Newsletter Nº329

Newsletter Nº329
News­let­ter Nº329

Faz hoje anos que nas­cia, em 1580, o mate­má­ti­co fran­cês Pier­re Ver­ni­er. Ele inven­tou a esca­la Ver­ni­er, que per­mi­tiu aos ins­tru­men­tos fazer medi­ções line­a­res ou angu­la­res mais pre­ci­sas. Ele descreveu‑a pela pri­mei­ra vez numa obra inti­tu­la­da La cons­truc­ti­on, l’u­sa­ge et les pro­prié­tés du cadran nou­ve­au (1631). Con­sis­te numa peque­na esca­la gra­du­a­da ou arco fei­to para des­li­zar ao lon­go de uma esca­la fixa ou arco mai­or para per­mi­tir deter­mi­nar o incre­men­to entre duas gra­du­a­ções da esca­la mai­or. As dez divi­sões da esca­la menor, ver­ni­er, são iguais a nove da esca­la fixa. Por exem­plo, os paquí­me­tros com uma esca­la mai­or gra­du­a­da em déci­mos de pole­ga­das podem ser lidos atra­vés da uti­li­za­ção da esca­la de ver­ni­er até um cen­té­si­mo de pole­ga­da. As esca­las Ver­ni­er são tam­bém uti­li­za­das em sex­tan­tes e baró­me­tros de colu­na de mercúrio.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1790, o relo­jo­ei­ro e inven­tor inglês Edward John Dent. Ele era espe­ci­a­lis­ta em fabri­car cro­nó­me­tros com ele­va­da pre­ci­são. As suas paten­tes nes­te cam­po incluíam bús­so­las para nave­ga­ção e topo­gra­fia. Fez expe­ri­ên­ci­as com molas fei­tas de aço, ouro e vidro, e dis­po­si­ti­vos para con­tra­ri­ar os efei­tos das mudan­ças de tem­pe­ra­tu­ra sobre os meca­nis­mos do reló­gio. Como relo­jo­ei­ro da Rai­nha Vitó­ria, foi encar­re­ga­do de cons­truir o Gran­de Reló­gio para a tor­re do reló­gio das Câma­ras do Par­la­men­to (conhe­ci­do como Big Ben, embo­ra esse seja de fac­to o ape­li­do do seu sino horá­rio) que come­çou no ano da sua mor­te. O seu filho, Fre­de­rick Dent, com­ple­tou a obra no ano seguin­te e foi ins­ta­la­do na tor­re em 1859. Con­ti­nua a ser reco­nhe­ci­do pela sua gran­de pre­ci­são de 4 segun­dos num ano.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1808, o enge­nhei­ro esco­cês James Nasmyth. Ele inven­tou o mar­te­lo pneu­má­ti­co que foi paten­te­a­do na Grã-Bre­ta­nha em 9 de Junho de 1842 (No. 9382). No iní­cio da sua car­rei­ra, Nasmyth melho­rou a con­cep­ção das máqui­nas-fer­ra­men­tas. Os mar­te­los eléc­tri­cos tinham sido ante­ri­or­men­te movi­dos a vapor, mas Nasmyth con­ce­beu o seu mar­te­lo a vapor com mais pre­ci­são e con­tro­lo. O vapor fun­ci­o­na­va para levan­tar o mar­te­lo, que depois caía por gra­vi­da­de, e repe­tia o ciclo. Nasmyth adap­tou a ideia para fazer um bate-esta­cas a vapor. Com melho­ri­as pos­te­ri­o­res, o mar­te­lo a vapor per­mi­tiu for­jar armas mui­to gran­des para a mari­nha britânica.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1830, o quí­mi­co ale­mão Lothar Meyer. Ele des­co­briu a Lei Perió­di­ca, inde­pen­den­te­men­te de Dmi­try Men­de­leyev, apro­xi­ma­da­men­te na mes­ma altu­ra (1869). No entan­to, ele não desen­vol­veu a clas­si­fi­ca­ção perió­di­ca dos ele­men­tos quí­mi­cos de for­ma tão com­ple­ta como Men­de­leyev. Meyer for­mou-se ori­gi­nal­men­te em medi­ci­na e quí­mi­ca. Ele exa­mi­nou o efei­to do monó­xi­do de car­bo­no no san­gue. Em 1879, Meyer com­pa­rou o volu­me ató­mi­co com o peso ató­mi­co. Tra­ça­do num grá­fi­co, a cur­va mos­tra­va a peri­o­di­ci­da­de dos ele­men­tos. Ele tam­bém esta­be­le­ceu o con­cei­to de valên­cia indi­can­do que um dado ele­men­to com­bi­na­do com um núme­ro carac­te­rís­ti­co de áto­mos de hidro­gé­nio, e cunhou os ter­mos como uni­va­len­te, biva­len­te, e tri­va­len­te, com base nes­se número.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1871, o inven­tor e avi­a­dor ame­ri­ca­no Orvil­le Wright. Ele, com o seu irmão, Wil­bur, inven­tou o pri­mei­ro avião moto­ri­za­do, Flyer, capaz de um voo sus­ten­ta­do e con­tro­la­do (17 Dez 1903). Em Kitty Hawk, na Caro­li­na do Nor­te, Orvil­le fez o pri­mei­ro voo tri­pu­la­do com motor, que per­ma­ne­ceu no ar duran­te 12 segun­dos. Em 1905, tinham melho­ra­do o design, cons­truí­do e fei­to vári­os voos lon­gos no Flyer III, que foi o pri­mei­ro avião total­men­te prá­ti­co (1905), capaz de voar até 38 minu­tos e via­jar 24 milhas (39-km). O seu Mode­lo A foi pro­du­zi­do em 1908, capaz de voar duran­te mais de duas horas de voo. Ven­de­ram núme­ros con­si­de­rá­veis, mas os dese­nha­do­res euro­peus tor­na­ram-se for­tes concorrentes.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1883, o mine­ra­lo­gis­ta rus­so Leo­nid Kulik. Ele con­du­ziu a pri­mei­ra expe­di­ção cien­tí­fi­ca (cujos regis­tos sobre­vi­vem) para estu­dar o local de impac­to do mete­o­ro de Tun­gus­ta. Ele come­çou em 1927, e con­ti­nu­ou a tra­ba­lhar na inves­ti­ga­ção até que, enquan­to luta­va pelo seu país na II Guer­ra Mun­di­al, foi cap­tu­ra­do e mor­reu de tifo num cam­po de pri­si­o­nei­ros nazi. O even­to de Tun­gus­ta, numa região remo­ta da Rús­sia, foi uma explo­são que des­truiu 2.200 km² de flo­res­ta, que se acre­di­ta ter sido cau­sa­da por um mete­o­ri­to com mais de 50 m de diâ­me­tro. Pene­trou na atmos­fe­ra da Ter­ra, aque­ci­da a cer­ca de 10.000 ºC e deto­nou 6 a 10 km aci­ma do solo, não dei­xan­do nenhu­ma cra­te­ra. A região era escas­sa­men­te povo­a­da, remo­ta e difí­cil de alcan­çar, pelo que hou­ve pou­co inte­res­se cien­tí­fi­co até qua­se 20 anos mais tar­de, quan­do Kulik come­çou o seu trabalho.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1906, o inven­tor ame­ri­ca­no Phi­lo Farnsworth. Ele foi pio­nei­ro no desen­vol­vi­men­to da tele­vi­são elec­tró­ni­ca, reti­ran­do todas as par­tes móveis das inven­ções tele­vi­si­vas. Farnsworth era um estu­dan­te de 15 anos do ensi­no secun­dá­rio quan­do con­ce­beu o seu pri­mei­ro sis­te­ma de tele­vi­são. Seis anos mais tar­de, obte­ve a sua pri­mei­ra paten­te. Em 1935, demons­trou o seu sis­te­ma de tele­vi­são com­ple­to. As paten­tes tele­vi­si­vas bási­cas de Farnsworth abran­gi­am a digi­ta­li­za­ção, foca­li­za­ção, sin­cro­ni­za­ção, con­tras­te, con­tro­los e potên­cia. Inven­tou tam­bém os pri­mei­ros tubos de rai­os cató­di­cos fri­os e o pri­mei­ro micros­có­pio elec­tró­ni­co sim­ples. O fabri­co da Phil­co TV rece­beu o seu nome em home­na­gem a ele.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1923, o cien­tis­ta da com­pu­ta­ção Edgar F. Codd. Ele, tra­ba­lhan­do na IBM, inven­tou o mode­lo rela­ci­o­nal para a ges­tão de bases de dados, a base teó­ri­ca para bases de dados rela­ci­o­nais e sis­te­mas de ges­tão de bases de dados rela­ci­o­nais. Fez outras con­tri­bui­ções vali­o­sas para a infor­má­ti­ca, mas o mode­lo rela­ci­o­nal, uma teo­ria geral mui­to influ­en­te da ges­tão de dados, con­ti­nua a ser o seu fei­to mais men­ci­o­na­do, ana­li­sa­do e celebrado.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1939, o mate­má­ti­co bri­tâ­ni­co Alan Baker. Ele foi galar­do­a­do com a Meda­lha Fields em 1970. Atri­buí­da a cada qua­tro anos por des­co­ber­tas extra­or­di­ná­ri­as em mate­má­ti­ca, a Meda­lha é con­si­de­ra­da a mai­or hon­ra no cam­po e o equi­va­len­te ao Pré­mio Nobel. Este pré­mio foi pelo seu tra­ba­lho na Teo­ria do Núme­ro Trans­cen­den­tal. Des­de a Anti­gui­da­de Gre­ga, as pes­so­as ten­ta­vam “qua­drar um cír­cu­lo” (cri­ar um qua­dra­do com a mes­ma área que um cír­cu­lo usan­do ape­nas uma régua e bús­so­las), mas pro­vou ser impos­sí­vel no sécu­lo pas­sa­do ao mos­trar que pi é um núme­ro trans­cen­den­tal (um núme­ro que não é uma solu­ção de uma equa­ção poli­no­mi­al com coe­fi­ci­en­tes intei­ros). O tra­ba­lho de Baker aqui foi um avan­ço com equa­ções de diophan­ti­ne. Baker tam­bém fez con­tri­bui­ções subs­tan­ci­ais para o séti­mo pro­ble­ma de Hilbert.

Em 1960, o Sput­nik 5 foi lan­ça­do na órbi­ta da Ter­ra, levan­do dois cães cha­ma­dos Bel­ka (Esqui­lo) e Strel­ka (Fle­cha Peque­na), jun­ta­men­te com 40 ratos, 2 ratos e uma vari­e­da­de de plan­tas, ini­ci­an­do uma via­gem segu­ra de ida e vol­ta ao Espa­ço, após o que se tor­nam os pri­mei­ros orga­nis­mos vivos a regres­sar ao espa­ço. Após um dia em órbi­ta, o fogue­tão da nave espa­ci­al foi acti­va­do e a cáp­su­la de ater­ra­gem regres­sou à Ter­ra a 20 de Agosto.

Nes­ta sema­na que pas­sou, foi lan­ça­da a nova ver­são da dis­tri­bui­ção Debi­an. Após 2 anos, 1 mês e 9 dias de desen­vol­vi­men­to, o pro­jec­to Debi­an orgu­lha-se de apre­sen­tar a sua nova ver­são está­vel 11 (nome de códi­go bull­seye). Esta ver­são é dis­po­ni­bi­li­za­da com vári­as apli­ca­ções e ambi­en­tes de tra­ba­lho, entre os quais, o Gno­me 3.38, o KDE Plas­ma 5.20, o LXDE 11, o LXQt 0,16, o MATE 1.24, e o Xfce 4.16. Este lan­ça­men­to con­tém mais de 11.294 novos paco­tes num total de 59.551 paco­tes, jun­ta­men­te com uma redu­ção sig­ni­fi­ca­ti­va de mais de 9.519 paco­tes que foram mar­ca­dos como obso­le­tos e remo­vi­dos. 42.821 paco­tes foram actu­a­li­za­dos e 5.434 paco­tes per­ma­ne­ce­ram inal­te­ra­dos. O Debi­an 11 bull­seye inclui nume­ro­sos paco­tes de soft­ware actu­a­li­za­dos (mais de 72% de todos os paco­tes da ver­são ante­ri­or), como por exem­plo: Apa­che 2.4.48, Ser­vi­dor DNS BIND 9.16, Cal­li­gra 3.2, Crypt­se­tup 2.3, Emacs 27.1, GIMP 2.10.22, Colec­ção de Com­pi­la­do­res GNU 10.2, GnuPG 2.2.20, Inks­ca­pe 1.0.2, Libre­Of­fi­ce 7.0, Ker­nel Linux série 5.10, Mari­aDB 10.5, OpenS­SH 8.4p1, Perl 5.32, PHP 7.4, Post­greSQL 13, Python 3.9.1, Rustc 1.48, Sam­ba 4.13 e Vim 8.2.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Hacks­pa­ce Maga­zi­ne nº 46 de Setem­bro e o livro “Lear­ning Go”.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.