Newsletter Nº315

Newsletter Nº315
News­let­ter Nº315

Faz hoje anos que nas­cia, em 1713, o mate­má­ti­co, astró­no­mo e geo­fí­si­co fran­cês Ale­xis Clai­raut. Ele foi um new­to­ni­a­no pro­e­mi­nen­te cujo tra­ba­lho aju­dou a esta­be­le­cer a vali­da­de dos prin­cí­pi­os e resul­ta­dos que Sir Isa­ac New­ton deli­ne­ou nos Prin­ci­pia de 1687. Clai­raut foi uma das figu­ras-cha­ve na expe­di­ção à Lapó­nia que aju­dou a con­fir­mar a teo­ria de New­ton para a figu­ra da Ter­ra. Nes­se con­tex­to, Clai­raut ela­bo­rou um resul­ta­do mate­má­ti­co ago­ra conhe­ci­do como “teo­re­ma de Clai­raut”. Ele tam­bém abor­dou o pro­ble­ma gra­vi­ta­ci­o­nal dos três cor­pos, sen­do o pri­mei­ro a obter um resul­ta­do satis­fa­tó­rio para a pre­ces­são absi­dal da órbi­ta lunar. Em mate­má­ti­ca, ele tam­bém é cre­di­ta­do com a equa­ção de Clai­raut e a rela­ção de Clairaut.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1857, o médi­co, bac­te­ri­o­lo­gis­ta e mate­má­ti­co inglês Ronald Ross. Ele loca­li­zou o para­si­ta da malá­ria no intes­ti­no do mos­qui­to Anophe­les, identificando‑o como o vec­tor da doen­ça. Por esta des­co­ber­ta ele tor­nou-se o pri­mei­ro pré­mio Nobel bri­tâ­ni­co, quan­do rece­beu o Pré­mio Nobel da Medi­ci­na em 1902. O seu estu­do da malá­ria come­çou em 1892. Em 1894, ele con­du­ziu expe­ri­ên­ci­as na Índia para deter­mi­nar a vali­da­de da hipó­te­se de Alphon­se Lave­ran e Patrick Man­son de que os mos­qui­tos espa­lham a doen­ça. Demo­rou dois anos e meio de esfor­ço antes que Ross con­se­guis­se elu­ci­dar o ciclo de vida dos para­si­tas da malá­ria nos mos­qui­tos. Num tra­ba­lho pos­te­ri­or, na Áfri­ca Oci­den­tal, ele tam­bém deter­mi­nou a espé­cie de mos­qui­to que car­re­ga a mor­tal febre africana.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1865, o quí­mi­co ale­mão F. K. Johan­nes Thi­e­le. Ele pes­qui­sou molé­cu­las orgâ­ni­cas não-satu­ra­das con­ju­ga­das (envol­ven­do liga­ções sim­ples e duplas alter­na­das ao lon­go de uma cadeia de car­bo­no) segui­das por outros quí­mi­cos, pro­du­zin­do novas idei­as para teo­ri­as sobre os meca­nis­mos das reac­ções orgâ­ni­cas. Ele esten­deu a ideia (1865) de August Keku­lé para a estru­tu­ra em anel do ben­ze­no com uma hipó­te­se de “valên­cia par­ci­al”, para a qual ele suge­riu uma estru­tu­ra de res­so­nân­cia com liga­ções par­ci­ais repre­sen­ta­das por um cír­cu­lo tra­ce­ja­do dese­nha­do den­tro do anel de car­bo­no (1899). Ele tam­bém estu­dou a quí­mi­ca dos com­pos­tos de nitro­gé­nio e des­co­briu mui­tos novos com­pos­tos e méto­dos de sín­te­se. Ele inves­ti­gou gua­ni­di­na, hidra­zi­na e seus deri­va­dos (alguns dos quais explo­si­vos). Ele inven­tou o tubo Thi­e­le para medir os pon­tos de fusão.

Nes­ta sema­na que pas­sou os res­tos do fogue­tão Long Mar­ch-5b, lan­ça­do no pas­sa­do dia 5 de Maio, reen­tra­ram na atmos­fe­ra. A mai­or par­te do fogue­tão foi des­truí­da ao reen­trar na atmos­fe­ra, mas o res­to dos des­tro­ços caiu a oes­te das Mal­di­vas no oce­a­no Indi­co, no pas­sa­do domingo.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou o heli­cóp­te­ro mar­ci­a­no Inge­nuity fez o seu quin­to voo. Nes­te, o heli­cóp­te­ro diri­giu-se para o sul para apoi­ar pes­qui­sas futu­ras sobre o uso poten­ci­al des­te tipo de meio aéreo em Mar­te no futu­ro. O Inge­nuity Mars Heli­cop­ter da NASA com­ple­tou seu quin­to voo no Pla­ne­ta Ver­me­lho com sua pri­mei­ra via­gem de ida do Wright Brothers Field para um cam­po de avi­a­ção a sul em 129 metros. Após a che­ga­da aci­ma de seu novo local, o Inge­nuity alcan­çou um recor­de de alti­tu­de de 10 metros e cap­tu­rou ima­gens colo­ri­das de alta reso­lu­ção da sua nova vizi­nhan­ça antes de pousar.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­do a revis­ta newe­lec­tro­nics de 11 de Maio.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.