Newsletter Nº304

Newsletter Nº304
News­let­ter Nº304

Faz hoje anos que nas­cia, em 1896, a quí­mi­ca ale­mã Ida Nod­dack. Ela, con­jun­ta­men­te com Wal­ter Nod­dack e Otto Berg des­co­bri­ram em 1925 o ele­men­to 75, o rénio, ao qual foi dado o nome do rio Reno. Eles encon­tra­ram ves­tí­gi­os no mine­ral colum­bi­te. Eles tam­bém esta­vam a ten­tar encon­trar o ele­men­to 43, que eles cha­ma­ram de masu­rium, mas o anún­cio des­sa des­co­ber­ta foi erra­do. Ela comen­tou sobre a pos­si­bi­li­da­de de fis­são ao ouvir os rela­tó­ri­os das obser­va­ções de Fer­mi de 1934 sobre o bom­bar­de­a­men­to de neu­trões de urâ­nio. A sua ideia per­ma­ne­ceu ador­me­ci­da. Porém, quan­do Fris­ch, cin­co anos depois, apre­sen­tou a mes­ma ideia, ela foi acei­ta. Na fotoquí­mi­ca, os Nod­dack tra­ba­lha­ram na sen­si­bi­li­za­ção de subs­tân­ci­as coran­tes, a fotoquí­mi­ca do olho huma­no entre outros.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1909, o físi­co sovié­ti­co Lev Art­si­mo­vi­ch. Ele ficou conhe­ci­do por ter cri­a­do a base do Toka­mak, um dis­po­si­ti­vo capaz de con­fi­nar plas­ma em tem­pe­ra­tu­ra ultra-alta, ade­qua­do para pes­qui­sas em fusão nucle­ar con­tro­la­da. Após a Segun­da Guer­ra Mun­di­al, ele come­çou com a tare­fa de sepa­ra­ção de isó­to­pos para com­bus­tí­vel de bom­ba nucle­ar e, a par­tir daí, pas­sou a tra­ba­lhar com o objec­ti­vo de fusão nucle­ar controlada.

Na sema­na que pas­sou, o rover Per­se­ve­ran­ce ater­rou em Mar­te para uma serie de expe­ri­ên­ci­as e a bor­do des­te ater­rou tam­bém o dro­ne Inge­nuity. Este dro­ne foi cons­truí­do com peças dis­po­ní­veis no mer­ca­do, incluin­do o pro­ces­sa­dor Snap­dra­gon 801 da Qual­comm, um chip de smartpho­ne e tem como sis­te­ma ope­ra­ti­vo o Linux. Tra­ta-se de uma novi­da­de em ter­mos de mis­sões espa­ci­ais a Mar­te com equi­pa­men­tos geri­dos por este sis­te­ma. Habi­tu­al­men­te recor­rem a sis­te­mas pro­pri­e­tá­ri­os, no entan­to face à esco­lha do Hard­ware a melhor opção era o Linux como sis­te­ma operativo.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a son­da chi­ne­sa Tianwen‑1 entrou na órbi­ta de Mar­te e repre­sen­ta o esfor­ço ambi­ci­o­so da Chi­na para fazer ino­va­ções. Esta son­da vai pas­sar cer­ca de três meses a rea­li­zar pes­qui­sas cien­tí­fi­cas na órbi­ta estacionária.

Tam­bém rela­ci­o­na­da com Mar­te a ulti­ma noti­cia que des­ta­co é a da divul­ga­ção das ima­gens da ater­ra­gem do rover Per­se­ve­ran­ce na super­fí­cie de Mar­te cujo para-que­das con­ti­nha uma men­sa­gem secre­ta, gra­ças a um aman­te de que­bra-cabe­ças da equi­pe da NASA. Os enge­nhei­ros que­ri­am um padrão fora do comum nas lis­tras laran­jas e bran­cas do pára-que­das de nylon de 21 metros para que pudes­sem ver como ele foi ori­en­ta­do duran­te a des­ci­da do Per­se­ve­ran­ce ao Pla­ne­ta Ver­me­lho. O enge­nhei­ro de sis­te­mas e adep­to das pala­vras cru­za­das Ian Clark teve a ideia, há dois anos, de usar um códi­go biná­rio para sole­trar uma men­sa­gem ocul­ta: “Dare Mighty Things”. É uma linha do ex-pre­si­den­te dos Esta­dos Uni­dos The­o­do­re Roo­se­velt e a man­tra do Jet Pro­pul­si­on Labo­ra­tory, que está a exe­cu­tar o pro­jec­to Perseverance.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI nº 103 de Mar­ço e os livros “Dapr for .NET Deve­lo­pers”, “Mode­ling and Simu­la­ti­on in Python” e “Com­pu­ter Sci­en­ce I”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.