Faz hoje anos que nascia, em 1735, o pioneiro britânico [Jesse Ramsden](https://en.wikipedia.org/wiki/Jesse_Ramsden). Ele concebeu diversas de ferramentas de precisão. Aos 23 anos, Ramsden optou por aprender a fazer instrumentos matemáticos. Aos 27 anos de idade tinha o seu próprio negócio em Londres e era conhecido como o desenhador mais hábil de instrumentos matemáticos, astronómicos, de topografia e de navegação do século XVIII. É mais conhecido pelo design de um telescópio e de um microscópio (ocular) ainda hoje comummente utilizado e com o seu nome. O cientista francês N. Cassegrain propôs o desenho de um telescópio reflector em 1672. Foi Ramsden, contudo, 100 anos mais tarde, que descobriu que este desenho reduz o embaçamento da imagem causado pela esfericidade das lentes ou espelhos. Também construiu tornos, barómetros, manómetros e balanços de ensaio.
Faz também hoje anos que nascia, em 1831, o matemático alemão [Richard Dedekind](https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Dedekind). Ele desenvolveu uma grande redefinição de números irracionais em termos de conceitos aritméticos. Embora não tenha sido plenamente reconhecido na sua vida, o seu tratamento das ideias do infinito e do que constitui um número real continua a influenciar a matemática moderna.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1846, o engenheiro, inventor e industrial americano [George Westinghouse](https://en.wikipedia.org/wiki/George_Westinghouse). Ele fundou a sua própria empresa para fabricar a sua invenção, o travão de ar. Filho de um fabricante de máquinas agrícolas de Nova Iorque, começou aos 21 anos de idade a trabalhar numa nova ferramenta que inventou para guiar vagões de comboio descarrilados de volta à via. Antes de morrer 46 anos mais tarde, produzia transporte ferroviário mais seguro, turbinas a vapor, iluminação e aquecimento a gás, e electricidade. Fundou não só os nomes Westinghouse Air Brake e Westinghouse Electric, mas também Union Switch & Signal e os precursores de Duquesne Light, Equitable Gas e Rockwell International. Foi também o principal responsável pela adopção de corrente alternada para transmissão de energia eléctrica nos Estados Unidos, e detinha 400 patentes.
Faz também hoje anos que nascia, em 1866, o físico, engenheiro e inventor canadiano-americano [Reginald Fessenden](https://en.wikipedia.org/wiki/Reginald_Fessenden). Ele transmitiu o primeiro programa de voz e música. Em 1893, Fessenden mudou-se para Pittsburgh como chefe de engenharia eléctrica na universidade, Fessenden leu sobre o trabalho de Marconi e começou a fazer experiências com ele próprio. Marconi só conseguia transmitir o código Morse. Mas o objectivo de Fessenden era transmitir a voz humana e a música. Ele inventou a rádio AM “onda contínua”: som sobreposto pela modulação de amplitude a uma onda de rádio portadora para transmissão. Um receptor de rádio extrai o sinal da onda portadora para que o ouvinte ouça o som original. Fessenden fez as primeiras transmissões de voz de longo alcance na véspera de Natal de 1906 a partir de uma estação em Brant Rock, Massachusetts, ouviu centenas de quilómetros no Atlântico.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1903, o físico irlandês [Ernest Walton](https://en.wikipedia.org/wiki/Ernest_Walton). Ele recebeu, com Sir John Douglas Cockcroft da Inglaterra, o Prémio Nobel da Física de 1951 pelo desenvolvimento do primeiro acelerador de partículas nucleares, conhecido como o gerador Cockcroft-Walton. O acelerador foi construído numa sala em desuso no Laboratório Cavendish, e fornecido com várias centenas de quilovolts de um circuito multiplicador de voltagem concebido e construído por Cockroft e Walton. A 14 de Abril de 1932 Walton ligou o feixe de protões a um alvo de lítio. Apesar de todas as probabilidades contra eles, conseguiram ser os primeiros a dividir o átomo, e Walton foi o primeiro a ver a reacção a ter lugar. Eles identificaram os produtos de desintegração como partículas alfa (núcleos de hélio).
Nesta semana que passou na sequência da aprovação do Parlamento, os consumidores da UE poderão em breve utilizar uma única solução de carregamento para os seus dispositivos electrónicos. Até ao final de 2024, todos os telemóveis, tablets e câmaras fotográficas vendidos na UE terão de estar equipados com uma porta USB de carregamento tipo C. A partir da Primavera de 2026, a obrigação estender-se‑á aos computadores portáteis. A nova lei, aprovada pelo plenário na terça-feira com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções, faz parte de um esforço mais amplo da UE para reduzir o lixo electrónico e para capacitar os consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis.
Também nesta semana que passou a versão final do Linux 6.0 inicia a série 6.x na sua forma mais fina, trazendo um conjunto de melhorias de desempenho, novo suporte de hardware, correcções de segurança, e o habitual saco de agarramento de ajustes no sistema de ficheiros. Anunciando o lançamento na Linux Kernel Mailing List, Linus Torvalds disse: “Como se espera que seja claro para todos, a grande alteração do número de versões é mais sobre eu ficar sem dedos dos pés e das mãos do que sobre quaisquer grandes mudanças fundamentais”. De entre as novidades temos suporte de Kernel para autenticação NVMe in-band, Subsistema de verificação em runtime, Driver kernel do Raspberry Pi 4 V3D, IO_uring em user-space, escritas bufferizadas em filesystem XFS, suporte para o protocolo Send v2 do filesystem Btrfs, H.265/HEVC API promovida a estável.
Por fim, esta semana que passou o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou um protótipo de um robô humanóide “Optimus” que partilha algum software e sensores de IA com as características de assistência ao condutor dos seus automóveis Autopilot. No início da apresentação do Dia da IA de Tesla 2022, Musk reconheceu que tinha “um tipo de fato” no ano passado, mas prometeu algo muito mais impressionante hoje. Segundo Musk, este protótipo pode fazer mais do que aquilo que foi mostrado ao vivo, mas “a primeira vez que funcionou sem uma corda foi esta noite no palco”. Musk previu que poderia atingir um preço “provavelmente inferior a 20.000 dólares” e mais tarde, numa sessão de perguntas e respostas, explicou que Tesla é muito bom na construção da IA e dos actuadores necessários para a robótica, com base na experiência de produzir unidades de accionamento para carros eléctricos. Musk disse que isso a ajudaria a colocar robôs capazes na produção e a começar por testá-los dentro das suas fábricas.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.