Newsletter Nº330

Newsletter Nº330
News­let­ter Nº330

Faz hoje anos que nas­cia, em 1728, o mate­má­ti­co, astró­no­mo, físi­co e filó­so­fo suí­ço-ale­mão Johann Hein­ri­ch Lam­bert. Ele for­ne­ceu a pri­mei­ra pro­va rigo­ro­sa de que pi é irra­ci­o­nal (não pode ser expres­so como o quo­ci­en­te de dois intei­ros). Em 1766, Lam­bert escre­veu The­o­rie der Paral­lel­li­ni­en, um estu­do sobre o pos­tu­la­do para­le­lo. Ao assu­mir que o pos­tu­la­do para­le­lo era fal­so, dedu­ziu mui­tos resul­ta­dos não-eucli­di­a­nos. Ele notou que nes­ta nova geo­me­tria a soma dos ângu­los de um tri­ân­gu­lo aumen­ta à medi­da que a sua área dimi­nui. Lam­bert con­jec­tu­rou que e e p são trans­cen­den­tais, embo­ra isto não tenha sido pro­va­do duran­te mais um sécu­lo. Ele é res­pon­sá­vel por mui­tas ino­va­ções no estu­do do calor e da luz, con­ce­beu um méto­do de medi­ção da inten­si­da­de da luz, bem como tra­ba­lhou sobre a teo­ria da probabilidade.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1740, o inven­tor e balo­nis­ta fran­cês Joseph-Michel Mont­gol­fi­er. Ele, com o seu irmão mais novo, Éti­en­ne, con­du­ziu uma pri­mei­ra expe­ri­ên­cia com um balão de tafe­tá cheio de fumo quen­te, foi pre­sen­te­a­do com uma demons­tra­ção públi­ca a 5 de Junho de 1783. Este tra­ba­lho pio­nei­ro foi segui­do por um voo com três ani­mais como pas­sa­gei­ros a 19 de Setem­bro de 1783, exi­bi­do em Paris e tes­te­mu­nha­do pelo Rei Luís XVI. A 21 de Novem­bro de 1783, o seu balão trans­por­tou os dois pri­mei­ros homens num voo desa­mar­ra­do. No espa­ço de um ano após o lan­ça­men­to do seu balão de ensaio, os irmãos Mont­gol­fi­er tinham per­mi­ti­do o pri­mei­ro voo tri­pu­la­do de balão no mundo.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1743, o quí­mi­co fran­cês Antoi­ne Lavoi­si­er. Ele foi con­si­de­ra­do o “pai da quí­mi­ca moder­na”, foi um bri­lhan­te expe­ri­men­ta­dor tam­bém acti­vo nos assun­tos públi­cos. Um aris­to­cra­ta, inves­tiu numa empre­sa pri­va­da con­tra­ta­da pelo gover­no para cobrar impos­tos. Com a sua rique­za, cons­truiu um gran­de labo­ra­tó­rio. Em 1778, des­co­briu que o ar con­sis­te numa mis­tu­ra de dois gases a que cha­mou oxi­gé­nio e azo­to. Ao estu­dar o papel do oxi­gé­nio na com­bus­tão, subs­ti­tuiu a teo­ria do clo­gis­tão. Lavoi­si­er des­co­briu tam­bém a lei da con­ser­va­ção da mas­sa e con­ce­beu o méto­do moder­no de nome­a­ção de com­pos­tos, que subs­ti­tuiu o méto­do anti­qua­do não sistemático.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1873, o inven­tor ame­ri­ca­no Lee de Forest. Ele inven­tou o tubo de vácuo Audi­on, que tor­nou pos­sí­vel a trans­mis­são de rádio ao vivo e se tor­nou o com­po­nen­te cha­ve de todos os sis­te­mas de rádio, tele­fo­ne, radar, tele­vi­são e com­pu­ta­dor antes da inven­ção do tran­sís­tor em 1947. Deti­nha 300 patentes.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1882, o físi­co ger­ma­no-ame­ri­ca­no James Franck. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1925 com Gus­tav Hertz pela inves­ti­ga­ção sobre a exci­ta­ção e ioni­za­ção dos áto­mos por bom­bar­de­a­men­to de elec­trões que veri­fi­cou a natu­re­za quan­ti­za­da da trans­fe­rên­cia de energia.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1951, o Físi­co mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Edward Wit­ten. Ele foi o pri­mei­ro físi­co a ser reco­nhe­ci­do com a Meda­lha Fields em 1990, pelos seus tra­ba­lhos com a teo­ria das super­cor­das, quan­do tinha 39 anos e no Ins­ti­tu­te for Advan­ced Study em Prin­ce­ton, Nova Jer­sey. A Meda­lha Fields é con­si­de­ra­da como ten­do o esta­tu­to de Pré­mio Nobel para mate­má­ti­cos. Wit­ten já era conhe­ci­do pelas suas con­tri­bui­ções na teo­ria ele­men­tar das par­tí­cu­las, espe­ci­al­men­te na teo­ria quân­ti­ca de cam­po e teo­ria das cor­das, e pelas suas impli­ca­ções mate­má­ti­cas, quan­do em 1998 rece­beu o Pré­mio Dan­nie Hei­ne­man de Físi­ca Mate­má­ti­ca. Este pré­mio da Soci­e­da­de Físi­ca Ame­ri­ca­na foi atri­buí­do por “avan­ços na elu­ci­da­ção da dinâ­mi­ca do cam­po super-simé­tri­co for­te­men­te aco­pla­do e das teo­ri­as das cor­das”, no qual explo­rou “as pro­fun­das con­sequên­ci­as físi­cas e mate­má­ti­cas da dua­li­da­de electro-magnética”.

Nes­ta sema­na que pas­sou o Linux fez 30 anos. Pas­sa­ram-se três déca­das, des­de que come­çou por ser um pro­jec­to aca­dé­mi­co de Linus Tor­valds e hoje em dia é o sis­te­ma ope­ra­ti­vo mais usa­do no mun­do. Usa­do em todo o tipo de dis­po­si­ti­vos, des­de os smartpho­nes Android aos Ser­vi­do­res pas­san­do pelos Desk­tops. Tem os 100% dos TOP500 com­pu­ta­do­res mais poten­tes do mun­do. De acor­do com a Goo­gle o sis­te­ma é usa­do em mais de 3 mil milhões de dis­po­si­ti­vos Android. De entre a suas faça­nhas, está pre­sen­te e é essen­ci­al para o fun­ci­o­na­men­to da ISS e já voo em Mar­te para con­tro­lar o dro­ne Ingenuity.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Maga­zi­ne nº 109 de Setem­bro e o livro “Lear­ning MongoDB”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.