Newsletter Nº374

Newsletter Nº374
News­let­ter Nº374

Faz hoje anos que nas­cia, em 1791, o físi­co fran­cês Félix Savart. Ele pes­qui­sou vári­as mani­fes­ta­ções de vibra­ção. Com Jean-Bap­tis­te Biot, ele desen­vol­veu a Lei Biot-Savart (1820) rela­ti­va à inten­si­da­de do cam­po mag­né­ti­co em tor­no de um fio con­du­tor de cor­ren­te. Após ter obti­do uma licen­ci­a­tu­ra em medi­ci­na (1816), inte­res­sou-se pela físi­ca, come­çan­do pelo estu­do do vio­li­no para expli­car as con­tri­bui­ções dos seus com­po­nen­tes para o som das cor­das. Apre­sen­tou uma memó­ria sobre o tema à Aca­de­mia das Ciên­ci­as de Paris em 1819. Con­du­ziu uma exten­sa pes­qui­sa sobre a acús­ti­ca, os padrões nodais dos sis­te­mas vibra­tó­ri­os (incluin­do as colu­nas de ar), e inqué­ri­tos rela­ci­o­na­dos sobre a elas­ti­ci­da­de das subs­tân­ci­as. Inves­ti­gou tam­bém a voz e a audi­ção. Con­ce­beu uma roda den­ta­da rota­ti­va para pro­du­zir um som de qual­quer frequên­cia atra­vés de uma palhe­ta segu­ra­da con­tra ela, para medir os limi­tes da audi­ção de alta frequência.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1795, o quí­mi­co fran­cês Joseph Bie­nai­mé Caven­tou. Ele des­ta­cou-se pela inves­ti­ga­ção que fez em par­ce­ria com Pier­re-Joseph Pel­le­ti­er sobre bases vege­tais e as con­tri­bui­ções resul­tan­tes da quí­mi­ca alca­lói­de para o cam­po da medi­ci­na. Eles aju­da­ram a fun­dar a quí­mi­ca dos alca­lói­des vege­tais. Iso­la­ram a clo­ro­fi­la (1817), para a qual cunha­ram o nome fran­cês clo­ro­fi­la em Ann. de Chimie(1818), IX, 195. As suas des­co­ber­tas alca­lói­des incluíam estric­ni­na (1818), bru­ci­na (1819), qui­ni­na (1820), cafeí­na (1821), e cin­cho­ni­na. Em 1823, uti­li­zan­do aná­li­ses ele­men­ta­res em tubos fecha­dos em que os alca­lói­des eram quei­ma­dos, des­co­bri­ram a pre­sen­ça de azo­to nos com­pos­tos. Os alca­lói­des são com­pos­tos orgâ­ni­cos que for­mam sais solú­veis em água que desem­pe­nham vári­as fun­ções na medi­ci­na, incluin­do anal­gé­si­cos (anal­gé­si­cos anal­gé­si­cos), e esti­mu­lan­tes respiratórios.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1926, o bioquí­mi­co nor­te-ame­ri­ca­no Paul Berg. Ele fez “estu­dos fun­da­men­tais da bioquí­mi­ca dos áci­dos nuclei­cos, com par­ti­cu­lar aten­ção às téc­ni­cas de recom­bi­na­ção do ADN”, para as quais par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca em 1980 (com Wal­ter Gil­bert e Fre­de­rick San­ger). A expe­ri­ên­cia pio­nei­ra de Berg, na qual ele foi a pri­mei­ra pes­soa a cons­truir uma molé­cu­la de recom­bi­nant-DNA, ini­ci­ou a enge­nha­ria gené­ti­ca. Tais molé­cu­las con­têm par­tes de ADN de dife­ren­tes espé­ci­es, por exem­plo, um cro­mos­so­ma de um vírus com­bi­na­do com genes de um cro­mos­so­ma bac­te­ri­a­no. As molé­cu­las de ADN de vírus, sen­do rela­ti­va­men­te peque­nas, são úteis para tais inves­ti­ga­ções. As apli­ca­ções prá­ti­cas impor­tan­tes inclu­em ago­ra o fabri­co de hor­mo­na huma­na com a aju­da de bactérias.

Em 1894, a Tower Brid­ge sobre o Rio Tâmi­sa em Lon­dres foi ofi­ci­al­men­te aber­ta pelo Prín­ci­pe de Gales. A pon­te tem 240 m de com­pri­men­to e con­sis­te em duas tor­res de pon­te de 65 m liga­das no nível supe­ri­or por duas pas­sa­re­las hori­zon­tais, e um par cen­tral de bás­cu­las que podem abrir para per­mi­tir a nave­ga­ção. Ori­gi­nal­men­te ali­men­ta­do hidrau­li­ca­men­te, o meca­nis­mo ope­ra­ci­o­nal foi con­ver­ti­do para um sis­te­ma elec­tro-hidráu­li­co em 1972.

Em 1908, por vol­ta das 7:15 da manhã, a noro­es­te do Lago Bai­kal, Rús­sia, uma enor­me bola de fogo qua­se tão bri­lhan­te como o Sol foi vis­ta a atra­ves­sar o céu. Minu­tos mais tar­de, hou­ve um enor­me cla­rão e uma onda de cho­que sen­ti­da até 650 km de dis­tân­cia. Sobre Tun­gus­ka, um mete­o­ri­to com mais de 50 m de diâ­me­tro, via­jan­do a mais de 25 km por segun­do pene­trou na atmos­fe­ra ter­res­tre, aque­ci­da a cer­ca de 10.000 ºC e deto­nou 6 a 10 km aci­ma do solo. A explo­são liber­tou a ener­gia de 10–50 Mega­tons de TNT, des­truin­do 2.200 km qua­dra­dos de flo­res­ta, não dei­xan­do qual­quer ves­tí­gio de vida. A rocha Tun­gus­ka saiu da tem­pes­ta­de de mete­o­ros Tau­rid Mete­or que atra­ves­sa a órbi­ta da Ter­ra duas vezes por ano. A pri­mei­ra expe­di­ção cien­tí­fi­ca cujos regis­tos sobre­vi­vem foi fei­ta pelo mine­ra­lo­gis­ta rus­so Leo­nid Kulik em 1927.

Há 50 anos, em 1972, foi neces­sá­rio acres­cen­tar o pri­mei­ro segun­do (leap-second) ao tem­po do mun­do, a fim de man­ter os reló­gi­os ató­mi­cos super-acu­ra­dos a par da rota­ção da Ter­ra. Des­de a adop­ção des­te sis­te­ma em 1972, em pri­mei­ro lugar devi­do à esco­lha ini­ci­al do valor do segun­do (1/86400 dia solar médio do ano 1900) e, em segun­do lugar, devi­do ao abran­da­men­to geral da rota­ção da Ter­ra. Até 2015, foi neces­sá­rio acres­cen­tar 26 segun­dos ao Tem­po Uni­ver­sal Coor­de­na­do (UTC)

E hoje foram lan­ça­dos três novos mem­bros da famí­lia Pico. O Rasp­ber­ry Pi Pico W tem um pre­ço de 6 dóla­res, e traz à pla­ta­for­ma Pico rede sem fios 802.11n, man­ten­do ao mes­mo tem­po a com­pa­ti­bi­li­da­de total de pinos com o seu irmão mais velho. O Pico H ($5) e o Pico WH ($7) acres­cen­tam cabe­ça­lhos pré-popu­la­dos, e o novo conec­tor de 3 pinos de debug, ao Pico e ao Pico W res­pec­ti­va­men­te. O Pico H e o Pico W estão dis­po­ní­veis hoje; o Pico WH esta­rá dis­po­ní­vel em Agosto.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI nº119 de Julho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.