Newsletter Nº334

Newsletter Nº334
News­let­ter Nº334

Faz hoje anos que nas­cia, em 1819, o físi­co fran­cês Armand-Hip­poly­te-Louis Fize­au. Ele foi o pri­mei­ro a medir com suces­so a velo­ci­da­de da luz sem uti­li­zar cál­cu­los astro­nó­mi­cos (1849). Fize­au envi­ou um fei­xe estrei­to de luz entre os den­tes da engre­na­gem nao extre­mo de uma roda gira­tó­ria. O fei­xe des­lo­cou-se então para um espe­lho a 8 km de dis­tân­cia e vol­tou para a roda onde, se a rota­ção fos­se sufi­ci­en­te­men­te rápi­da, um den­te blo­que­a­ria a luz. Saben­do des­ta vez da velo­ci­da­de de rota­ção da roda, e da dis­tân­cia do espe­lho, Fize­au mediu direc­ta­men­te a velo­ci­da­de da luz. Ele tam­bém des­co­briu que a luz via­ja mais depres­sa no ar do que na água, o que con­fir­mou a teo­ria da onda da luz, e que o movi­men­to de uma estre­la afec­ta a posi­ção das linhas no seu espec­tro. Com Jean Fou­cault, ele pro­vou a natu­re­za ondu­la­tó­ria dos rai­os de calor do Sol, mos­tran­do a sua inter­fe­rên­cia (1847).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1861, o enge­nhei­ro e indus­tri­al ale­mão Robert Bos­ch. Ele foi res­pon­sá­vel pela inven­ção da vela de igni­ção e do mag­ne­to para auto­mó­veis e cuja empre­sa pro­du­ziu uma vas­ta gama de máqui­nas de pre­ci­são e equi­pa­men­to eléc­tri­co em fábri­cas em todo o mundo.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1915, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no Clif­ford Shull. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1994 com o físi­co cana­di­a­no Ber­tram N. Brockhou­se. Shull rece­beu a par­te do pré­mio pelo seu desen­vol­vi­men­to de téc­ni­cas de dis­per­são de neu­trões, espe­ci­al­men­te o pro­ces­so de difrac­ção de neu­trões que deu aos cien­tis­tas uma nova fer­ra­men­ta para inves­ti­gar a estru­tu­ra ató­mi­ca da matéria.

Em 1846, o astró­no­mo ale­mão Johann Gott­fri­ed Gal­le des­co­bre o pla­ne­ta Nep­tu­no no Obser­va­tó­rio de Ber­lim. Nep­tu­no, geral­men­te o oita­vo pla­ne­ta do sol, foi pos­tu­la­do pelo astró­no­mo fran­cês Urbain-Jean-Joseph Le Ver­ri­er, que cal­cu­lou a loca­li­za­ção apro­xi­ma­da do pla­ne­ta atra­vés do estu­do das per­tur­ba­ções indu­zi­das pela gra­vi­da­de nos movi­men­tos de Ura­no. A 23 de Setem­bro de 1846, Le Ver­ri­er infor­mou Gal­le das suas des­co­ber­tas, e na mes­ma noi­te Gal­le e o seu assis­ten­te Hein­ri­ch Louis d’Ar­rest iden­ti­fi­ca­ram Nep­tu­no no seu obser­va­tó­rio em Ber­lim. Notan­do o seu movi­men­to rela­ti­vo às estre­las de fun­do ao lon­go de 24 horas, con­fir­mou que se tra­ta­va de um planeta.

Em 1953 era inven­ta­do e regis­ta­do o WD-40 pela pri­mei­ra vez no livro de bor­do da Roc­ket Che­mi­cal Com­pany. Foi o 40º tes­te de Des­lo­ca­men­to de Água, e a pri­mei­ra fór­mu­la bem suce­di­da, cri­a­da por Norm Lar­sen, para um óleo lubri­fi­can­te pene­tran­te des­ti­na­do a des­lo­car a água para a pre­ven­ção da fer­ru­gem. Em 1958, foi emba­la­do em latas e ven­di­do ao mer­ca­do con­su­mi­dor em San Die­go, Cali­fór­nia, onde a empre­sa foi fun­da­da em 1953. Foi deno­mi­na­da WD-40, a sua desig­na­ção ori­gi­nal de tes­te. O nome da empre­sa Lar­sen fun­da­da reflec­te a sua fina­li­da­de ori­gi­nal de for­ne­cer mate­ri­ais uti­li­za­dos no fabri­co de mís­seis nucle­a­res, para os quais o WD-40 foi con­ce­bi­do para reves­tir com­po­nen­tes estru­tu­rais e pre­ve­nir a cor­ro­são. Após gran­de suces­so com o seu pro­du­to ver­sá­til, mas úni­co, o nome da empre­sa foi muda­do em 1969 para WD-40 Com­pany Inc., a empre­sa WD-40.

Na sema­na que pas­sou, e após três dias no espa­ço, a pri­mei­ra tri­pu­la­ção total­men­te civil do Spa­ceX regres­sou à Ter­ra, sal­pi­can­do ao lar­go da cos­ta da Flo­ri­da para pôr fim a uma mis­são his­tó­ri­ca. “Tem sido uma via­gem incrí­vel para todos”, dis­se o direc­tor da mis­são Inspiration4, Kip O’Ke­e­fe, numa con­fe­rên­cia de impren­sa pós-splash­down. “Não podía­mos pedir uma mis­são mais bem suce­di­da”. O Spa­ceX Crew Dra­gon Resi­li­en­ce ater­rou sua­ve­men­te no Oce­a­no Atlân­ti­co ao lar­go da cos­ta do Cabo Cana­ve­ral, Flo­ri­da, a 18 de Setem­bro às 19h06 EDT (2306 GMT) mar­can­do o fim da mis­são Inspiration4, um voo espa­ci­al pri­va­do que lan­çou qua­tro civis em órbi­ta no iní­cio des­ta semana.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­do o livro “The Offi­ci­al Rasp­ber­ry Pi Hand­bo­ok 2022”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.