Newsletter Nº346

Newsletter Nº346
News­let­ter Nº346

Faz hoje anos que nas­cia, em 1776, o físi­co ale­mão Johann Wilhelm Rit­ter. Ele des­co­briu a região ultra­vi­o­le­ta do espec­tro (1801) e assim aju­dou a alar­gar a visão do homem para além da região estrei­ta da luz visí­vel para abran­ger todo o espec­tro elec­tro­mag­né­ti­co des­de os rai­os gama mais cur­tos até às ondas de rádio mais lon­gas. Após estu­dar a des­co­ber­ta da radi­a­ção infra­ver­me­lha pelo Hers­chel, obser­vou os efei­tos da radi­a­ção solar sobre os sais de pra­ta e dedu­ziu a exis­tên­cia de radi­a­ção fora do espec­tro visí­vel. Tam­bém fez con­tri­bui­ções para a espec­tros­co­pia e para o estu­do da electricidade.

Faz tam­bém hoje anos uqe nas­cia, em 1888, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no Ches­ter Wil­li­ams Rice. Ele, jun­ta­men­te com Edward W. Kel­logg, inven­tou o alti­fa­lan­te de bobi­nas em movimento.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1917, o escri­tor inglês de fic­ção cien­tí­fi­ca Arthur C. Clar­ke. Co-escre­veu o guião do fil­me de 1968: A Spa­ce Odys­sey, um dos fil­mes mais influ­en­tes de todos os tem­pos. Clar­ke foi um escri­tor de fic­ção cien­tí­fi­ca, um ávi­do popu­la­ri­za­dor das via­gens espa­ci­ais, e um futu­ris­ta de uma habi­li­da­de dis­tin­ta. Ele escre­veu mui­tos livros e mui­tos ensai­os para revis­tas popu­la­res. Em 1961, rece­beu o Pré­mio Kalin­ga, um pré­mio da UNESCO para a popu­la­ri­za­ção da ciên­cia. Os seus escri­tos de ciên­cia e fic­ção cien­tí­fi­ca de Clar­ke vale­ram-lhe o moni­ker “Pro­fe­ta da Era Espa­ci­al”. Os seus escri­tos de fic­ção cien­tí­fi­ca, em par­ti­cu­lar, vale­ram-lhe uma série de pré­mi­os Hugo e Nebu­la, que jun­ta­men­te com um gran­de núme­ro de lei­to­res, fize­ram dele uma das figu­ras mais impor­tan­tes do géne­ro. Duran­te mui­tos anos Clar­ke, Robert Hein­lein, e Isa­ac Asi­mov foram conhe­ci­dos como os “Três Gran­des” da fic­ção cien­tí­fi­ca. Clar­ke foi um defen­sor das via­gens espa­ci­ais. Em 1934, ain­da ado­les­cen­te, entrou para o BIS, Bri­tish Inter­pla­ne­tary Soci­ety. Em 1945, propôs um sis­te­ma de comu­ni­ca­ção por saté­li­te uti­li­zan­do órbi­tas geo­es­ta­ci­o­ná­ri­as. Foi pre­si­den­te da Bri­tish Inter­pla­ne­tary Soci­ety de 1946 a 1947 e nova­men­te em 1951–1953.

Nes­ta sema­na que pas­sou e pela pri­mei­ra vez na his­tó­ria, uma nave espa­ci­al tocou o Sol. A Son­da Solar Par­ker da NASA voou ago­ra atra­vés da atmos­fe­ra supe­ri­or do Sol — a coroa — e aí reco­lheu amos­tras de par­tí­cu­las e cam­pos mag­né­ti­cos. O novo mar­co assi­na­la um pas­so impor­tan­te para a Son­da Par­ker Solar e um sal­to gigan­tes­co para a ciên­cia solar. Tal como ater­rar na Lua per­mi­tiu aos cien­tis­tas com­pre­en­der como foi for­ma­da, tocar no pró­prio mate­ri­al de que o Sol é fei­to aju­da­rá os cien­tis­tas a des­co­brir infor­ma­ções crí­ti­cas sobre a nos­sa estre­la mais pró­xi­ma e a sua influên­cia sobre o sis­te­ma solar.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­Pi nº 113 de Dezem­bro. Apro­vei­to para dese­jar a todos votos de Boas Festas.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.