Faz hoje anos que nascia, em 1759, o engenheiro e economista escocês William Playfair. Ele foi pioneiro na representação gráfica de estatísticas, criando o gráfico de linhas, gráfico de barras e gráfico de tartes, embora o seu nome seja pouco conhecido. As suas invenções e patentes incluíam máquinas metalúrgicas, a produção em massa de colheres prateadas, melhoramentos em alfaias agrícolas, e modificação dos arcos para os navios para aumentar a velocidade. Ganhou experiência como aprendiz de Andrew Meikle (inventor da debulhadora) e trabalhando com James Watt e Matthew Boulton (fabricantes de motores a vapor). O livro Playfair Commercial and Political Atlas (1786), que introduziu os seus métodos de exposição gráfica, foi o primeiro grande trabalho a utilizar gráficos estatísticos.
Faz também hoje anos que nascia, em 1791, o físico e químico inglês Michael Faraday. Ele ficou conhecido pelas muitas experiências que contribuíram grandemente para a compreensão do electromagnetismo. Embora fosse um dos maiores experimentalistas, era em grande parte autodidacta. Nomeado por Sir Humphry Davy como seu assistente na Instituição Real, Faraday concentrou-se inicialmente na química analítica, e descobriu o benzeno em 1825. O seu trabalho mais importante foi no campo do electromagnetismo, no qual demonstrou rotação electromagnética e descobriu indução electromagnética (a chave para o desenvolvimento do dínamo eléctrico e do motor). Descobriu também o diamagnetismo e as leis da electrólise. Publicou artigos pioneiros que levaram ao uso prático da electricidade, e defendeu o uso da luz eléctrica em faróis. A unidade que mede a capacitância é o Farad (F) em homenagem a Faraday.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1959, o astrofísico norte-americano Saul Perlmutter. Ele partilhou (com Brian P. Schmidt e Adam G. Riess) o Prémio Nobel da Física 2011 pela “descoberta da expansão acelerada do Universo através de observações de supernovas distantes”. Para este efeito, tinha sido co-fundador (1988) e liderou o Projecto Internacional Supernova Cosmology baseado no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revistar HackSpace Magazine nº 59 de Outubro e os livros “Elements of Programming” e “FreeCAD for Makers”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.