Faz hoje anos que nascia, em 1771, o inventor e fabricante norte-americano David Wilkinson. Ele patenteou uma máquina de corte de roscas de parafuso que incorporou o suporte da lâmina (14 Dez 1798). Tinha um suporte pesado apoiado em três rolos. Com o seu pai e irmão, Wilkinson forneceu a indústria do algodão, maquinando, fundindo e forjando peças de ferro para construir equipamento de fabrico têxtil para fábricas como Slater Mill, Pawtucket, Rhode Island. Com este negócio para o manter ocupado, Wilkinson não desenvolveu mais a sua máquina de parafusos. O seu negócio falhou no pânico financeiro de 1829. No entanto, a invenção do slide-rest foi amplamente aplicada por outros, especialmente no fabrico de armas de fogo para o governo dos Estados Unidos. Em 1848, pediu ao Congresso uma recompensa financeira pela sua invenção e recebeu 10.000 dólares.
Faz também hoje anos que nascia, em 1838, o matemático e engenheiro francês Camille Jordan. Ele preparou uma base para a teoria de grupo e construiu sobre o trabalho anterior de Évariste Galois. Como matemático, os interesses de Jordan eram diversos, cobrindo tópicos ao longo dos aspectos da matemática em estudo na sua época. Os tópicos dos seus trabalhos publicados incluem grupos finitos, álgebra linear e multilinear, teoria dos números, topologia dos poliedros, equações diferenciais, e mecânica.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1855, o inventor e fabricante norte-americano King C. Gillette. Ele inventou e fabricou a lâmina de barbear de segurança com lâminas descartáveis. Após esforços persistentes para inventar algo que todos usariam, em 1895 produziu uma versão em bruto de uma lâmina de barbear descartável. levou mais seis anos para refinar a sua invenção. A 15 de Novembro de 1904 foi-lhe concedida a patente norte-americana nº 775.134 pela sua ideia e fundou a Gillette Safety Razor Company em Boston, Mass., para fabricar a sua lâmina de barbear e as suas lâminas. Em 1903, vendeu 168 lâminas, mas no ano seguinte vendeu 90.000 lâminas de barbear e mais de 12 milhões de lâminas. Embora tenha permanecido presidente da empresa até 1931, retirou-se para Los Angeles em 1913, tendo-se tornado um milionário. Utópico, escreveu quatro livros que traduzem a sua experiência empresarial em teorias sociais, culminando com The People’s Corporation (1924).
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1909, o matemático e lógico norte-americano Stephen Cole Kleene. Ele dedicou-se à pesquisa sobre a teoria dos algoritmos e funções recursivas. Desenvolveu o campo da teoria da recursividade com Church, Gödel, Turing e outros. Contribuiu para o Intuicionismo matemático que tinha sido fundado por Brouwer. O seu trabalho sobre a teoria da recursividade ajudou a fornecer os fundamentos da informática teórica. Ao fornecer métodos para determinar que problemas são solúveis, o trabalho de Kleene levou ao estudo de que funções podem ser computadas.
E começou hoje em Las Vegas a CES 2023, esta feira de novidades tecnológicas dá o pontapé de saída para as novidades que vão ser introduzidas ao longo deste ano. Juntando mais de 3200 expositores e mais de 4700 jornalistas nela estão já a ser apresentadas as principais novidades por parte dos grandes players tecnológicos actuais. Destes destaca-se a materialização de um projecto lançado na CES 2020 por parte da Sony com o seu prototipo Afeela, um veiculo eléctrico fruto de uma parceira com a Honda. É também de destacar a presença de diversos construtores automóveis que quiseram mostrar as suas principais novidades. Destes destacam-se a BMW e a Stellantis. No mundo mais tecnológico, a Qualcomm, a Samsung, a AMD e a Intel, apresentam novos produtos em diversas áreas. A Feira decorre entre hoje e o dia 9 de Janeiro em formato presencial e híbrido.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentado o livro “PCB Design Tutorial”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.