Faz hoje anos que nascia, em 1881, o inventor norte-americano [Vincent Hugo Bendix](https://en.wikipedia.org/wiki/Vincent_Hugo_Bendix). Ele desenvolveu sistemas para automóveis e aviões e empresas para os fabricar. O seu primeiro, a efémera Bendix Company de Chicago (1907–9) fabricou um carro chamado Bendix Buggy. Em 1910, inventou a unidade Bendix que tornou possível o auto-arranque eléctrico. Utilizava uma engrenagem para engatar com o motor a baixa velocidade de rotação e depois andar para trás, desengatando-se automaticamente a uma velocidade mais alta. O primeiro sistema de travagem de quatro rodas para automóveis foi a sua criação. Entrou na produção de sistemas de aviação em 1929, com a Bendix Aviation Corporation (mais tarde, passou a chamar-se Bendix Corporation), e iniciou a Bendix Helicopters, Inc. em 1942. Durante a II Guerra Mundial, a Bendix foi a principal fonte da electrónica de aviação dos EUA.
Faz também hoje anos que nascia, em 1887, o Físico teórico austríaco [Erwin Schrödinger](https://en.wikipedia.org/wiki/Erwin_Schr%C3%B6dinger). Ele partilhou o Prémio Nobel da Física de 1933 com o físico britânico P.A.M. Dirac. Erwin Schrödinger tomou o conceito de Louis de Broglie de partículas atómicas como tendo propriedades semelhantes às ondas, e modificou o anterior modelo Bohr do átomo para acomodar a natureza ondulatória dos electrões. Isto deu um grande contributo para o desenvolvimento da mecânica quântica. Schrödinger percebeu que as possíveis órbitas de um electrão estariam confinadas àquelas em que as suas ondas de matéria se fecham num número exacto de comprimentos de onda. Esta condição, semelhante a uma onda estacionária, seria responsável por apenas certas órbitas serem possíveis, e nenhuma possível entre elas. Isto forneceu uma explicação para linhas discretas no espectro de átomos excitados.
Em 1960, os Estados Unidos lançaram o primeiro satélite de telecomunicações, Echo 1, do Cabo Canaveral, embalado num foguetão Thor-Delta. Na altitude para a baixa órbita terrestre, acima de quase toda a atmosfera terrestre, o satélite foi implantado e insuflado com gás a baixa pressão para formar um balão esférico de 30,5 m de diâmetro feito de Mylar metalizado, com 12,7‑μm de espessura. Assim, é conhecido como um satélite balão, como originalmente concebido por William J. O’Sullivan (26 de Janeiro de 1956). A sua órbita era de cerca de 1600 km. Era meramente passivo, para reflectir sinais de micro-ondas entre pontos da Terra, semelhante à forma como a Lua reflecte a luz enquanto o Sol está abaixo do horizonte. O Echo 1 permaneceu em órbita até 24 de Maio de 1968.
Faz hoje [40 anos que era lançado o IBM PC](https://www.raspberrypi.org/blog/40-years-of-the-pc/), o primeiro computador pessoal. A IBM introduziu o PC por um preço base de $1,600. O PC foi desenvolvido em menos de um ano nas instalações da IBM em Boca Raton, Florida, utilizando componentes existentes off-the-shelf. A IBM-PC estabeleceu o domínio do sistema operativo da Microsoft. O desenho do hardware do PC IBM também se tornou o padrão da indústria para PC compatíveis, com o barramento ISA. A sua velocidade de processador Intel 8080 era de 4,77 MHz, e utilizava desde 16K até 640K de memória. As opções de armazenamento de dados incluíam unidades de disquetes de 5,25″, fita, e mais tarde discos rígidos.
Hoje à noite vamos ter o pico da famosa chuva de meteoros das Perseidas que ocorre entre 17 de Julho e 24 de Agosto, entre as 20h e as 23h (Hora Legal) com uma taxa horária prevista de 110 meteoros por hora, se as condições de observação estiverem perfeitas. As Perseidas são a chuva de meteoros mais impressionante e popular do ano, por terem uma alta taxa de meteoros e ocorrerem todos os anos no verão (no hemisfério norte) sob temperaturas agradáveis e noites estreladas. São provocadas pela passagem da Terra pelos fragmentos do cometa 109P / Swift-Tuttle, que foram deixados para trás aquando a sua passagem. A órbita deste cometa tem um período de 133 anos e a última vez que entrou no sistema solar interno foi em 1992. O radiante desta chuva de meteoros, ou seja, o ponto de onde parecem sair os traços das suas estrelas cadentes, está localizado na constelação do Perseu.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.