Faz hoje anos que nascia, em 1845, o físico polaco Zygmunt Florenty von Wroblewski. Ele liquefez os “gases permanentes” tais como azoto e monóxido de carbono em maiores quantidades do que as anteriormente realizadas por Cailletet, cujo método ele melhorou. Em 1883, ele conseguiu a liquefacção estática do oxigénio e do ar. Foi o primeiro a liquefazer o hidrogénio. Embora o tenha conseguido apenas numa névoa fina transitória, publicou (1885) dados notavelmente precisos: temperatura crítica 33 K, pressão crítica, 13,3 atm e ponto de ebulição, 23 K (valores modernos 33,3 K, 12,8 atm, 20,3 K).
Faz também hoje anos que nascia, em 1914, o bioquímico britânico Richard Synge. Ele partilhou o Prémio Nobel da Química de 1952 com A.J.P. Martin pelo seu desenvolvimento da cromatografia de partição, nomeadamente a cromatografia em papel. Alguns dos avanços da química necessitam de novos métodos para a separação de várias substâncias. Na cromatografia de papel-filtro, uma gota de uma mistura de substâncias é deixada cair sobre uma tira de papel-filtro, que é autorizada a elaborar um solvente adequado (ex. água com álcool butílico), por acção capilar. A mancha começa a mover-se e, em seguida, gradualmente segrega-se em vários pontos. Algumas manchas seguem rapidamente o solvente, enquanto outras ficam para trás. O resultado é uma resolução da mistura em partes componentes. Uma gota de misturas extremamente complicadas pode ser analisada desta forma simples.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1937, o engenheiro electrotécnico americano Marcian Hoff. Ele concebeu o 4004, o primeiro microprocessador comercial do mundo, adaptando a tecnologia de circuito integrado (CI) existente para combinar funções de memória, aritmética e lógica como um computador num único chip de silício. Liderou o projecto na Intel, em conjunto com Stanley Mazor, Masatoshi Shima e Federico Faggin. O 4004 tinha uma ROM de 256 bytes, uma RAM de 32 bits, um registo de deslocamento de 10 bits (uma forma de RAM) e um microprocessador de 4 bits. Tudo num total de 2300 transístores num pacote de 16 pinos. Porque, como um chip, substituiu vários circuitos integrados com fios numa calculadora programável, o 4004 revolucionou a indústria electrónica. Quando lançado em Novembro de 1971, o 4004 tornou possível incluir o processamento de dados em centenas de dispositivos.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1955, o magnata empresarial americano, investidor, autor, e filantropo Bill Gates. Ele foi co-fundador da Microsoft, juntamente com o seu amigo de infância Paul Allen. Durante a sua carreira na Microsoft, Gates ocupou os cargos de presidente, director executivo (CEO), presidente e arquitecto de software, sendo também o maior accionista individual até Maio de 2014. É considerado um dos empresários mais conhecidos da revolução dos microcomputadores dos anos 70 e 80.
Em 1886 era inaugurada a Estátua da Liberdade, um presente de amizade do povo francês para o povo dos Estados Unidos, é dedicada no porto de Nova Iorque pelo Presidente Grover Cleveland. Originalmente conhecida como “Liberty Enlightening the World”, a estátua foi proposta pelo historiador francês Edouard de Laboulaye para comemorar a aliança franco-americana durante a Revolução Americana. Desenhada pelo escultor francês Frederic-Auguste Bartholdi, a estátua de 46 metros tem a forma de uma mulher com um braço erguido segurando uma tocha. A sua estrutura de gigantescos suportes de aço foi concebida por Eugene-Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel, este último famoso pela sua concepção da Torre Eiffel em Paris.
Nesta semana que passou, a fundação Raspberry PI anunciou uma nova placa a Raspberry Pi Zero 2 W. Esta é lançada seis anos após o lançamento da primeira placa Zero. Usando o mesmo form-factor esta placa usa o mesmo processador do Raspberry PI 3 — o Broadcom BCM2710A1 SoC. Vem equipada com 512MB de memória, 2.4GHz IEEE 802.11b/g/n wireless LAN, Bluetooth 4.2, BLE e é lançada a um preço de 15 USD. Este preço reflecte não só as melhorias que a placa introduz relativamente à anterior Zero mas também é fruto das condicionantes que actualmente se sentem no mercado de componentes.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista MagPi nº111 de Novembro.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.