Newsletter Nº303

Newsletter Nº303
News­let­ter Nº303

Faz hoje anos que nas­cia, em 1201, o filó­so­fo, cien­tis­ta, mate­má­ti­co e astró­no­mo per­sa Nasir al-Din al-Tusi. Ele fez con­tri­bui­ções notá­veis na sua épo­ca. Quan­do a inva­são mon­gol, ini­ci­a­da por Genghis Khan, o alcan­çou em 1256, ele esca­pou da pro­vá­vel mor­te jun­tan­do-se aos vito­ri­o­sos mon­góis como con­se­lhei­ro cien­tí­fi­co. Ele usou um obser­va­tó­rio cons­truí­do em Maragheh (con­cluí­do em 1262), assis­ti­do por astró­no­mos chi­ne­ses. Ele tinha vári­os ins­tru­men­tos, como um qua­dran­te de pare­de de 4 metros fei­to de cobre e um qua­dran­te de azi­mu­te que foi inven­ção do pró­prio Tusi. Usan­do movi­men­tos pla­ne­tá­ri­os dese­nha­dos com pre­ci­são, ele modi­fi­cou o mode­lo do sis­te­ma pla­ne­tá­rio de Pto­lo­meu base­a­do em prin­cí­pi­os mecâ­ni­cos. O obser­va­tó­rio e a sua bibli­o­te­ca tor­na­ram-se um cen­tro para uma ampla gama de tra­ba­lhos em ciên­ci­as, mate­má­ti­ca e filo­so­fia. Ele era conhe­ci­do pelo títu­lo de Tusi pelo seu local de nas­ci­men­to (Tus).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1745, o físi­co ita­li­a­no Ales­san­dro Vol­ta. Ele inven­tou a bate­ria eléc­tri­ca (1800), que foi o pri­mei­ro for­ne­ci­men­to con­fiá­vel e sus­ten­ta­do de cor­ren­te. A sua pilha vol­tai­ca usa­va pla­cas de dois metais dife­ren­tes e um elec­tró­li­to, vári­os dis­cos alter­na­dos de zin­co e pra­ta, cada um sepa­ra­do por pape­lão embe­bi­do em sal­mou­ra poro­sa. Ante­ri­or­men­te, ape­nas a des­car­ga de elec­tri­ci­da­de está­ti­ca esta­va dis­po­ní­vel, então o seu dis­po­si­ti­vo per­mi­tia novos usos de elec­tri­ci­da­de. (Logo, com a elec­tró­li­se, Wil­li­am Nichol­son decompôs a água e Humphry Davy iso­lou o potás­sio e outros metais.) Vol­ta tam­bém inven­tou o elec­tró­fo­ro, o con­den­sa­dor e o elec­tros­có­pio. Ele con­tri­buiu para a mete­o­ro­lo­gia, estu­dou gases e des­co­briu o meta­no. O volt, uma uni­da­de de medi­da da ten­são eléc­tri­ca, tem o seu nome.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1838, o físi­co e filó­so­fo aus­tría­co Ernst Mach. Ele esta­be­le­ceu prin­cí­pi­os impor­tan­tes de ópti­ca, mecâ­ni­ca e dinâ­mi­ca de ondas. Os seus pri­mei­ros tra­ba­lhos físi­cos foram dedi­ca­dos à des­car­ga eléc­tri­ca e indu­ção. Entre 1860 e 1862, ele estu­dou em pro­fun­di­da­de o Efei­to Dop­pler por meio de expe­ri­ên­ci­as ópti­cas e acús­ti­cas. Ele intro­du­ziu o “núme­ro de Mach” para a rela­ção entre a velo­ci­da­de do objec­to e a velo­ci­da­de do som que rece­beu seu nome. Quan­do os aviões super­só­ni­cos via­jam hoje, sua velo­ci­da­de é medi­da em ter­mos que man­têm o nome de Mach vivo. O seu inte­res­se pro­fun­do, no entan­to, foi em psi­co­lo­gia e per­cep­ção huma­na. Ele apoi­ou que a visão de que todo conhe­ci­men­to é uma orga­ni­za­ção con­cep­tu­al dos dados da expe­ri­ên­cia sen­so­ri­al (ou observação).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1871, o esta­tís­ti­co esco­cês Udny Yule. Ele, jun­ta­men­te com Karl Pear­son, estu­dou as esta­tís­ti­cas de regres­são e cor­re­la­ção, espe­ci­al­men­te as apli­ca­das em tabe­las de con­tin­gên­cia 2x2, séri­es tem­po­rais, gené­ti­ca men­de­li­a­na e epi­de­mi­o­lo­gia. O seu nome é lem­bra­do na dis­tri­bui­ção de Yule (uma lei de potên­cia dis­cre­ta). O pri­mei­ro arti­go de Yule sobre esta­tís­ti­cas, On the Cor­re­la­ti­on of Total Pau­pe­rism with Pro­por­ti­on of Out-reli­ef (1895), reflec­te seu inte­res­se ini­ci­al em esta­tís­ti­cas apli­ca­das a pro­ble­mas soci­ais. Como um dos pio­nei­ros da esta­tís­ti­ca moder­na, ele lan­çou uma base sobre a qual outros pos­te­ri­or­men­te cons­truí­ram. Yule tam­bém fez algu­mas decla­ra­ções pio­nei­ras sobre os tes­tes men­tais, como redu­zir o erro de medi­ção e, assim, melho­rar a vali­da­de. Desen­vol­vi­do a par­tir de sua série ante­ri­or de pales­tras, ele escre­veu um livro-tex­to ampla­men­te uti­li­za­do, Intro­du­ção à Esta­tís­ti­ca (1911), que teve 14 edições.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1871, o Meta­lúr­gi­co inglês Har­ry Bre­ar­ley. Ele é res­pon­sá­vel pela inven­ção do aço ino­xi­dá­vel, que é uma liga de aço com cro­mo e níquel. Em 1912, ele esta­va a inves­ti­gar a cor­ro­são de canos de espin­gar­das por­que o seu diâ­me­tro inter­no foi rapi­da­men­te cor­roí­do pela acção do aque­ci­men­to e da des­car­ga de gases. A sua solu­ção foi desen­vol­ver uma liga de aço com cro­mo que fos­se mui­to mais resis­ten­te à fer­ru­gem do que o aço de uso comum. Os metais adi­ci­o­na­dos pro­du­zem uma pelí­cu­la super­fi­ci­al de óxi­dos metá­li­cos que resis­te à fer­ru­gem. Por­tan­to, foi deno­mi­na­do aço ino­xi­dá­vel. Ele tam­bém per­ce­beu como isso pode­ria revo­lu­ci­o­nar a indús­tria da cute­la­ria. Até então, os talhe­res de mesa eram banha­dos a pra­ta ou níquel e as facas de cor­te de aço car­bo­no tinham que ser bem lava­das e secas após o uso, e mes­mo assim as man­chas de fer­ru­gem teri­am que ser removidas.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da mais uma ver­são do Ker­nel Linux. Linus Tor­valds lan­çou no pas­sa­do domin­go dia 14 a ver­são 5.11 do Ker­nel de Linux. Esta ver­são não é LTS, sen­do no entan­to a pri­mei­ra lan­ça­da em 2021. De entre as prin­ci­pais mudan­ças des­ta­ca-se o supor­te para Wi-Fi 6, melho­ri­as no desem­pe­nho dos CPU AMD, supor­te grá­fi­co Intel Iris Xe, supor­te AMD Van Gogh APU e mui­to mais. Foram tam­bém intro­du­zi­das melho­ri­as sig­ni­fi­ca­ti­vas e supor­te para a arqui­tec­tu­ra de CPU RISC‑V, incluin­do supor­te Open­RISC para o dri­ver do con­tro­la­dor LiteX SoC e supor­te geral para o SoC.

Hoje ao ini­cio da noi­te ater­rou com suces­so o rover Per­se­ve­ran­ce na super­fí­cie de Mar­te. Lan­ça­do a bor­do do fogue­tão Atlas V a 30 de Julho de 2020, foi a ter­cei­ra son­da a che­gar a Mar­te no espa­ço de 1 sema­na. O Rover Per­se­ve­ran­ce acom­pa­nha­do pelo dro­ne Inge­nuity irão ago­ra explo­rar a super­fí­cie de Mar­te, con­du­zin­do um con­jun­to mui­to alar­ga­do de expe­ri­ên­ci­as e a ten­ta­ti­va de extrac­ção de amos­tras para que pos­sam no futu­ro ser envi­a­das para a Ter­ra para serem estu­da­das. “O rover Per­se­ve­ran­ce é o geó­lo­go robó­ti­co mais sofis­ti­ca­do já cons­truí­do, mas veri­fi­car se a vida micros­có­pi­ca já exis­tiu car­re­ga um enor­me ónus de pro­va”, dis­se Lori Gla­ze, direc­to­ra da Divi­são de Ciên­cia Pla­ne­tá­ria da NASA. “Embo­ra pos­sa­mos apren­der mui­to com os gran­des ins­tru­men­tos que temos a bor­do do rover, pode mui­to bem exi­gir que labo­ra­tó­ri­os e ins­tru­men­tos mui­to mais capa­zes aqui na Ter­ra nos digam se nos­sas amos­tras car­re­gam evi­dên­ci­as de que Mar­te já abri­gou vida.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta HackS­pa­ce nº 40 de Mar­ço e os livros “Making Ser­vers Work” e “Foun­da­ti­ons of Machi­ne Lear­ning, Second Edition”.

Nes­ta sema­na abri­mos uma nova sec­ção com víde­os que apre­sen­tam pro­jec­tos ou que abor­dam assun­tos que são interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.