Newsletter Nº378

Newsletter Nº378

News­let­ter Nº378

Faz hoje anos que nas­cia, em 1907, o inven­tor e fabri­can­te nor­te-ame­ri­ca­no Earl Tup­per. Ele intro­du­ziu a Tup­perwa­re. Na déca­da de 1930, Tup­per inven­tou um mate­ri­al fle­xí­vel e leve que foi uti­li­za­do para fazer más­ca­ras de plás­ti­co de gás duran­te a Segun­da Guer­ra Mun­di­al. Ao tra­ba­lhar na DuPont (1937–38), ganhou expe­ri­ên­cia na con­cep­ção de plás­ti­cos e saiu por con­ta pró­pria. Nos anos 40, os pro­du­tos plás­ti­cos tinham a repu­ta­ção de serem frá­geis, gor­du­ro­sos, mal­chei­ro­sos e geral­men­te pou­co fiá­veis. Pri­mei­ro, desen­vol­veu um méto­do de puri­fi­ca­ção da escó­ria pre­ta de poli­e­ti­le­no, um pro­du­to resi­du­al pro­du­zi­do em refi­na­men­to de petró­leo, numa subs­tân­cia que era fle­xí­vel, resis­ten­te, não poro­sa, não gor­du­ro­sa e trans­lú­ci­da. Em segun­do lugar, desen­vol­veu o selo Tup­per, uma tam­pa her­mé­ti­ca e estan­que à água mode­la­da na tam­pa para reci­pi­en­tes de tin­ta. Jun­tas, estas ino­va­ções lan­ça­ram as bases para o suces­so futu­ro da Tup­perwa­re como pro­du­to de con­su­mo. A sua empre­sa teve gran­de suces­so ao comer­ci­a­li­zar atra­vés da ideia da Brow­nie Wise das par­tes da Tupperware.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1915, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no Char­les H. Tow­nes. Ele par­ti­lhou (com os físi­cos sovié­ti­cos Alek­san­dr M. Prokho­rov e Niko­lay G. Basov) o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1964 “pelo tra­ba­lho fun­da­men­tal no cam­po da elec­tró­ni­ca quân­ti­ca, que levou à cons­tru­ção de osci­la­do­res e ampli­fi­ca­do­res base­a­dos no prin­cí­pio maser-laser”. Tinha apli­ca­do a físi­ca de micro­on­das para estu­dar as inte­rac­ções entre micro­on­das e molé­cu­las, pro­du­zin­do espec­tros de micro­on­das, que pen­sa­va poder ser uti­li­za­dos para deter­mi­nar a estru­tu­ra das molé­cu­las, áto­mos e núcle­os. Em vez dis­so, a par­tir des­te tra­ba­lho, em 1951, con­ce­beu a ideia do maser e per­se­guiu esse objec­ti­vo. No iní­cio de 1954, uti­li­zan­do o gás amo­nía­co como meio, foram obti­dos os pri­mei­ros resul­ta­dos da ampli­fi­ca­ção e gera­ção de ondas elec­tro­mag­né­ti­cas por emis­são esti­mu­la­da. Cunha­ram a pala­vra maser para este dis­po­si­ti­vo, um acró­ni­mo que uti­li­za as letras ini­ci­ais de “Microwa­ve Ampli­fi­ca­ti­on by Sti­mu­la­ted Emis­si­on of Radi­a­ti­on” (Ampli­fi­ca­ção por Micro­on­das por Emis­são Esti­mu­la­da de Radiação).

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1954, o mate­má­ti­co ale­mão Gerd Fal­tings. Ele rece­beu a Meda­lha Fields de 1986 (a mai­or hon­ra que um jovem mate­má­ti­co pode rece­ber) prin­ci­pal­men­te pela sua pro­va da Con­jec­tu­ra de Mor­dell, que con­se­guiu uti­li­zan­do méto­dos de geo­me­tria algé­bri­ca arit­mé­ti­ca. Foi tam­bém estrei­ta­men­te liga­do ao tra­ba­lho que con­du­ziu à pro­va final do Últi­mo Teo­re­ma de Fer­mat por Andrew Wiles. Em 1983, Fal­tings pro­vou que para cada n > 2 há, no máxi­mo, um núme­ro fini­to de intei­ros de copri­me x, y, z com xn + yn = zn. Este foi um pas­so impor­tan­te, mas uma pro­va de que o núme­ro fini­to era 0 em todos os casos não pare­cia pro­vá­vel que se seguis­se, alar­gan­do os argu­men­tos da Fal­ting. No entan­to, Fal­tings foi a pes­soa natu­ral a quem Wiles recor­reu quan­do quis uma opi­nião sobre a cor­rec­ção da sua repa­ra­ção da sua pro­va do últi­mo teo­re­ma de Fer­mat em 1994.

Em 1858, as impres­sões digi­tais foram uti­li­za­das pela pri­mei­ra vez como meio de identificação.

Em 1883, o Sr. Fer­ry peda­lou um tri­ci­clo de água atra­vés do Canal da Man­cha. Par­tiu de Dover cer­ca das nove horas da manhã, e che­gou a Calais em menos de oito horas. A dis­tân­cia em linha rec­ta era de vin­te milhas, mas por cau­sa das cor­ren­tes, o esfor­ço neces­sá­rio foi con­si­de­ra­vel­men­te aumen­ta­do. A cons­tru­ção do seu veí­cu­lo foi ilus­tra­da em La Natu­re. Rodas de pás volu­mo­sas (pro­va­vel­men­te pre­ci­san­do de mais des­lo­ca­men­to do que o mos­tra­do) subs­ti­tu­em as rodas de um tri­ci­clo ter­res­tre. A peque­na roda atrás actu­a­va como um leme.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. São apre­sen­ta­das as revis­tas Hacks­pa­ce Maga­zi­ne nº57 e a Mag­PI nº120 de Agosto.