Ange­les em 1913, ten­do-se tor­na­do um mili­o­ná­rio. Utó­pi­co, escre­veu qua­tro livros que tra­du­zem a sua expe­ri­ên­cia empre­sa­ri­al em teo­ri­as soci­ais, cul­mi­nan­do com The Peo­ple’s Cor­po­ra­ti­on (1924).

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1909, o mate­má­ti­co e lógi­co nor­te-ame­ri­ca­no Stephen Cole Kle­e­ne. Ele dedi­cou-se à pes­qui­sa sobre a teo­ria dos algo­rit­mos e fun­ções recur­si­vas. Desen­vol­veu o cam­po da teo­ria da recur­si­vi­da­de com Chur­ch, Gödel, Turing e outros. Con­tri­buiu para o Intui­ci­o­nis­mo mate­má­ti­co que tinha sido fun­da­do por Brouwer. O seu tra­ba­lho sobre a teo­ria da recur­si­vi­da­de aju­dou a for­ne­cer os fun­da­men­tos da infor­má­ti­ca teó­ri­ca. Ao for­ne­cer méto­dos para deter­mi­nar que pro­ble­mas são solú­veis, o tra­ba­lho de Kle­e­ne levou ao estu­do de que fun­ções podem ser computadas.

E come­çou hoje em Las Vegas a CES 2023, esta fei­ra de novi­da­des tec­no­ló­gi­cas dá o pon­ta­pé de saí­da para as novi­da­des que vão ser intro­du­zi­das ao lon­go des­te ano. Jun­tan­do mais de 3200 expo­si­to­res e mais de 4700 jor­na­lis­tas nela estão já a ser apre­sen­ta­das as prin­ci­pais novi­da­des por par­te dos gran­des players tec­no­ló­gi­cos actu­ais. Des­tes des­ta­ca-se a mate­ri­a­li­za­ção de um pro­jec­to lan­ça­do na CES 2020 por par­te da Sony com o seu pro­to­ti­po Afe­e­la, um vei­cu­lo eléc­tri­co fru­to de uma par­cei­ra com a Hon­da. É tam­bém de des­ta­car a pre­sen­ça de diver­sos cons­tru­to­res auto­mó­veis que qui­se­ram mos­trar as suas prin­ci­pais novi­da­des. Des­tes des­ta­cam-se a BMW e a Stel­lan­tis. No mun­do mais tec­no­ló­gi­co, a Qual­comm, a Sam­sung, a AMD e a Intel, apre­sen­tam novos pro­du­tos em diver­sas áre­as. A Fei­ra decor­re entre hoje e o dia 9 de Janei­ro em for­ma­to pre­sen­ci­al e híbrido.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­do o livro “PCB Design Tutorial”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.