Faz hoje anos que nascia, em 1791, o físico francês Félix Savart. Ele pesquisou várias manifestações de vibração. Com Jean-Baptiste Biot, ele desenvolveu a Lei Biot-Savart (1820) relativa à intensidade do campo magnético em torno de um fio condutor de corrente. Após ter obtido uma licenciatura em medicina (1816), interessou-se pela física, começando pelo estudo do violino para explicar as contribuições dos seus componentes para o som das cordas. Apresentou uma memória sobre o tema à Academia das Ciências de Paris em 1819. Conduziu uma extensa pesquisa sobre a acústica, os padrões nodais dos sistemas vibratórios (incluindo as colunas de ar), e inquéritos relacionados sobre a elasticidade das substâncias. Investigou também a voz e a audição. Concebeu uma roda dentada rotativa para produzir um som de qualquer frequência através de uma palheta segurada contra ela, para medir os limites da audição de alta frequência.
Faz também hoje anos que nascia, em 1795, o químico francês Joseph Bienaimé Caventou. Ele destacou-se pela investigação que fez em parceria com Pierre-Joseph Pelletier sobre bases vegetais e as contribuições resultantes da química alcalóide para o campo da medicina. Eles ajudaram a fundar a química dos alcalóides vegetais. Isolaram a clorofila (1817), para a qual cunharam o nome francês clorofila em Ann. de Chimie(1818), IX, 195. As suas descobertas alcalóides incluíam estricnina (1818), brucina (1819), quinina (1820), cafeína (1821), e cinchonina. Em 1823, utilizando análises elementares em tubos fechados em que os alcalóides eram queimados, descobriram a presença de azoto nos compostos. Os alcalóides são compostos orgânicos que formam sais solúveis em água que desempenham várias funções na medicina, incluindo analgésicos (analgésicos analgésicos), e estimulantes respiratórios.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1926, o bioquímico norte-americano Paul Berg. Ele fez “estudos fundamentais da bioquímica dos ácidos nucleicos, com particular atenção às técnicas de recombinação do ADN”, para as quais partilhou o Prémio Nobel da Química em 1980 (com Walter Gilbert e Frederick Sanger). A experiência pioneira de Berg, na qual ele foi a primeira pessoa a construir uma molécula de recombinant-DNA, iniciou a engenharia genética. Tais moléculas contêm partes de ADN de diferentes espécies, por exemplo, um cromossoma de um vírus combinado com genes de um cromossoma bacteriano. As moléculas de ADN de vírus, sendo relativamente pequenas, são úteis para tais investigações. As aplicações práticas importantes incluem agora o fabrico de hormona humana com a ajuda de bactérias.
Em 1894, a Tower Bridge sobre o Rio Tâmisa em Londres foi oficialmente aberta pelo Príncipe de Gales. A ponte tem 240 m de comprimento e consiste em duas torres de ponte de 65 m ligadas no nível superior por duas passarelas horizontais, e um par central de básculas que podem abrir para permitir a navegação. Originalmente alimentado hidraulicamente, o mecanismo operacional foi convertido para um sistema electro-hidráulico em 1972.
Em 1908, por volta das 7:15 da manhã, a noroeste do Lago Baikal, Rússia, uma enorme bola de fogo quase tão brilhante como o Sol foi vista a atravessar o céu. Minutos mais tarde, houve um enorme clarão e uma onda de choque sentida até 650 km de distância. Sobre Tunguska, um meteorito com mais de 50 m de diâmetro, viajando a mais de 25 km por segundo penetrou na atmosfera terrestre, aquecida a cerca de 10.000 ºC e detonou 6 a 10 km acima do solo. A explosão libertou a energia de 10–50 Megatons de TNT, destruindo 2.200 km quadrados de floresta, não deixando qualquer vestígio de vida. A rocha Tunguska saiu da tempestade de meteoros Taurid Meteor que atravessa a órbita da Terra duas vezes por ano. A primeira expedição científica cujos registos sobrevivem foi feita pelo mineralogista russo Leonid Kulik em 1927.
Há 50 anos, em 1972, foi necessário acrescentar o primeiro segundo (leap-second) ao tempo do mundo, a fim de manter os relógios atómicos super-acurados a par da rotação da Terra. Desde a adopção deste sistema em 1972, em primeiro lugar devido à escolha inicial do valor do segundo (1/86400 dia solar médio do ano 1900) e, em segundo lugar, devido ao abrandamento geral da rotação da Terra. Até 2015, foi necessário acrescentar 26 segundos ao Tempo Universal Coordenado (UTC)
E hoje foram lançados três novos membros da família Pico. O Raspberry Pi Pico W tem um preço de 6 dólares, e traz à plataforma Pico rede sem fios 802.11n, mantendo ao mesmo tempo a compatibilidade total de pinos com o seu irmão mais velho. O Pico H ($5) e o Pico WH ($7) acrescentam cabeçalhos pré-populados, e o novo conector de 3 pinos de debug, ao Pico e ao Pico W respectivamente. O Pico H e o Pico W estão disponíveis hoje; o Pico WH estará disponível em Agosto.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista MagPI nº119 de Julho.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.