Faz hoje anos que nascia, em 1685, o matemático britânico Brook Taylor. Ele ficou conhecido pela série Taylor, um método para expandir funções em séries infinitas. Em 1708, Taylor produziu uma solução para o problema do centro de oscilação. O seu Methodus incrementorum directa et inversa (“Direct and Indirect Methods of Incrementation”, 1715) introduziu o que agora se chama o cálculo das diferenças finitas. Usando isto, foi o primeiro a expressar matematicamente o movimento de uma corda vibratória com base em princípios mecânicos. Methodus também continha o teorema de Taylor, mais tarde reconhecido (1772) por Joseph Lagrange como a base do cálculo diferencial. Artista dotado, Taylor também escreveu sobre princípios básicos de perspectiva (1715), contendo o primeiro tratamento geral do princípio dos pontos de fuga.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1897, o engenheiro ucrano-americano Bern Dibner. Ele trabalhou como engenheiro durante a electrificação de Cuba. Percebendo a necessidade de melhores métodos de ligação de condutores eléctricos, em 1924, fundou a Burndy Engineering Company. Alguns anos mais tarde, interessou-se pela história da ciência renascentista. Posteriormente, começou a coleccionar livros e tudo o que encontrou que estivesse relacionado com a história da ciência. Esta tornou-se uma segunda carreira como erudito que iria decorrer paralelamente à sua vida como homem de negócios. Escreveu muitos livros e panfletos, sobre tópicos desde o transporte de obeliscos antigos, até às biografias autorizadas de muitos pioneiros científicos, incluindo Alessandro Volta, inventor da bateria eléctrica, e Wilhelm Röntgen, descobridor do raio X.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista Hackspace Magazine nº58 de Setembro.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.