Faz hoje anos que nascia, em 1802, o químico francês Antoine Jérôme Balard. Ele descobriu o elemento bromo, determinou as suas propriedades, e estudou alguns dos seus compostos. Mais tarde, provou a presença de bromo em plantas e animais marinhos. Esta descoberta foi um subproduto de uma investigação química mais geral sobre o mar e as suas formas de vida. O bromo tinha um peso atómico próximo da média aritmética de dois outros halogéneos conhecidos, o cloro e o iodo, sugerindo que formavam uma “família química”. Também investigou a extracção barata de sais da água do mar. Descobriu o ácido oxâmico, utilizando o calor para decompor o oxilato de hidrogénio de amónio. Estudou e nomeou o álcool amílico.
Faz também hoje anos que nascia, em 1870, o físico francês Jean Baptiste Perrin. Ele, nos seus estudos sobre o movimento browniano de partículas minúsculas suspensas em líquidos, verificou a explicação de Albert Einstein sobre este fenómeno e confirmou assim a natureza atómica da matéria. Utilizando uma emulsão gamboge, Perrin foi capaz de determinar por um novo método, uma das constantes físicas mais importantes, o número de Avogadro (o número de moléculas de uma substância em tantas gramas como indicado pelo peso molecular, por exemplo, o número de moléculas em duas gramas de hidrogénio). O valor obtido correspondia, dentro dos limites de erro, ao dado pela teoria cinética dos gases. Por esta conquista foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1926.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1882, o físico alemão Hans Geiger. Ele introduziu o contador Geiger, o primeiro detector de partículas alfa individuais e outras radiações ionizantes bem sucedidas. Após ter obtido o seu doutoramento na Universidade de Erlangen em 1906, colaborou na Universidade de Manchester com Ernest Rutherford. Utilizou a primeira versão do seu contador de partículas, e outros detectores, em experiências que levaram à identificação da partícula alfa como núcleo do átomo de hélio e à declaração de Rutherford (1912) de que o núcleo ocupa um volume muito pequeno no átomo. O contador Geiger-Müller (desenvolvido com Walther Müller) tinha melhorado a durabilidade, desempenho e sensibilidade para detectar não só partículas alfa mas também partículas beta (electrões) e fótons electromagnéticos ionizantes. Geiger regressou à Alemanha em 1912 e continuou a investigar os raios cósmicos, a radioactividade artificial, e a fissão nuclear.
Faz também hoje anos que nascia, em 1905, o físico inglês Nevill Francis Mott. Ele partilhou (com PhilipW. Anderson e John H. Van Vleck dos EUA) o Prémio Nobel da Física de 1977 pelas suas pesquisas independentes sobre as propriedades magnéticas e eléctricas dos semicondutores amorfos. Enquanto as propriedades eléctricas dos cristais são descritas pela Teoria da Banda — que compara a condutividade dos metais, semicondutores, e isoladores — uma famosa excepção é fornecida pelo óxido de níquel. Segundo a teoria da banda, o óxido de níquel deveria ser um condutor metálico mas na realidade é um isolante. Mott refinou a teoria para incluir a interacção electrão-electrão e explicou as chamadas transições Mott, através das quais alguns metais se tornam isoladores à medida que a densidade de electrões diminui, separando os átomos uns dos outros de alguma forma conveniente.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1917, o inventor norte-americano Irving B. Kahn. Ele inventou o teleprompter. Em meados dos anos 50, Kahn concebeu e construiu o que foi talvez o primeiro sistema de projecção traseira controlada remotamente e com várias imagens no mundo para as instalações do exército dos EUA em Huntsville, Ala., para fazer apresentações persuasivas aos congressistas visitantes. Com cinco imagens (uma grande, 3¼ por 4 diapositivos ou imagem de filme no centro, flanqueada por diapositivos menores em cada lado) e acesso aleatório, poderia pesquisar e seleccionar entre 500 diapositivos. TelePrompTer também fez muitas contribuições tecnológicas para a primitiva indústria da televisão por cabo. Em 1961, Kahn e Hub Schlafley demonstraram a Key TV, um conceito precoce de TV paga, ao mostrar o segundo combate de pesos pesados Patterson vs. Johansson, dando essencialmente origem a pay-per-view.
Faz também hoje anos que nascia, em 1939, o químico francês Jean-Marie Lehn. Ele partilhou (com Charles J. Pedersen e Donald J. Cram) o Prémio Nobel da Química de 1987, pela sua contribuição para a síntese laboratorial de moléculas que imitam as funções químicas vitais das moléculas nos organismos vivos. Tais moléculas têm uma interacção altamente selectiva e específica da estrutura. Estas moléculas podem “reconhecer-se” umas às outras e escolher com que outras moléculas irão formar complexos. De baixo peso molecular e com propriedades muito especiais, as moléculas destes compostos ligam-se de forma selectiva, como uma chave encaixa numa fechadura.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1943, o bioquímico alemão Johann Deisenhofer. Ele recebeu o Prémio Nobel da Química de 1988, juntamente com Hartmut Michel e Robert Huber, pela determinação da estrutura tridimensional de certas proteínas essenciais à fotossíntese. Utilizando a cristalografia de raios X (1982–85), desvendaram todos os detalhes de como uma proteína ligada à membrana é construída, revelando a estrutura do átomo da molécula por átomo. A proteína foi retirada de uma bactéria que, como as plantas verdes e as algas, utiliza a energia da luz solar para construir substâncias orgânicas. A fotossíntese em bactérias é mais simples do que em algas e plantas superiores, mas o trabalho levou a uma maior compreensão da fotossíntese também nesses organismos.
Em 1982, H. Ross Perot e Jay Colburn completaram a primeira circum-navegação do mundo num helicóptero, o Espírito do Texas. A sua viagem começou 29 dias, 3 horas, e 8 minutos antes, a 1 de Setembro. Para a sua viagem à volta do mundo, que começou e terminou em Fort Worth, Texas, Perot e Coburn pilotaram um Long Ranger com equipamento de navegação completo, equipamento de sobrevivência, e artigos de emergência. Foram adicionados flutuadores pop-out, e um tanque de combustível auxiliar de 151 galões no lugar do assento traseiro foi utilizado para permitir ao Spirit of Texas voar oito horas sem reabastecimento. Um motor de turbina Allison 250-C28B funcionou sem falhas durante 246,5 horas de voo, voando mais de 10 horas por dia, sobre o mar aberto, deserto estéril, e floresta tropical com uma velocidade média no solo de 117 mph.
Nesta semana que passou ficámos a saber que o helicóptero Ingenuity, que se encontra na superfície de Marte, realizou um teste de rotação a alta velocidade a 2.800 RPM no solo e que se tudo corresse bem, o passo seguinte seria realizar um voo de curta duração, pairando brevemente sobre a localização actual, com uma velocidade de rotor de 2.700 RPM. No entanto, acabou por ser um voo sem incidentes, porque o Ingenuity decidiu não levantar voo. O equipamento detectou uma anomalia em dois dos pequenos servomotores de controlo de voo (ou simplesmente “servos”) durante o seu checkout automático de pré-voo e fez exactamente o que era suposto fazer: Cancelou o voo.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. São apresentadas as revistas MagPI Nº110 e a HackSpaceMag Nº47 de Outubro.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.