Newsletter Nº358

Newsletter Nº358
News­let­ter Nº358

Faz hoje anos que nas­cia, em 1762, o quí­mi­co ale­mão Jere­mi­as B. Rich­ter. Ele des­co­briu a lei de pro­por­ções equi­va­len­tes. Estu­dou quí­mi­ca nos seus tem­pos livres enquan­to este­ve no exér­ci­to prus­si­a­no (1778–1785) e depois enquan­to ganha­va um dou­to­ra­men­to em mate­má­ti­ca (1789). Rich­ter foi mui­to influ­en­ci­a­do por Imma­nu­el Kant, a cujas pales­tras pode ter assis­ti­do, na ale­ga­ção de que a ciên­cia é mate­má­ti­ca apli­ca­da. Rich­ter pro­cu­rou rela­ções mate­má­ti­cas em quí­mi­ca, con­ven­ci­do de que as subs­tân­ci­as rea­gi­am umas com as outras em pro­por­ções fixas. Mos­trou uma tal rela­ção quan­do áci­dos e bases neu­tra­li­zam para pro­du­zir sais (1791). Assim, ele foi o pri­mei­ro a esta­be­le­cer a este­qui­o­me­tria, que se tor­nou a base da aná­li­se quí­mi­ca quantitativa.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1923, o Físi­co de par­tí­cu­las nor­te-ame­ri­ca­no Val Logs­don Fit­ch. Ele rece­beu con­jun­ta­men­te com James Wat­son Cro­nin o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1980, por uma expe­ri­ên­cia rea­li­za­da em 1964 que des­men­tiu a teo­ria há mui­to defen­di­da de que a inte­rac­ção de par­tí­cu­las deve­ria ser indi­fe­ren­te à direc­ção do tem­po. Tra­ba­lhan­do com Leo James Rainwa­ter, Fit­ch tinha sido o pri­mei­ro a obser­var radi­a­ção de áto­mos muó­ni­cos; ou seja, de espé­ci­es em que um muão está em órbi­ta de um núcleo e não de um elec­trão. Este tra­ba­lho indi­cou que os tama­nhos dos núcle­os ató­mi­cos eram mais peque­nos do que se supu­nha. Con­ti­nu­ou a estu­dar o kaons e em 1964 ini­ci­ou a sua cola­bo­ra­ção com James Cro­nin, James Chris­ten­son, e René Tur­ley, que levou à des­co­ber­ta de vio­la­ções dos prin­cí­pi­os de sime­tria fun­da­men­tais na deca­dên­cia dos K‑mesons neutros.

Em 1876, Ale­xan­der Graham Bell fez o que foi, na rea­li­da­de, a pri­mei­ra cha­ma­da tele­fó­ni­ca. O seu assis­ten­te, Tho­mas Wat­son, loca­li­za­do numa sala adja­cen­te em Bos­ton, ouviu a voz de Bell sobre o dis­po­si­ti­vo expe­ri­men­tal dizer-lhe: “Sr. Wat­son, venha cá. Eu que­ro vê-lo”. Esta foi a pri­mei­ra expe­ri­ên­cia bem suce­di­da de Bell com o tele­fo­ne, que está gra­va­da na entra­da 10 Mar do seu cader­no de notas do labo­ra­tó­rio. Nes­se mes­mo dia, um ebu­li­en­te Bell escre­veu ao seu pai sobre o seu “gran­de suces­so” e espe­cu­lou que “está a che­gar o dia em que os fios do telé­gra­fo [tele­fo­ne] serão colo­ca­dos em casas como água e gás — e os ami­gos con­ver­sam uns com os outros sem sair de casa”. Bell tinha rece­bi­do a pri­mei­ra paten­te tele­fó­ni­ca três dias antes. Mais tar­de, nes­se ano, Bell con­se­guiu fazer uma cha­ma­da tele­fó­ni­ca atra­vés de linhas exteriores.

Em 1977 eram des­co­ber­tos anéis à vol­ta do pla­ne­ta Satur­no. Os astró­no­mos há mui­to que sus­pei­ta­vam que Úra­no tinha anéis, mas a ver­da­dei­ra des­co­ber­ta acon­te­ceu por aci­den­te. Uma equi­pa de três astró­no­mos esta­va a uti­li­zar o Obser­va­tó­rio Aéreo Kui­per da NASA para obser­var a atmos­fe­ra de Úra­no. Fize­ram-no duran­te uma ocul­ta­ção este­lar, o que sig­ni­fi­ca que uma estre­la de fun­do esta­va a pas­sar por detrás do pla­ne­ta. Ver como a luz des­sa estre­la muda quan­do pas­sa­va pela atmos­fe­ra podia dar pis­tas sobre a com­po­si­ção de Úrano.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.