Faz hoje anos que nascia, em 1852, o inventor guiano-americano Jan Ernest Matzeliger. Ele ficou conhecido pela sua máquina de calçado que revolucionou a indústria do calçado ao substituir o trabalho manual de prender a sola à parte superior de um sapato. Deixou a sua terra natal da Guiana holandesa e partiu para a América aos 19 anos de idade. Instalou-se em Lynn, Massachussetts, por volta dos 25 anos de idade, onde se tornou operador de máquinas de coser sapatos. Lá viu o tedioso e lento processo de acabamento do sapato à mão, e resolveu desenvolver uma máquina capaz de fazer esse trabalho de forma mais eficiente. Apesar de ser tão pobre que a obtenção de materiais era difícil, ele fez um modelo de madeira. Obteve uma patente para a sua invenção, emitida a 20 de Março de 1883. Com melhorias, em 1885, tinha um modelo de produção pronto, capaz de produzir sapatos muito mais rapidamente do que os trabalhadores manuais.
Faz também hoje anos que nascia, em 1881, o construtor italiano de automóveis de corrida e de luxo Ettore Bugatti. Ele depois de estabelecer uma fábrica em Molsheim, Alsácia, em 1909, produziu um veículo de baixa potência de grande sucesso para o Le Mans. O mais meticulosamente construído dos seus carros. o Tipo 41, “Golden Bugatti” ou “La Royale” era um dos carros mais caros, dos quais apenas seis a oito foram alguma vez fabricados.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1886, o engenheiro de minas e matemático francês Paul Lévy. Ele contribuiu para a probabilidade, análise funcional, equações diferenciais parciais e séries. Estudou também geometria. Em 1926 alargou a Laplace a classes funcionais mais amplas. Realizou um trabalho em larga escala sobre equações diferenciais generalizadas em derivadas funcionais.
Faz também hoje anos que nascia, em 1929, o físico teórico americano Murray Gell-Mann. Ele previu a existência de quarks. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Física de 1969 pelas suas contribuições para a Física de Partículas. A sua primeira grande contribuição para a física de alta energia foi feita em 1953, quando demonstrou como algumas características intrigantes dos hadrons (partículas que respondem à força forte) podiam ser explicadas por um novo número quântico, que ele chamou de “estranheza”. Em 1964, ele (e Yuval Ne’eman) propôs a forma octogonal de definir a estrutura das partículas. Isto levou ao postulado de Gell-Mann sobre o quark, um nome que ele cunhou (de uma palavra em “O Despertar de Finnegan” de James Joyce).
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1932, o químico inglês-americano Neil Bartlett. Ele formou o primeiro composto com um elemento gasoso nobre, o xénon platinofluoreto, XePtF6 (23 Mar 1962), um sólido cristalino amarelo alaranjado, estável à temperatura ambiente através da imersão do flúor de platina no gás xenon. Durante meio século desde que Ramsay descobriu o xénon, este tinha, com os outros elementos do seu grupo na Tabela Periódica, sido conhecido como um gás inerte. Após a descoberta de Bartlett, foi aberto um novo campo de investigação, e outros químicos encontraram outros compostos não só de xénon, mas também os elementos de gás nobre radão e krypton. Os elementos mais pesados dos gases nobres, como os menos inertes, eram susceptíveis de combinação com um elemento altamente reactivo.
E nesta semana que passou foi lançada a versão final do Arduino IDE 2.0. Esta versão tem um editor moderno e proporciona uma melhor experiência global ao utilizador graças a uma interface reactiva e a um tempo de compilação mais rápido. O Serial Monitor e Plotter podem ser utilizados em conjunto, permitindo aos utilizadores ter dois viewports na sua saída de dados. Antes tinha de escolher entre texto e gráficos, enquanto que agora pode ter ambos.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentado o livro “The Official Raspberry Pi Handbook 2023”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.