Newsletter Nº308

Newsletter Nº308
News­let­ter Nº308

Faz hoje anos que nas­cia, em 1786, o físi­co e astró­no­mo ita­li­a­no Gio­van­ni Bat­tis­ta Ami­ci. Ele ficou conhe­ci­do pela sua inven­ção das len­tes acro­má­ti­cas. Ele tam­bém apre­sen­tou a len­te Ami­ci-Ber­trand, uma len­te para a ins­pec­ção do pla­no focal pos­te­ri­or de uma objec­ti­va. O sis­te­ma de len­tes que ele pro­jec­tou para um novo tipo de micros­có­pio em 1837 melho­rou a ampli­a­ção, capaz de até 6.000 vezes. Em 1840, ele intro­du­ziu um sis­te­ma de imer­são para micros­có­pi­os; a len­te infe­ri­or foi imer­sa numa gota de óleo para redu­zir e melho­rar a cla­re­za. Ele melho­rou o dese­nho de espe­lhos usa­dos em teles­có­pi­os reflectores.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1833, o enge­nhei­ro bri­tâ­ni­co Fle­e­ming Jen­kin. Ele ficou conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho no esta­be­le­ci­men­to de uni­da­des de medi­da eléc­tri­ca. Depois de ganhar um M.A. (1851), ele tra­ba­lhou no 10 anos seguin­tes em fir­mas de enge­nha­ria espe­ci­a­li­za­das no pro­jec­to e fabri­ca­ção de cabos tele­grá­fi­cos sub­ma­ri­nos e equi­pa­men­tos para ins­ta­lá-los. Em 1861, o seu ami­go Wil­li­am Thom­son (mais tar­de Lord Kel­vin) con­se­guiu a nome­a­ção de Jen­kin como repór­ter do Comi­té de Padrões Eléc­tri­cos da Asso­ci­a­ção Bri­tâ­ni­ca para o Avan­ço da Ciên­cia. Ele aju­dou a com­pi­lar e publi­car rela­tó­ri­os que esta­be­le­ce­ram o Ohm como a uni­da­de abso­lu­ta de resis­tên­cia eléc­tri­ca e des­cre­veu méto­dos para medi­ções pre­ci­sas de resistência.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1865, o físi­co fran­cês Pier­re Weiss. Ele inves­ti­gou o mag­ne­tis­mo e deter­mi­nou a uni­da­de mag­né­ti­ca de Weiss do momen­to mag­né­ti­co. O prin­ci­pal tra­ba­lho de Weiss foi sobre fer­ro­mag­ne­tis­mo. Hipo­te­ti­zan­do um cam­po mag­né­ti­co mole­cu­lar agin­do em momen­tos mag­né­ti­cos ató­mi­cos indi­vi­du­ais, ele foi capaz de cons­truir des­cri­ções mate­má­ti­cas do com­por­ta­men­to fer­ro­mag­né­ti­co, incluin­do uma expli­ca­ção de fenó­me­nos mag­ne­to­ca­ló­ri­cos como o pon­to de Curie. A sua teo­ria tam­bém con­se­guiu pre­ver uma des­con­ti­nui­da­de no calor espe­cí­fi­co de uma subs­tân­cia fer­ro­mag­né­ti­ca no pon­to Curie e suge­riu que a mag­ne­ti­za­ção espon­tâ­nea pode­ria ocor­rer em tais mate­ri­ais; o últi­mo fenó­me­no foi des­co­ber­to mais tar­de para ocor­rer em regiões mui­to peque­nas conhe­ci­das como domí­ni­os de Weiss.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1923, o astró­no­mo nor­te-ame­ri­ca­no Ken­neth Fran­klin. Ele foi co-autor da des­co­ber­ta de que o pla­ne­ta gigan­te Júpi­ter emi­te ondas de rádio. O Dr. Ber­nard F. Bur­ke e Fran­klin, astró­no­mos do Car­ne­gie Ins­ti­tu­ti­on em Washing­ton, esta­vam a exa­mi­nar o céu a pro­cu­ra de ondas de rádio de galá­xi­as. Por aca­so, eles encon­tra­ram um sinal de rádio que lem­bra­va raja­das cur­tas de está­ti­ca, seme­lhan­te à inter­fe­rên­cia de um raio em rádi­os domés­ti­cos. Depois de sema­nas de estu­do, a des­co­ber­ta dos sinais era perió­di­ca, qua­tro minu­tos antes a cada dia, eles apon­ta­vam Júpi­ter como a fon­te. Nun­ca antes foram detec­ta­dos sons de rádio de um pla­ne­ta em nos­so sis­te­ma solar. Estu­dos pos­te­ri­o­res mos­tra­ram que as ondas de rádio eram pola­ri­za­das cir­cu­lar­men­te, por­tan­to, um cam­po mag­né­ti­co esta­va envol­vi­do. A des­co­ber­ta foi anun­ci­a­da em 6 de Abril de 1955.

E nes­ta sema­na que pas­sou um navio de trans­por­te de con­ten­to­res fechou lite­ral­men­te o Canal do Suez. Com cer­ca de 400 metros de com­pri­men­to e 59 metros de altu­ra o gigan­te MV Ever­Gi­ven de cer­ca de 220 mil tone­la­das ficou atra­ves­sa­do no Canal devi­do a uma tem­pes­ta­de de areia e ven­tos mui­to for­tes. Este já é con­si­de­ra­do o mai­or desas­tre mun­di­al de sem­pre com navi­os por­ta-con­ten­to­res sem a per­da do pró­prio navio. Este inci­den­te já teve efei­tos no pre­ço do bar­ril de petró­leo e já está a ame­a­çar algum tipo de stocks que podem vir a esgo­tar se a situ­a­ção não se resolver.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a Spa­ceX fez mais um lan­ça­men­to de 60 saté­li­tes da Star­link. Apro­xi­ma­da­men­te nove minu­tos depois, o pri­mei­ro está­gio do fogue­te reu­ti­li­zá­vel vol­tou à Ter­ra para seu sex­to pou­so bem-suce­di­do. O dro­ne da Spa­ceX, “Cla­ro que ain­da te amo”, esta­va esta­ci­o­na­do no Oce­a­no Atlân­ti­co, aguar­dan­do a cap­tu­ra. O voo de hoje é a quar­ta mis­são Star­link des­te mês. O lan­ça­men­to ocor­reu no 15º ani­ver­sá­rio do pri­mei­ro lan­ça­men­to da SpaceX.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. São apre­sen­ta­das as revis­tas Mag­PI Maga­zi­ne nº 104 de Abril e newe­lec­tro­nics de 23 Março.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.