Faz hoje anos que nascia, em 1663, o Engenheiro e inventor inglês Thomas Newcomen. Ele é o inventor da primeira máquina a vapor atmosférica bem sucedida do mundo. A sua invenção c.1711 entrou em uso até 1725 para bombear água das minas de carvão ou elevar a água para alimentar as rodas d’água. Em cada volta, o vapor enchia um cilindro fechado por um pistão, depois um jacto de água arrefecia e condensava o vapor no cilindro criando um vácuo, depois a pressão atmosférica empurrava o pistão para baixo. Um feixe transversal transferiu o movimento do pistão para o funcionamento da bomba. Isto foi um desperdício de combustível necessário para reaquecer o cilindro para o próximo curso. Apesar de lento e ineficiente, o motor da Newcomen foi utilizado durante os primeiros 60 anos da nova era do vapor que começou, talvez a invenção mais importante da Revolução Industrial.
Faz também hoje anos que nascia, em 1709, o inventor francês Jacques de Vaucanson. Ele foi o inventor de autómatos — dispositivos robotizados de significado posterior para a indústria moderna. Em 1737–38, produziu um tocador de flauta transversal, um tocador de tubo e de tambor, e um pato mecânico, que foi especialmente notável, não só imitando os movimentos de um pato vivo, mas também os movimentos de beber, comer, e “digerir”. Fez melhorias na mecanização da tecelagem da seda, mas a sua invenção mais importante foi ignorada durante várias décadas — a de automatizar o tear por meio de cartões perfurados que guiavam os ganchos ligados aos fios de urdidura. (Mais tarde reconstruída e melhorada por J.-M. Jacquard, tornou-se uma das invenções mais importantes da Revolução Industrial).
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1841, o engenheiro irlandês John Philip Holland. Ele ficou conhecido como o “pai do submarino moderno”, que concebeu e construiu o primeiro navio subaquático aceite pela Marinha dos Estados Unidos. Em 1873, emigrou para os EUA onde, com o apoio financeiro da Irish Fenian Society (que esperava utilizar submarinos contra a Inglaterra), construiu o Fenian Ram, um pequeno submarino que se revelou um sucesso limitado numa corrida de ensaio. Em 1895, a sua J.P. Holland Torpedo Boat Company recebeu um contrato da Marinha dos EUA para construir um submarino, e em 1898 foi lançado um submarino bem sucedido da Holanda, o primeiro submarino verdadeiramente prático. O governo dos EUA encomendou mais seis; encomendas semelhantes vieram de Inglaterra, Japão, e Rússia.
Faz também hoje anos que nascia, em 1946, o matemático russo Grigory Margulis. Ele recebeu a Medalha Fields em 1978 pelas suas contribuições para a teoria dos grupos Lie, embora não tenha sido autorizado pelo governo soviético a viajar para a Finlândia para receber o prémio. Em 1990, Margulis imigrou para os Estados Unidos. O trabalho de Margulis esteve largamente envolvido na resolução de uma série de problemas na teoria dos grupos Lie. Em particular, Margulis provou ser uma conjectura de longa data de Atle Selberg sobre subgrupos discretos de grupos Lie semi-simples. As técnicas que utilizou no seu trabalho foram extraídas de combinatórias, teoria ergódica, sistemas dinâmicos, e geometria diferencial.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1955, o inventor e empresário norte-americano Steve Jobs. Ele, em 1976, co-fundou a Apple Inc. com Steve Wozniak para fabricar computadores pessoais. Durante a sua vida, foi-lhe concedido ou solicitado 338 patentes como inventor ou co-inventor não só de aplicações em computadores, dispositivos electrónicos portáteis e interfaces de utilizador, mas também de uma série de outras numa gama de tecnologias. Desde o início, esteve activo em todos os aspectos da empresa Apple, concebendo, desenvolvendo e comercializando. Após o sucesso inicial da série Apple II de computadores pessoais, o Macintosh substituiu‑a com uma interface gráfica movida a rato. Ele manteve a Apple na vanguarda do design inovador, funcional e de fácil utilização com novos produtos, incluindo o tablet iPad e o iPhone. Ele também esteve envolvido com filmes de computação gráfica através da sua compra (1986) da empresa que se tornou Pixar.
Faz hoje 10 anos que era lançado para o mercado o Raspberry Pi. Desde então, tornou-se um fenómeno mundial, alimentando uma vasta gama de projectos hobby e de produtos comerciais. Desenvolvido na Inglaterra pela fundação Raspberry PI em associação com a Fabricante de Chips Broadcom o objectivo inicial desta placa era a promoção do ensino de ciência da computação básica em escolas de países em desenvolvimento. A versão originalmente lançada foi o Raspberry Pi 1 B com 256MB de memória RAM e tinha um custo de 35 USD.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista MagPI Magazine Nº 115 de Março.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.