Newsletter Nº316

Newsletter Nº316
News­let­ter Nº316

Faz hoje anos que nas­cia, em 1851, o inven­tor ger­ma­no-ame­ri­ca­no Emi­le Ber­li­ner. Ele fez con­tri­bui­ções impor­tan­tes para a tec­no­lo­gia do tele­fo­ne e desen­vol­veu o dis­co de regis­to fono­grá­fi­co, o micro­fo­ne em 1877 e o gra­mo­fo­ne em 1887. Enquan­to Tho­mas Edi­son inven­tou os dis­cos cilín­dri­cos, Ber­li­ner teve a ideia de usar dis­cos. Ele cunhou a pala­vra gra­mo­fo­ne como mar­ca regis­ta­da. Mais tar­de, ele tor­nou-se um pio­nei­ro no dese­nho de helicópteros.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1860, o bioquí­mi­co ale­mão Edu­ard Buch­ner. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca em 1907 por demons­trar que a fer­men­ta­ção de car­boi­dra­tos resul­ta da acção de dife­ren­tes enzi­mas con­ti­das na leve­du­ra e não na pró­pria célu­la de leve­du­ra. Ele mos­trou que uma enzi­ma, a zima­se, pode ser extraí­da das célu­las de leve­du­ra e que cau­sa a que­bra do açúcar.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1895, o dese­nha­dor de aero­na­ves bri­tâ­ni­co R. J. Mit­chell. Ele desen­vol­veu o Spit­fi­re de oito armas (1936), um dos caças mais conhe­ci­dos na Segun­da Guer­ra Mun­di­al. Ele foi enge­nhei­ro e pro­jec­tis­ta da Super­ma­ri­ne Avi­a­ti­on Works (1916–37), enge­nhei­ro-che­fe (de 1919) e tam­bém era conhe­ci­do pelo pro­jec­to de uma série de lan­chas e hidro­a­viões de alta velo­ci­da­de. Nos anos de 1920 a 1936, ele pro­jec­tou nada menos que 24 aero­na­ves dife­ren­tes. O Spit­fi­re era um deri­va­do de sua ante­ri­or aero­na­ve de cor­ri­da de hidro­a­viões, a S.6B.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1901, o enge­nhei­ro japo­nês Hideo Shi­ma. Ele pro­jec­tou e super­vi­si­o­nou a cons­tru­ção do pri­mei­ro com­boio “bala” de alta velo­ci­da­de do mun­do, ligan­do Tóquio a Osa­ka. Ten­do come­ça­do a ope­rar a 222 km/h em Outu­bro de 1964. A linha fer­ro­viá­ria abriu uma nova era no trans­por­te ter­res­tre. (A gera­ção actu­al che­ga a 271 km/h). Shi­ma lide­rou o pro­gra­ma de desen­vol­vi­men­to espa­ci­al do Japão até 1977 na Agên­cia Naci­o­nal de Desen­vol­vi­men­to Espa­ci­al do Japão. Ele desen­vol­veu a for­ça motriz eléc­tri­ca dis­tri­buí­da ao lon­go de todo o com­pri­men­to do com­boio, ten­do capa­ci­da­de de gerar mai­or potên­cia num com­boio de vári­as uni­da­des, sem dani­fi­car os tri­lhos e as estruturas.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1913, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no Bill Hewlett. Ele co-fun­dou a Hewlett-Pac­kard Com­pany, um fabri­can­te líder de com­pu­ta­do­res, impres­so­ras de com­pu­ta­dor e equi­pa­men­tos ana­lí­ti­cos e de medi­ção. Em 1939, ele for­mou uma par­ce­ria conhe­ci­da como Hewlett-Pac­kard Com­pany com David Pac­kard, um ami­go e cole­ga de clas­se de Stan­ford. O pri­mei­ro pro­du­to da HP foi um osci­la­dor de áudio base­a­do num dese­nho desen­vol­vi­do por Hewlett quan­do ele esta­va na facul­da­de. Oito foram ven­di­dos para Walt Dis­ney para o fil­me Fan­ta­sia. A empre­sa come­çou com um capi­tal ini­ci­al de $538 e sua pri­mei­ra uni­da­de de pro­du­ção foi uma peque­na gara­gem em Palo Alto.

Em 1498, Vas­co da Gama che­ga­va à Índia, tor­nan­do-se o pri­mei­ro euro­peu a che­gar à Índia via Oce­a­no Indi­co. Depois de par­tir de Lis­boa a 8 de Julho de 1497, e de ter dobra­do o cabo da boa espe­ran­ça, Vas­co da Gama com as suas qua­tro embar­ca­ções, acom­pa­nha­do por Bar­to­lo­meu Dias che­ga­ram dez meses depois a Kap­pa­ka­da­vu, ter­ra pró­xi­ma de Cale­cu­te, fican­do esta­be­le­ci­da a Rota do Cabo e aber­to o cami­nho marí­ti­mo dos Euro­peus para a Índia.

Em 1927 o avi­a­dor ame­ri­ca­no Char­les A. Lind­bergh des­co­la do Roo­se­velt Field em Long Island, Nova York, no pri­mei­ro voo solo sem esca­las do mun­do atra­vés do Oce­a­no Atlân­ti­co. Este pri­mei­ro voo sem esca­las entre Nova York e Paris demo­rou 33 horas e meia ten­do per­cor­ri­do cer­ca de 5800 km.

Em 1978 a NASA lan­çou para o espa­ço a son­da Pion­ner para fazer explo­ra­ções em Vénus. Era um cilin­dro movi­do a ener­gia solar do tama­nho de uma banhei­ra de hidromassagem.

Faz hoje 31 anos que o teles­có­pio espa­ci­al Hub­ble envi­a­va a sua pri­mei­ra foto­gra­fia do espa­ço, uma ima­gem de uma estre­la dupla a 1.260 anos-luz de distância.

E nes­ta sema­na que pas­sou o rover chi­nês ater­rou na super­fí­cie de Mar­te numa zona per­to da Uto­pia Pla­ni­tia. Foram par­ti­lha­das as pri­mei­ras ima­gens cap­ta­das pelo rover. O Zhu­rong che­gou ao pla­ne­ta ver­me­lho no pas­sa­do fim-de-semana.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Hacks­pa­ce Nº43 de Junho e é apre­sen­ta­do o livro “Demys­tifying Inter­net of Things Security”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.