Faz hoje anos que nascia, em 1201, o filósofo, cientista, matemático e astrónomo persa Nasir al-Din al-Tusi. Ele fez contribuições notáveis na sua época. Quando a invasão mongol, iniciada por Genghis Khan, o alcançou em 1256, ele escapou da provável morte juntando-se aos vitoriosos mongóis como conselheiro científico. Ele usou um observatório construído em Maragheh (concluído em 1262), assistido por astrónomos chineses. Ele tinha vários instrumentos, como um quadrante de parede de 4 metros feito de cobre e um quadrante de azimute que foi invenção do próprio Tusi. Usando movimentos planetários desenhados com precisão, ele modificou o modelo do sistema planetário de Ptolomeu baseado em princípios mecânicos. O observatório e a sua biblioteca tornaram-se um centro para uma ampla gama de trabalhos em ciências, matemática e filosofia. Ele era conhecido pelo título de Tusi pelo seu local de nascimento (Tus).
Faz também hoje anos que nascia, em 1745, o físico italiano Alessandro Volta. Ele inventou a bateria eléctrica (1800), que foi o primeiro fornecimento confiável e sustentado de corrente. A sua pilha voltaica usava placas de dois metais diferentes e um electrólito, vários discos alternados de zinco e prata, cada um separado por papelão embebido em salmoura porosa. Anteriormente, apenas a descarga de electricidade estática estava disponível, então o seu dispositivo permitia novos usos de electricidade. (Logo, com a electrólise, William Nicholson decompôs a água e Humphry Davy isolou o potássio e outros metais.) Volta também inventou o electróforo, o condensador e o electroscópio. Ele contribuiu para a meteorologia, estudou gases e descobriu o metano. O volt, uma unidade de medida da tensão eléctrica, tem o seu nome.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1838, o físico e filósofo austríaco Ernst Mach. Ele estabeleceu princípios importantes de óptica, mecânica e dinâmica de ondas. Os seus primeiros trabalhos físicos foram dedicados à descarga eléctrica e indução. Entre 1860 e 1862, ele estudou em profundidade o Efeito Doppler por meio de experiências ópticas e acústicas. Ele introduziu o “número de Mach” para a relação entre a velocidade do objecto e a velocidade do som que recebeu seu nome. Quando os aviões supersónicos viajam hoje, sua velocidade é medida em termos que mantêm o nome de Mach vivo. O seu interesse profundo, no entanto, foi em psicologia e percepção humana. Ele apoiou que a visão de que todo conhecimento é uma organização conceptual dos dados da experiência sensorial (ou observação).
Faz também hoje anos que nascia, em 1871, o estatístico escocês Udny Yule. Ele, juntamente com Karl Pearson, estudou as estatísticas de regressão e correlação, especialmente as aplicadas em tabelas de contingência 2x2, séries temporais, genética mendeliana e epidemiologia. O seu nome é lembrado na distribuição de Yule (uma lei de potência discreta). O primeiro artigo de Yule sobre estatísticas, On the Correlation of Total Pauperism with Proportion of Out-relief (1895), reflecte seu interesse inicial em estatísticas aplicadas a problemas sociais. Como um dos pioneiros da estatística moderna, ele lançou uma base sobre a qual outros posteriormente construíram. Yule também fez algumas declarações pioneiras sobre os testes mentais, como reduzir o erro de medição e, assim, melhorar a validade. Desenvolvido a partir de sua série anterior de palestras, ele escreveu um livro-texto amplamente utilizado, Introdução à Estatística (1911), que teve 14 edições.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1871, o Metalúrgico inglês Harry Brearley. Ele é responsável pela invenção do aço inoxidável, que é uma liga de aço com cromo e níquel. Em 1912, ele estava a investigar a corrosão de canos de espingardas porque o seu diâmetro interno foi rapidamente corroído pela acção do aquecimento e da descarga de gases. A sua solução foi desenvolver uma liga de aço com cromo que fosse muito mais resistente à ferrugem do que o aço de uso comum. Os metais adicionados produzem uma película superficial de óxidos metálicos que resiste à ferrugem. Portanto, foi denominado aço inoxidável. Ele também percebeu como isso poderia revolucionar a indústria da cutelaria. Até então, os talheres de mesa eram banhados a prata ou níquel e as facas de corte de aço carbono tinham que ser bem lavadas e secas após o uso, e mesmo assim as manchas de ferrugem teriam que ser removidas.
Nesta semana que passou foi lançada mais uma versão do Kernel Linux. Linus Torvalds lançou no passado domingo dia 14 a versão 5.11 do Kernel de Linux. Esta versão não é LTS, sendo no entanto a primeira lançada em 2021. De entre as principais mudanças destaca-se o suporte para Wi-Fi 6, melhorias no desempenho dos CPU AMD, suporte gráfico Intel Iris Xe, suporte AMD Van Gogh APU e muito mais. Foram também introduzidas melhorias significativas e suporte para a arquitectura de CPU RISC‑V, incluindo suporte OpenRISC para o driver do controlador LiteX SoC e suporte geral para o SoC.
Hoje ao inicio da noite aterrou com sucesso o rover Perseverance na superfície de Marte. Lançado a bordo do foguetão Atlas V a 30 de Julho de 2020, foi a terceira sonda a chegar a Marte no espaço de 1 semana. O Rover Perseverance acompanhado pelo drone Ingenuity irão agora explorar a superfície de Marte, conduzindo um conjunto muito alargado de experiências e a tentativa de extracção de amostras para que possam no futuro ser enviadas para a Terra para serem estudadas. “O rover Perseverance é o geólogo robótico mais sofisticado já construído, mas verificar se a vida microscópica já existiu carrega um enorme ónus de prova”, disse Lori Glaze, directora da Divisão de Ciência Planetária da NASA. “Embora possamos aprender muito com os grandes instrumentos que temos a bordo do rover, pode muito bem exigir que laboratórios e instrumentos muito mais capazes aqui na Terra nos digam se nossas amostras carregam evidências de que Marte já abrigou vida.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista HackSpace nº 40 de Março e os livros “Making Servers Work” e “Foundations of Machine Learning, Second Edition”.
Nesta semana abrimos uma nova secção com vídeos que apresentam projectos ou que abordam assuntos que são interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.