Faz hoje anos que nascia, em 1831, o farmacêutico norte-americano John Stith Pemberton. Ele ficou conhecido por ter inventado a Coca-Cola em 1885. No início era um tónico, o vinho francês Coca. Mais tarde ele modificou a fórmula retirando o álcool e adicionando outras essências vegetais. O novo xarope destinava-se a ser uma cura segura para as dores de cabeça. A 29 de Maio de 1886, a Coca-Cola foi anunciada pela primeira vez no Diário de Atlanta. Pemberton vendeu mais tarde a receita, equipamento e maquinaria para fabricar a bebida a Asa G. Candler por $1200.
Faz também hoje anos que nascia, em 1838, o inventor, engenheiro e fabricante alemão Ferdinand von Zeppelin. Ele foi o pioneiro da aviação que construiu as primeiras aeronaves dirigíveis rígidas, chamadas Zeppelins. Depois de se reformar de uma carreira militar (1890), dedicou dez anos à concepção e construção da sua primeira bem sucedida embarcação ligeiro-ar, a LZ‑1. Patenteou a sua ideia a 31 de Agosto de 1895 e formou uma empresa para a construção de dirigíveis em 1898. O seu primeiro dirigível descolou a 2 de Julho de 1900 no Lago Constança, onde tinha sido montado num hangar flutuante de montagem. O seu sucesso estimulou o financiamento por parte da comunidade. Eventualmente, ele produziu mais de 100 zepelins para usos militares na I Guerra Mundial. Durante a guerra, os zepelins foram usados para bombardear a Grã-Bretanha a partir de 19 de Janeiro de 1915 com ataques a Great Yarmouth e King’s Lynn. Após a guerra, ele continuou a melhorar o projecto e construiu uma frota de dirigíveis para serviço comercial de passageiros, que incluía voos transatlânticos. O uso de Zeppelin terminou após o desastre do incêndio de 6 de Maio de 1937 em Lakehurst, N.J., E.U.A.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1894, o físico russo Pyotr Kapitsa. Ele partilhou (com Arno Penzias e Robert Woodrow Wilson) o Prémio Nobel da Física de 1978 pelas suas invenções e descobertas básicas sobre campos magnéticos fortes na área da física de baixa temperatura. Ele descobriu que o hélio II (a forma estável de hélio líquido inferior a 2.174 K, ou ‑270.976 C) não tem quase viscosidade (ou seja, resistência ao fluxo). No final dos anos 40, Kapitza mudou o seu foco, inventando geradores de micro-ondas de alta potência — planotron e nigotron (1950–1955) e descobriu um novo tipo de descarga contínua de plasma de alta pressão com temperaturas de electrões superiores a um milhão de kelvin.
Faz também hoje anos que nascia, em 1895, o físico soviético Igor Tamm. Ele partilhou o Prémio Nobel da Física de 1958 com Pavel A. Cherenkov e Ilya M. Frank pelos seus esforços em explicar a radiação Cherenkov. Tamm foi um físico teórico notável, após pesquisas iniciais em cristalo-óptica, desenvolveu um método para interpretar a interacção das partículas nucleares. Juntamente com I. M. Frank, desenvolveu a interpretação teórica da radiação dos electrões que se movem através da matéria mais rapidamente do que a velocidade da luz (o efeito Cerenkov), e a teoria dos chuveiros em raios cósmicos. Também contribuiu para os métodos de controlo das reacções termo-nucleares.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1904, o matemático francês Henri Cartan. Ele fez avanços fundamentais na teoria das funções analíticas, trabalhou na teoria das roldanas, teoria homológica, topologia algébrica e teoria do potencial. Juntamente com outros, tais como Weil e Dieudonné, Henri Cartan escreveu sob o nome de Bourbaki. Eléments de mathématique de Bourbaki contém mais de 30 volumes e pretende apresentar a matemática de modo a ilustrar a estrutura axiomática da matemática moderna.
Faz hoje 10 anos que foi lançado pela ultima vez o vaivém Atlantis. Foi a ultima vez que vaivéns da classe Space Shuttle seria lançada. Este em particular completou 33 voos depois de ter sido lançado pela primeira vez em 1985. Nesta ultima missão foi reabastecer a ISS e trazer algum equipamento danificado. Foi lançado com uma tripulação de quatro astronautas e a missão durou 12 dias e 18 horas, tendo percorrido um total de 8.505.161 km. Foi a missão nº 135 dos Space Shuttles. Esta classe de vaivéns ficou para história devido aos dois desastres com o Challenger e com o Columbia que resultaram na morte de todos os tripulantes. Foram construídos no total 5 Space Shuttles.
Nesta semana que passou os astronautas chineses a bordo da estação orbital chinesa Tianhe fizeram a primeira caminhada espacial. Estiveram a instalar câmaras e outros equipamentos fazendo uso de um braço robótico com cerca de 15 metros de comprimento. Os astronautas Liu e Tang passaram cerca de sete horas fora da estação orbital.
Também nesta semana que passou, mas em Marte, o helicóptero Ingenuity completa o seu nono voo na superfície de Marte. Este 9º voo não era como os voos que o precederam. Quebrou os recordes de duração de voo e velocidade de cruzeiro, e quase quadruplicou a distância voada entre dois locais. Mas o que realmente distinguiu o voo foi o terreno a que o Ingenuidade teve de negociar durante os seus 2 minutos e 46 segundos no ar — uma área chamada “Séítah” que seria difícil de atravessar com um veículo terrestre como o Perseverance. Este voo foi também explicitamente concebido para ter valor científico, fornecendo a primeira visão de perto dos principais alvos da ciência que o “Rover” não alcançará durante bastante tempo.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentado o livro “A Practical Introduction to Python Programming”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.