Newsletter Nº333

Newsletter Nº333
News­let­ter Nº333

Faz hoje anos que nas­cia, em 1804, o enge­nhei­ro civil, inven­tor e teó­ri­co nor­te-ame­ri­ca­no Squi­re Whip­ple. Ele for­ne­ceu as pri­mei­ras regras de base cien­tí­fi­ca para a cons­tru­ção de pon­tes, foi con­si­de­ra­do um dos melho­res enge­nhei­ros do sécu­lo XIX, e era conhe­ci­do como o “pai das pon­tes de fer­ro”. Come­çou a sua car­rei­ra como cons­tru­tor de pon­tes em 1840, dese­nhan­do e paten­te­an­do uma tre­li­ça de pon­te de fer­ro. Duran­te os dez anos seguin­tes, cons­truiu vári­as pon­tes no canal do Erie e nos cami­nhos-de-fer­ro de Nova Ior­que e Erie. O seu dese­nho da pon­te de chi­co­te de tre­li­ça Whip­ple foi o mode­lo para cen­te­nas de pon­tes que atra­ves­sa­ram o Canal Erie no final do sécu­lo XIX. Antes de desen­vol­ver o seu dese­nho, Whip­ple tra­ba­lhou duran­te vári­os anos em levan­ta­men­tos, esti­ma­ti­vas e rela­tó­ri­os para a ampli­a­ção do Canal Erie, e em 1840 paten­te­ou uma balan­ça para pesa­gem de bar­cos do canal Erie. Mais tar­de, cons­truiu a pri­mei­ra balan­ça de pesa­gem cons­truí­da no Canal Erie. A inven­ção da máqui­na a vapor exi­giu pon­tes que pudes­sem supor­tar car­gas vivas pesa­das e isto moti­vou Squi­re a vol­tar a sua aten­ção para as pon­tes. Em 1853, com­ple­tou uma pon­te fer­ro­viá­ria de fer­ro de 146 pés de vão per­to de West Troy (ago­ra Water­vli­et), N.Y. O seu livro sobre o dese­nho de pon­tes uti­li­zan­do méto­dos cien­tí­fi­cos (1847) foi o pri­mei­ro do seu géne­ro. As fór­mu­las e os seus méto­dos con­ti­nu­am a ser úteis.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1857, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co e inven­tor inglês Syd­ney Evershed. Ele co-fun­dou a fir­ma de Evershed and Vig­no­les, Ltd., fabri­can­tes de ins­tru­men­tos eléc­tri­cos (reg. 5 Fev 1895). Em 1885, tor­nou-se geren­te da peque­na fábri­ca Gool­den e Trot­ter, for­ma­da para fabri­car o vol­tí­me­tro Car­dew. Adqui­riu o negó­cio suces­sor em 1895 com o seu assis­ten­te Ernest B. Vig­no­les. Os seus pro­du­tos tor­na­ram-se inter­na­ci­o­nal­men­te conhe­ci­dos com a mar­ca “Meg­ger”. Inves­ti­ga­ram tam­bém os fenó­me­nos mag­né­ti­cos nos núcle­os dos trans­for­ma­do­res, íma­nes per­ma­nen­tes, e a estru­tu­ra físi­ca dos não con­du­to­res. Ele con­ce­beu um indi­ca­dor de leme e impor­tan­tes con­tro­los de armas para a Mari­nha uti­li­za­dos na I Guer­ra Mundial.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1877, o inven­tor e fabri­can­te ame­ri­ca­no Jacob Schick. Ele inven­tou a pri­mei­ra máqui­na de bar­be­ar eléc­tri­ca a seco de suces­so. Come­çou no negó­cio das máqui­nas de bar­be­ar em 1925 para con­ce­ber e fabri­car a sua inven­ção da revis­ta “Repe­a­ting Razor”. Em 1926, ven­dia clips de lâmi­nas que podi­am ser car­re­ga­dos numa máqui­na de bar­be­ar de segu­ran­ça sem tocar na lâmi­na para evi­tar cor­tes duran­te o manu­se­a­men­to. Enquan­to este pro­du­to era bem suce­di­do, ele vol­tou a sua aten­ção para o desen­vol­vi­men­to de uma lâmi­na de bar­be­ar seca. Em 1927, tinha con­ce­bi­do uma lâmi­na de bar­be­ar seca com uma cabe­ça de cor­te alter­na­da, ali­men­ta­da por um eixo de trans­mis­são fle­xí­vel para um motor exter­no. Embo­ra tenha comer­ci­a­li­za­do este mode­lo a par­tir de 1929, só em 1931 é que tinha melho­ra­do a ideia como uma nova máqui­na de bar­be­ar eléc­tri­ca com uma só mão com motor autó­no­mo que as ven­das descolaram.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1919, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Mar­vin Mid­dle­mark. Ele cri­ou a ante­na de tele­vi­são “ore­lhas de coe­lho” entre as suas mui­tas paten­tes (1956–68) para elec­tró­ni­ca de con­su­mo (e idei­as meno­res como um des­cas­ca­dor de bata­tas movi­do a água), tor­nou-se um mili­o­ná­rio que se fez sozinho.

Hoje é o dia inter­na­ci­o­nal da pro­tec­ção da cama­da de Ozo­no. Em 1987, nes­ta mes­ma data foi assi­na­do, em Mon­tre­al no Cana­da, o pro­to­co­lo que viria a esta­be­le­cer um con­jun­to de nor­mas para pro­te­ger a cama­da de ozo­no atra­vés da eli­mi­na­ção gra­du­al da pro­du­ção de nume­ro­sas subs­tân­ci­as res­pon­sá­veis pelo empo­bre­ci­men­to da mes­ma. Os com­pos­tos mais famo­sos são os CFCs — clo­ro­flu­or­car­bo­ne­tos — são com­pos­tos que pos­su­em os áto­mos de clo­ro e flúor liga­dos a cadei­as car­bó­ni­cas, em geral, peque­nas, como ao meta­no e ao eta­no. Por­tan­to, eles fazem par­te do gru­po fun­ci­o­nal dos hale­tos orgâ­ni­cos. Até aos anos 70, estes gases eram ampla­men­te uti­li­za­dos como pro­pul­so­res em aeros­sóis de per­fu­me e insec­ti­ci­das, como refri­ge­ran­tes em fri­go­rí­fi­cos e apa­re­lhos de ar con­di­ci­o­na­do, e como gases de sopro para a pro­du­ção de polí­me­ros sob a for­ma de espu­mas. A sua uti­li­za­ção tor­nou-se gene­ra­li­za­da devi­do às van­ta­gens que estes com­pos­tos tinham, tais como serem ino­do­ros, não tóxi­cos, e não infla­má­veis. Con­tu­do, quan­do um pro­du­to pul­ve­ri­za­dor que os con­ti­nha era uti­li­za­do ou quan­do havia uma fuga no equi­pa­men­to que os con­ti­nha, os CFC eram liber­ta­dos na atmos­fe­ra e des­co­briu-se que eram a cau­sa do bura­co na cama­da de ozono.

Come­çou por cri­ar uma cal­cu­la­do­ra ino­va­do­ra em 1972, foi res­pon­sá­vel pela cri­a­ção de com­pu­ta­do­res de bai­xo cus­to para uti­li­za­ção em casa liga­dos à tele­vi­são. Foi um per­cur­sor dos com­pu­ta­do­res pes­so­ais como os conhe­ce­mos hoje. Na déca­da de 80 cri­ou o ZX80, o ZX81 e o mais famo­so ZX Spec­trum que per­mi­ti­ram a milha­res de pes­so­as darem os pri­mei­ros pas­sos na pro­gra­ma­ção e ser­vi­rem de ins­pi­ra­ção a mui­tas gera­ções. Sir Cli­ve Sin­clair fale­ceu hoje aos 81 anos na sua casa em Londres.

Nes­ta sema­na que pas­sou qua­tro nor­te-ame­ri­ca­nos des­co­la­ram do Cen­tro Espa­ci­al Ken­nedy, na Flo­ri­da a bor­do de da cáp­su­la Dra­gon da Spa­ceX, para uma via­gem espa­ci­al de três dias. A gran­de novi­da­de é que nenhum deles é um astro­nau­ta. Lan­ça­da aco­pla­da ao fogue­tão Fal­con 9, esta mis­são teve o nome de bap­tis­mo “Inspiration4” é con­si­de­ra­da a pri­mei­ra mis­são espa­ci­al total­men­te civil e é tam­bém con­si­de­ra­da o pri­mei­ro pas­so para uma aber­tu­ra do espa­ço à soci­e­da­de civil. A bor­do seguem o mili­o­ná­rio Jared Isa­ac­man, acom­pa­nha­do por Hay­ley Arce­ne­aux, Sian Proc­tor e Chris Sem­bros­ki. Todos eles foram trei­na­dos duran­te cer­ca de seis meses na base da SpaceX.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.