Newsletter Nº331

Newsletter Nº331
News­let­ter Nº331

Faz hoje anos que nas­cia, em 1853, o quí­mi­co físi­co rus­so-ale­mão Wilhelm Ostwald. Ele con­se­guiu qua­se sozi­nho orga­ni­zar a quí­mi­ca físi­ca num ramo qua­se inde­pen­den­te da quí­mi­ca. Ganhou o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca em 1909 pelo seu tra­ba­lho sobre catá­li­se, equi­lí­brio quí­mi­co, e velo­ci­da­des de reacção.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1877, o quí­mi­co e físi­co inglês Fre­de­rick Soddy. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca em 1921 por inves­ti­gar as subs­tân­ci­as radi­o­ac­ti­vas. Ele suge­riu que dife­ren­tes ele­men­tos pro­du­zi­dos em dife­ren­tes trans­for­ma­ções radi­o­ac­ti­vas eram capa­zes de ocu­par o mes­mo lugar na Tabe­la Perió­di­ca, e a 18 de Feve­rei­ro de 1913 ele nome­ou tais espé­ci­es “isó­to­pos” a par­tir de pala­vras gre­gas que sig­ni­fi­ca­vam “mes­mo lugar”. Ele é cre­di­ta­do, jun­ta­men­te com outros, com a des­co­ber­ta do ele­men­to pro­tac­ti­nium em 1917.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1878, o mate­má­ti­co fran­cês Mau­ri­ce René Fré­chet. Ele ficou conhe­ci­do sobre­tu­do pela sua con­tri­bui­ção para a aná­li­se real. É cre­di­ta­do por ser o fun­da­dor da teo­ria dos espa­ços abs­trac­tos, que gene­ra­li­zou a defi­ni­ção mate­má­ti­ca tra­di­ci­o­nal do espa­ço como locus para a com­pa­ra­ção de figu­ras; em ter­mos de Fré­chet, o espa­ço é defi­ni­do como um con­jun­to de pon­tos e o con­jun­to de rela­ções. Na sua dis­ser­ta­ção de 1906, inves­ti­gou os fun­ci­o­nais sobre um espa­ço métri­co e for­mu­lou a noção abs­trac­ta de com­pa­ci­da­de. Em 1907, des­co­briu um teo­re­ma de repre­sen­ta­ção inte­gral dos fun­ci­o­nais no espa­ço das fun­ções inte­grá­veis qua­drá­ti­cas de Lebes­gue. Tam­bém fez impor­tan­tes con­tri­bui­ções para a esta­tís­ti­ca, pro­ba­bi­li­da­de e cálculo.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1923, o mate­má­ti­co fran­cês René Thom. Ele rece­beu a Meda­lha Fields em 1958 pelo seu tra­ba­lho em topo­lo­gia, em par­ti­cu­lar em clas­ses carac­te­rís­ti­cas, teo­ria do cobor­dis­mo e o teo­re­ma da trans­ver­sa­li­da­de de Thom. Thom é tam­bém conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho pos­te­ri­or no desen­vol­vi­men­to da teo­ria da catás­tro­fe (1972), um tra­ta­men­to mate­má­ti­co de acção con­tí­nua pro­du­zin­do um resul­ta­do des­con­tí­nuo. A teo­ria de Thom é uma ten­ta­ti­va de des­cre­ver, de uma for­ma que é impos­sí­vel uti­li­zan­do o cál­cu­lo dife­ren­ci­al, aque­las situ­a­ções em que for­ças em mudan­ça gra­du­al con­du­zem às cha­ma­das catás­tro­fes, ou mudan­ças abrup­tas. A teo­ria tem apli­ca­ção gene­ra­li­za­da nas ciên­ci­as físi­cas e bio­ló­gi­cas e nas ciên­ci­as soci­ais, mas aca­bou por cair em desuso.

Em 1752 este foi o ulti­mo dia do calen­dá­rio juli­a­no para o impé­rio Bri­tâ­ni­co. Nes­se ano, sal­ta­ram os dias 3 a 13 e adop­ta­ram o calen­dá­rio gre­go­ri­a­no. Onze dias foram sal­ta­dos para adop­tar o calen­dá­rio gre­go­ri­a­no, con­ce­bi­do para rea­li­nhar o calen­dá­rio com equi­nó­ci­os. Assim, o dia seguin­te foi 14 de Setem­bro. Duran­te mais de um sécu­lo e meio antes, na sequên­cia do decre­to do Papa Gre­gó­rio XIII, Itá­lia, e três outros paí­ses cató­li­cos (Espa­nha, Por­tu­gal e Poló­nia) uti­li­za­ram o calen­dá­rio juli­a­no pela últi­ma vez em 4 de Outu­bro de 1582. Seguiu-se a Fran­ça, ter­mi­nan­do a uti­li­za­ção do calen­dá­rio juli­a­no em 9 de Dezem­bro de 1582. A Rús­sia não mudou até ao iní­cio do sécu­lo XX: 31 de Janei­ro de 1918 foi a últi­ma data Juli­a­na, segui­da no dia seguin­te por 14 de Feve­rei­ro de 1918. Par­tes da Chi­na muda­ram em 1912, mas a revo­lu­ção comu­nis­ta de 1949 esta­be­le­ceu a uti­li­za­ção do calen­dá­rio gre­go­ri­a­no em toda a China.

Em 1969 abria a pri­mei­ra cai­xa auto­má­ti­ca (ATM) da Amé­ri­ca, dis­tri­buin­do dinhei­ro aos cli­en­tes no Che­mi­cal Bank em Rock­vil­le Cen­tre, Nova Ior­que. As cai­xas auto­má­ti­cas pas­sa­ram a revo­lu­ci­o­nar a indús­tria ban­cá­ria, eli­mi­nan­do a neces­si­da­de de visi­tar um ban­co para rea­li­zar tran­sac­ções finan­cei­ras bási­cas. Na déca­da de 1980, estas máqui­nas de dinhei­ro tinham-se tor­na­do ampla­men­te popu­la­res e lida­vam com mui­tas das fun­ções ante­ri­or­men­te desem­pe­nha­das por cai­xas huma­nos, tais como depó­si­tos de che­ques e trans­fe­rên­ci­as de dinhei­ro entre con­tas. Hoje em dia, as cai­xas auto­má­ti­cas são tão indis­pen­sá­veis para a mai­o­ria das pes­so­as como os tele­mó­veis e o cor­reio electrónico.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do o Linux Ker­nel 5.14. De entre as novi­da­des des­ta­ca-se o supor­te de agen­da­men­to de core, um novo con­tro­la­dor pri­o­ri­tá­rio de I/O para gerir a pri­o­ri­da­de dos pedi­dos de I/O do tipo block, um novo coman­do ioc­tl() para melho­rar o jour­na­ling nos sis­te­mas de fichei­ros EXT4. Esta ver­são inclui ain­da supor­te total do ker­nel para o Rasp­ber­ry Pi 400. Final­men­te, há um esfor­ço con­tí­nuo para adi­ci­o­nar supor­te Linux para tec­no­lo­gi­as emer­gen­tes e novas, incluin­do USB 4, pro­ces­sa­dor Intel ‘Alder Lake’, pla­cas grá­fi­cas AMD Bei­ge Goby & Yel­low Carp.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.