Faz hoje anos que nascia, em 1786, o físico e astrónomo italiano Giovanni Battista Amici. Ele ficou conhecido pela sua invenção das lentes acromáticas. Ele também apresentou a lente Amici-Bertrand, uma lente para a inspecção do plano focal posterior de uma objectiva. O sistema de lentes que ele projectou para um novo tipo de microscópio em 1837 melhorou a ampliação, capaz de até 6.000 vezes. Em 1840, ele introduziu um sistema de imersão para microscópios; a lente inferior foi imersa numa gota de óleo para reduzir e melhorar a clareza. Ele melhorou o desenho de espelhos usados em telescópios reflectores.
Faz também hoje anos que nascia, em 1833, o engenheiro britânico Fleeming Jenkin. Ele ficou conhecido pelo seu trabalho no estabelecimento de unidades de medida eléctrica. Depois de ganhar um M.A. (1851), ele trabalhou no 10 anos seguintes em firmas de engenharia especializadas no projecto e fabricação de cabos telegráficos submarinos e equipamentos para instalá-los. Em 1861, o seu amigo William Thomson (mais tarde Lord Kelvin) conseguiu a nomeação de Jenkin como repórter do Comité de Padrões Eléctricos da Associação Britânica para o Avanço da Ciência. Ele ajudou a compilar e publicar relatórios que estabeleceram o Ohm como a unidade absoluta de resistência eléctrica e descreveu métodos para medições precisas de resistência.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1865, o físico francês Pierre Weiss. Ele investigou o magnetismo e determinou a unidade magnética de Weiss do momento magnético. O principal trabalho de Weiss foi sobre ferromagnetismo. Hipotetizando um campo magnético molecular agindo em momentos magnéticos atómicos individuais, ele foi capaz de construir descrições matemáticas do comportamento ferromagnético, incluindo uma explicação de fenómenos magnetocalóricos como o ponto de Curie. A sua teoria também conseguiu prever uma descontinuidade no calor específico de uma substância ferromagnética no ponto Curie e sugeriu que a magnetização espontânea poderia ocorrer em tais materiais; o último fenómeno foi descoberto mais tarde para ocorrer em regiões muito pequenas conhecidas como domínios de Weiss.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1923, o astrónomo norte-americano Kenneth Franklin. Ele foi co-autor da descoberta de que o planeta gigante Júpiter emite ondas de rádio. O Dr. Bernard F. Burke e Franklin, astrónomos do Carnegie Institution em Washington, estavam a examinar o céu a procura de ondas de rádio de galáxias. Por acaso, eles encontraram um sinal de rádio que lembrava rajadas curtas de estática, semelhante à interferência de um raio em rádios domésticos. Depois de semanas de estudo, a descoberta dos sinais era periódica, quatro minutos antes a cada dia, eles apontavam Júpiter como a fonte. Nunca antes foram detectados sons de rádio de um planeta em nosso sistema solar. Estudos posteriores mostraram que as ondas de rádio eram polarizadas circularmente, portanto, um campo magnético estava envolvido. A descoberta foi anunciada em 6 de Abril de 1955.
E nesta semana que passou um navio de transporte de contentores fechou literalmente o Canal do Suez. Com cerca de 400 metros de comprimento e 59 metros de altura o gigante MV EverGiven de cerca de 220 mil toneladas ficou atravessado no Canal devido a uma tempestade de areia e ventos muito fortes. Este já é considerado o maior desastre mundial de sempre com navios porta-contentores sem a perda do próprio navio. Este incidente já teve efeitos no preço do barril de petróleo e já está a ameaçar algum tipo de stocks que podem vir a esgotar se a situação não se resolver.
Também nesta semana que passou a SpaceX fez mais um lançamento de 60 satélites da Starlink. Aproximadamente nove minutos depois, o primeiro estágio do foguete reutilizável voltou à Terra para seu sexto pouso bem-sucedido. O drone da SpaceX, “Claro que ainda te amo”, estava estacionado no Oceano Atlântico, aguardando a captura. O voo de hoje é a quarta missão Starlink deste mês. O lançamento ocorreu no 15º aniversário do primeiro lançamento da SpaceX.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. São apresentadas as revistas MagPI Magazine nº 104 de Abril e newelectronics de 23 Março.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.