Faz hoje anos que, em 1864, físico alemão Wilhelm Wien. Ele recebeu o Prémio Nobel da Física em 1911 pela sua lei de deslocamento relativa à radiação emitida pelo corpo negro perfeitamente eficiente (uma superfície que absorve toda a energia radiante que cai sobre ele). Ao estudar os fluxos de gás ionizado Wien, em 1898, identificou uma partícula positiva igual em massa ao átomo de hidrogénio. Wien, com este trabalho, lançou as bases da espectroscopia de massa. J. J. Thomson refinou o aparelho de Viena e realizou novas experiências em 1913, depois, após o trabalho de Ernest Rutherford em 1919, a partícula de Viena foi aceite e baptizada com o nome de protão. Wien também fez importantes contribuições para o estudo dos raios catódicos, raios X e raios de canal.
O nascimento da radiodifusão pública é atribuído a Lee de Forest, que transmitiu a primeira emissão pública mundial em Nova Iorque a 13 de Janeiro de 1910. Esta emissão apresentava as vozes de Enrico Caruso e de outras estrelas da Ópera Metropolitana. Membros do público e da imprensa utilizaram auscultadores para ouvir a emissão em vários locais de toda a cidade. Isto marcou o início do que viria a ser uma comunicação rádio sem fios quase universal.
Nesta semana que passou foi lançado o Kernel de Linux 5.16. A grande novidade desta versão é a introdução de uma nova system call chamada FUTEX2 ou futex_waitv(). Contribuído pela Collabora, esta funcionalidade poderá ajudar a melhorar a experiência de jogos nativos Linux mas, mais concretamente, para jogos Windows a correr via Wine. Permite que os jogos esperem por múltiplos ‘futexes’ com uma única chamada de sistema, o que deverá ajudar a reduzir a utilização da CPU e aumentar o FPS para muitos jogos. Adicionalmente os relatórios de estabilidade dos sistemas de ficheiros (filesystems) recebem uma grande melhoria com uma nova API baseada no fanotify, embora actualmente apenas suportado em sistemas EXT4.
Cada actualização do Kernel melhora o suporte gráfico, e esta 5.16 não é excepção, oferecendo DisplayPort 2.0 ao driver da GPU AMD antes das placas de próxima geração que o distribuem; mais trabalho de base para gráficos DG2/Alchemist e, relacionado, suporte ‘estável’ para gráficos Intel Alder Lake S (i.e. DG1). Foi adicionado suporte para as instruções Intel AMX, assim como para os controladores Joy-Con e Pro da Nintendo e para o DualSense LED em controladores Playstation 5. Foram feitas melhorias ao nível do suporte de diversos dispositivos Microsoft Surface e um novo driver para o Realtek 802.11ax. Resta agora aguardar que as distribuições main-stream peguem neste kernel e o disponibilizem compilado para as mesmas.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.