Faz hoje anos que nascia, em 1646, o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz. Ele foi importante tanto como metafísico como lógico, e também distinguido pela sua invenção independente do cálculo diferencial e integral. Através de encontros com estudiosos como Christiaan Huygens em Paris e com membros da Royal Society, incluindo Robert Boyle, durante duas viagens a Londres em 1673 e 1676, Leibniz foi apresentado aos problemas pendentes que desafiam os matemáticos e físicos da Europa. Ele descobriu independentemente o cálculo diferencial e integral (publicado em 1684), mas envolveu-se numa amarga disputa prioritária com Isaac Newton, cujas ideias sobre o cálculo foram desenvolvidas mais cedo (1665), mas publicadas mais tarde (1687).
Faz também hoje anos que nascia, em 1788, o matemático e engenheiro francês Jean-Victor Poncelet. Ele estudou o pólo e as linhas polares associadas à cónica que levaram ao princípio da dualidade. Em 1822 publicou Traité des propriétés projectives des figures em que apresentou as suas ideias fundamentais de geometria projectiva tais como a relação cruzada, perspectiva, involução e os pontos circulares ao infinito. Como professor de mecânica (1825–35), aplicou a mecânica para melhorar as rodas de água e foi capaz de duplicar a sua eficiência.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1872, o engenheiro eléctrico inglês William Du Bois Duddell. Ele inventou o oscilógrafo de bobina móvel sensível capaz de registar fotograficamente um ponto de luz que traça as oscilações de uma tensão eléctrica, e outros instrumentos eléctricos. Ele concebeu o que pode ser considerado como o primeiro instrumento musical eléctrico, o Arco Cantante (1899), com base nos sons emitidos por uma lâmpada eléctrica de arco de carbono quando a sua tensão de alimentação era variada. Foi um resultado da sua investigação para resolver o problema dos ruídos indesejáveis de zumbido gerado pela iluminação de rua em arco de carbono. Esta investigação descobriu um princípio associado de resistência negativa. As frequências de áudio foram geradas pela comutação de circuitos ressonantes adequados para o arco.
Faz também hoje anos que nascia, em 1906, o matemático francês Jean Dieudonné. Ele ficou conhecido pelos seus escritos sobre álgebra abstracta, análise funcional, topologia, e a sua teoria dos grupos de Lie. Dieudonné foi um dos dois principais contribuintes para a série de textos Bourbaki. Começou a sua carreira matemática trabalhando na análise de polinómios. Trabalhou numa grande variedade de áreas matemáticas incluindo topologia geral, espaços vectoriais topológicos, geometria algébrica, teoria invariável e os grupos clássicos.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1956, o bioquímico, geneticista e oncologista americano Gregg L. Semenza. Ele partilhou o Prémio Nobel da Medicina de 2019 com William G. Kaelin Jr. e Peter J. Ratcliffe, pelo seu trabalho sobre como as células se sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigénio. Semenza fez a descoberta pioneira do HIF‑1 (factor induzível de hipoxia 1), uma proteína, que controla os genes em resposta a mudanças na disponibilidade de oxigénio, e ajusta a quantidade de oxigénio que é recebida pelas células. Esta linha de investigação tem implicações de grande alcance no tratamento de várias doenças, incluindo cancro, ataques cardíacos, anemia e acidentes vasculares cerebrais. Por exemplo, podem ser feitos mais estudos para examinar se as células cancerosas estão à procura de oxigénio quando se espalham pelos tecidos circundantes e pela corrente sanguínea que as transporta pelo corpo.
Faz hoje trinta anos que foi feita a primeira chamada oficial GSM entre o antigo primeiro-ministro finlandês Harri Holkeri e o vice-presidente de Tampere Kaarina Suonio, a 1 de Julho de 1991, durou pouco mais de três minutos. A Nokia desenvolveu durante dois intensos anos a tecnologia que viria a permitir este feito.
O rádio transístor foi uma maravilha tecnológica que colocou a música literalmente nas mãos dos consumidores em meados da década de 1950. Era barato, fiável e portátil, mas nunca conseguia sequer aproximar a qualidade sonora de um disco a ser tocado numa aparelhagem doméstica. Era, no entanto, a única tecnologia disponível para os amantes de música em movimento até que a Sony Corporation desencadeou uma revolução na electrónica pessoal com a introdução do primeiro leitor de cassetes estéreo pessoal. Um aparelho tão espantoso no primeiro encontro como o telemóvel ou câmara digital seria mais tarde, o Sony Walkman foi posto à venda pela primeira vez em 1 de Julho de 1979.
Nesta semana que passou foi lançado o Kernel de Linux 5.13. As principais novidades são o suporte inicial para o Apple M1, suporte preliminar para a placa gráfica integrada no CPU Intel Alder Lake S, suporte para o HDMI adaptativo das GPUs da AMD, um novo driver genérico USB, suporte bastante melhor da arquitectura RISC‑V. Tratou-se de um dos maiores lançamentos com cerca de 17 mil alterações.
Também nesta semana que passou a Klein Vision fez uma demonstração das capacidades do seu prototipo do AirCar, um carro voador, fazendo uma viagem de cerca de 35 minutos entre duas cidades da Eslováquia. O veiculo voa a uma velocidade de cruzeiro de 190 km/h e a uma altitude de cerca de 2500 metros. É objectivo da companhia desenvolver um novo prototipo que consiga atingir velocidades de cruzeiro de cerca de 300 km/h e ter uma autonomia de cerca de 1000 quilómetros sem reabastecimentos.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.