Newsletter Nº307

Newsletter Nº307
News­let­ter Nº307

Faz hoje anos que nas­cia, em 1690 o mate­má­ti­co rus­so Chris­ti­an Gold­ba­ch. Ele deu con­tri­bui­ções para a teo­ria dos núme­ros que inclu­em a con­jec­tu­ra de Gold­ba­ch, for­mu­la­da numa car­ta a Leo­nhard Euler data­da de 7 de Julho de 1742. Decla­ra­da em ter­mos moder­nos, ela pro­põe que: “Todo o núme­ro natu­ral par mai­or que 2 é igual à soma de dois núme­ros pri­mos.” Ele foi veri­fi­ca­do atra­vés de um com­pu­ta­dor em bus­ca de um gran­de núme­ro — até pelo menos 4 x 10^14 — mas ain­da não foi com­pro­va­do. Gold­ba­ch fez outra con­jec­tu­ra de que cada núme­ro ímpar é a soma de três pri­mos, nos quais Vino­gra­dov fez pro­gres­so em 1937. (Foi veri­fi­ca­do por com­pu­ta­dor para gran­des núme­ros, mas per­ma­ne­ce sem com­pro­va­ção.) Gold­ba­ch tam­bém estu­dou somas infi­ni­tas, a teo­ria das cur­vas e a teo­ria das equações.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1796, o mate­má­ti­co suí­ço Jakob Stei­ner. Ele foi um dos mai­o­res con­tri­buin­tes da geo­me­tria pro­jec­ti­va. Ele des­co­briu a super­fí­cie de Stei­ner, que tem uma dupla infi­ni­da­de de sec­ções cóni­cas. O teo­re­ma de Stei­ner afir­ma que os dois lápis pelos quais uma cóni­ca é pro­jec­ta­da de dois de seus pon­tos são pro­jec­ti­va­men­te rela­ci­o­na­dos. Ele tam­bém é conhe­ci­do pelo teo­re­ma de Pon­ce­let-Stei­ner, que mos­tra que ape­nas um deter­mi­na­do cír­cu­lo e uma linha rec­ta são neces­sá­ri­os para as cons­tru­ções eucli­di­a­nas. O seu tra­ba­lho incluiu sec­ções e super­fí­ci­es cóni­cas, a teo­ria das super­fí­ci­es de segun­do grau e pro­ble­mas de cen­tro de gra­vi­da­de. Ele desen­vol­veu o prin­cí­pio de sime­tri­za­ção (1840–41). Em 1848, ele foi o pri­mei­ro a defi­nir vári­as cur­vas pola­res em rela­ção a uma dada cur­va e intro­du­ziu as “Cur­vas de Steiner”.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1858 o enge­nhei­ro ale­mão Rudolf Die­sel. Ele inven­tou o motor de com­bus­tão inter­na que tem o seu nome. Depois de estu­dar os moto­res de com­bus­tão inter­na de qua­tro tem­pos desen­vol­vi­dos por Niko­laus Otto, Die­sel con­ce­beu um motor que se apro­xi­ma­ria do limi­te ter­mo­di­nâ­mi­co esta­be­le­ci­do por Sadi Car­not em 1824. Se o com­bus­tí­vel num cilin­dro pudes­se ser expan­di­do a pres­são cons­tan­te, ele pode­ria-se apro­xi­mar do Limi­te de Car­not. Ele paten­te­ou o con­cei­to em 1892, enquan­to tra­ba­lha­va na empre­sa do enge­nhei­ro de refri­ge­ra­ção Carl von Lin­de em Berlim.

E nes­ta sema­na que pas­sou um fogue­tão Fal­con 9 lan­çou um novo con­jun­to de 60 saté­li­tes da Inter­net Star­link em órbi­ta na manhã de domin­go (14 de Mar­ço) e acer­tou a sua ater­ra­gem no mar para encer­rar uma mis­são recor­de. O vete­ra­no fogue­tão Fal­con 9 é o pri­mei­ro da fro­ta da Spa­ceX a lan­çar e pou­sar um recor­de de nove vezes. O lan­ça­dor de dois está­gi­os des­co­lou do Ken­nedy Spa­ce Cen­ter da NASA na Florida.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou o rover Per­se­ve­ran­ce cap­tu­rou os sons da sua des­lo­ca­ção na super­fí­cie de Mar­te. Quan­do o rover Per­se­ve­ran­ce come­çou a fazer tri­lhos na super­fí­cie de Mar­te, um micro­fo­ne sen­sí­vel que car­re­ga assi­na­lou o baru­lho da des­lo­ca­ção das seis rodas do robô con­for­me ela se des­lo­ca­vam sobre o ter­re­no marciano.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta HackS­pa­ce Maga­zi­ne nº 41 de Abril.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.