Faz hoje anos que nascia, em 1728, o matemático, astrónomo, físico e filósofo suíço-alemão Johann Heinrich Lambert. Ele forneceu a primeira prova rigorosa de que pi é irracional (não pode ser expresso como o quociente de dois inteiros). Em 1766, Lambert escreveu Theorie der Parallellinien, um estudo sobre o postulado paralelo. Ao assumir que o postulado paralelo era falso, deduziu muitos resultados não-euclidianos. Ele notou que nesta nova geometria a soma dos ângulos de um triângulo aumenta à medida que a sua área diminui. Lambert conjecturou que e e p são transcendentais, embora isto não tenha sido provado durante mais um século. Ele é responsável por muitas inovações no estudo do calor e da luz, concebeu um método de medição da intensidade da luz, bem como trabalhou sobre a teoria da probabilidade.
Faz também hoje anos que nascia, em 1740, o inventor e balonista francês Joseph-Michel Montgolfier. Ele, com o seu irmão mais novo, Étienne, conduziu uma primeira experiência com um balão de tafetá cheio de fumo quente, foi presenteado com uma demonstração pública a 5 de Junho de 1783. Este trabalho pioneiro foi seguido por um voo com três animais como passageiros a 19 de Setembro de 1783, exibido em Paris e testemunhado pelo Rei Luís XVI. A 21 de Novembro de 1783, o seu balão transportou os dois primeiros homens num voo desamarrado. No espaço de um ano após o lançamento do seu balão de ensaio, os irmãos Montgolfier tinham permitido o primeiro voo tripulado de balão no mundo.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1743, o químico francês Antoine Lavoisier. Ele foi considerado o “pai da química moderna”, foi um brilhante experimentador também activo nos assuntos públicos. Um aristocrata, investiu numa empresa privada contratada pelo governo para cobrar impostos. Com a sua riqueza, construiu um grande laboratório. Em 1778, descobriu que o ar consiste numa mistura de dois gases a que chamou oxigénio e azoto. Ao estudar o papel do oxigénio na combustão, substituiu a teoria do clogistão. Lavoisier descobriu também a lei da conservação da massa e concebeu o método moderno de nomeação de compostos, que substituiu o método antiquado não sistemático.
Faz também hoje anos que nascia, em 1873, o inventor americano Lee de Forest. Ele inventou o tubo de vácuo Audion, que tornou possível a transmissão de rádio ao vivo e se tornou o componente chave de todos os sistemas de rádio, telefone, radar, televisão e computador antes da invenção do transístor em 1947. Detinha 300 patentes.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1882, o físico germano-americano James Franck. Ele partilhou o Prémio Nobel da Física em 1925 com Gustav Hertz pela investigação sobre a excitação e ionização dos átomos por bombardeamento de electrões que verificou a natureza quantizada da transferência de energia.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1951, o Físico matemático norte-americano Edward Witten. Ele foi o primeiro físico a ser reconhecido com a Medalha Fields em 1990, pelos seus trabalhos com a teoria das supercordas, quando tinha 39 anos e no Institute for Advanced Study em Princeton, Nova Jersey. A Medalha Fields é considerada como tendo o estatuto de Prémio Nobel para matemáticos. Witten já era conhecido pelas suas contribuições na teoria elementar das partículas, especialmente na teoria quântica de campo e teoria das cordas, e pelas suas implicações matemáticas, quando em 1998 recebeu o Prémio Dannie Heineman de Física Matemática. Este prémio da Sociedade Física Americana foi atribuído por “avanços na elucidação da dinâmica do campo super-simétrico fortemente acoplado e das teorias das cordas”, no qual explorou “as profundas consequências físicas e matemáticas da dualidade electro-magnética”.
Nesta semana que passou o Linux fez 30 anos. Passaram-se três décadas, desde que começou por ser um projecto académico de Linus Torvalds e hoje em dia é o sistema operativo mais usado no mundo. Usado em todo o tipo de dispositivos, desde os smartphones Android aos Servidores passando pelos Desktops. Tem os 100% dos TOP500 computadores mais potentes do mundo. De acordo com a Google o sistema é usado em mais de 3 mil milhões de dispositivos Android. De entre a suas façanhas, está presente e é essencial para o funcionamento da ISS e já voo em Marte para controlar o drone Ingenuity.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista MagPI Magazine nº 109 de Setembro e o livro “Learning MongoDB”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.