Faz hoje anos que nascia, em 1713, o matemático, astrónomo e geofísico francês Alexis Clairaut. Ele foi um newtoniano proeminente cujo trabalho ajudou a estabelecer a validade dos princípios e resultados que Sir Isaac Newton delineou nos Principia de 1687. Clairaut foi uma das figuras-chave na expedição à Lapónia que ajudou a confirmar a teoria de Newton para a figura da Terra. Nesse contexto, Clairaut elaborou um resultado matemático agora conhecido como “teorema de Clairaut”. Ele também abordou o problema gravitacional dos três corpos, sendo o primeiro a obter um resultado satisfatório para a precessão absidal da órbita lunar. Em matemática, ele também é creditado com a equação de Clairaut e a relação de Clairaut.
Faz também hoje anos que nascia, em 1857, o médico, bacteriologista e matemático inglês Ronald Ross. Ele localizou o parasita da malária no intestino do mosquito Anopheles, identificando‑o como o vector da doença. Por esta descoberta ele tornou-se o primeiro prémio Nobel britânico, quando recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 1902. O seu estudo da malária começou em 1892. Em 1894, ele conduziu experiências na Índia para determinar a validade da hipótese de Alphonse Laveran e Patrick Manson de que os mosquitos espalham a doença. Demorou dois anos e meio de esforço antes que Ross conseguisse elucidar o ciclo de vida dos parasitas da malária nos mosquitos. Num trabalho posterior, na África Ocidental, ele também determinou a espécie de mosquito que carrega a mortal febre africana.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1865, o químico alemão F. K. Johannes Thiele. Ele pesquisou moléculas orgânicas não-saturadas conjugadas (envolvendo ligações simples e duplas alternadas ao longo de uma cadeia de carbono) seguidas por outros químicos, produzindo novas ideias para teorias sobre os mecanismos das reacções orgânicas. Ele estendeu a ideia (1865) de August Kekulé para a estrutura em anel do benzeno com uma hipótese de “valência parcial”, para a qual ele sugeriu uma estrutura de ressonância com ligações parciais representadas por um círculo tracejado desenhado dentro do anel de carbono (1899). Ele também estudou a química dos compostos de nitrogénio e descobriu muitos novos compostos e métodos de síntese. Ele investigou guanidina, hidrazina e seus derivados (alguns dos quais explosivos). Ele inventou o tubo Thiele para medir os pontos de fusão.
Nesta semana que passou os restos do foguetão Long March-5b, lançado no passado dia 5 de Maio, reentraram na atmosfera. A maior parte do foguetão foi destruída ao reentrar na atmosfera, mas o resto dos destroços caiu a oeste das Maldivas no oceano Indico, no passado domingo.
Também nesta semana que passou o helicóptero marciano Ingenuity fez o seu quinto voo. Neste, o helicóptero dirigiu-se para o sul para apoiar pesquisas futuras sobre o uso potencial deste tipo de meio aéreo em Marte no futuro. O Ingenuity Mars Helicopter da NASA completou seu quinto voo no Planeta Vermelho com sua primeira viagem de ida do Wright Brothers Field para um campo de aviação a sul em 129 metros. Após a chegada acima de seu novo local, o Ingenuity alcançou um recorde de altitude de 10 metros e capturou imagens coloridas de alta resolução da sua nova vizinhança antes de pousar.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentado a revista newelectronics de 11 de Maio.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.