Faz hoje anos que nascia, em 1755, o inventor francês Nicolas-Jacques Conté. Ele concebeu um método de fabrico de lápis de grafite, misturando uma grafite finamente pulverizada com partículas de argila finamente moídas, cozida, e utilizada envolta em madeira. A sua inovação foi desencadeada quando os fornecimentos de plumbago importados foram perturbados pela guerra. Foi o primeiro a utilizar grafite — e esta ainda hoje é utilizada como base para fabricar pontas de lápis. A utilização de diferentes proporções de argila para grafite varia a dureza da ponta do lápis. Foi encomendado por Napoleão como chefe do corpo de balões no Egipto, onde inventou formas de improvisar ferramentas e máquinas necessárias para fornecer pão, tecido, munições, instrumentos cirúrgicos e ferramentas dos engenheiros. Quando jovem, trabalhou como pintor de retratos.
Faz também hoje anos que nascia, em 1805, o matemático irlandês William Rowan Hamilton. Aos 12 anos de idade, Hamilton já tinha aprendido catorze línguas quando conheceu o americano, Zerah Colburn, que conseguia realizar façanhas mentais aritméticas espantosas, e eles juntaram-se em concursos. Parece que perder para Colburn despertou o interesse de Hamilton pela matemática. Aos 15 anos, ele começou a estudar as obras de LaPlace e Newton, pelo que aos 17 se tinha tornado o maior matemático vivo. Ele contribuiu para o desenvolvimento da óptica, da dinâmica e da álgebra. A sua invenção do cálculo de quaterniões permitiu uma álgebra ou geometria tridimensional que forneceu uma base para o desenvolvimento posterior da mecânica quântica.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1834, o matemático e lógico inglês John Venn. Ele ficou conhecido por introduzir diagramas Venn, que são usados em lógica, teoria de conjuntos, probabilidade, estatística, e informática. Em 1866, Venn publicou The Logic of Chance, um livro pioneiro que defendia a teoria da frequência da probabilidade, argumentando que a probabilidade deveria ser determinada pela frequência com que algo é previsto, em oposição a suposições “educadas”. Venn desenvolveu então as teorias de George Boole na obra Symbolic Logic de 1881, onde destacou o que ficaria conhecido como diagramas de Venn.
Em 1921, um fac-símile foi transmitido por rádio através do Oceano Atlântico utilizando o Belinógrafo inventado por Eduard Belin. Uma mensagem escrita do director do New York Times foi digitalizada pelo equipamento e enviada por rádio de Annapolis, Md., no espaço de sete minutos para os laboratórios de Belin em La Malmaison, França. A imagem recebida demonstrou que depois disso as fotografias podiam ser digitalizadas para transmissão via rádio da mesma forma. O método já estava a ser utilizado na Europa, enviando fotografias por fio. O original, envolto num cilindro rotativo, era digitalizado por um feixe de luz reflectido numa célula fotográfica para converter as variações na intensidade recebida em sinais eléctricos enviados por fios de rádio ou telefone.
Em 1954, o primeiro avião de combate supersónico britânico, o P‑1 English Electric Lightning, fez o seu voo inaugural.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.