Faz hoje anos que nascia, em 1743, o inventor americano John Fitch. Ele foi pioneiro do transporte de barcos a vapor que produziu barcos a vapor utilizáveis antes de Robert Fulton. Fitch encontrou apoio privado, então rapidamente construiu um motor com recursos dos motores a vapor de Watt e Newcomen. Ele evoluiu de erro em erro até fazer o primeiro barco a vapor. Era uma máquina estranha — movida por um suporte de remos de canoa indiana. Ainda assim, no verão de 1790, Fitch usou‑o numa linha de passageiros de sucesso entre Filadélfia e Trenton. Em 26 de Agosto de 1791, John Fitch recebeu uma patente dos EUA para o barco a vapor.
Faz também hoje anos que nascia, em 1868, o químico alemão Felix Hoffmann. Ele descobriu a aspirina, enquanto pesquisador da Bayer & Co. No início, ele considerou a farmácia, mas voltou-se para a química. Ele obteve um Ph.D. e de seguida, ingressou na empresa de Friedrich Bayer em 1894. Ele estava interessado em encontrar um analgésico melhor para o reumatismo crónico do seu pai, para substituir o uso de ácido salicílico, que tinha um sabor amargo e causava dores de estômago. A 10 de Agosto de 1897, ele formou um derivado, ácido acetilsalicílico (C9H8O4), acetilando ácido salicílico com ácido acético. Os testes da empresa mostraram que era um medicamento seguro e eficaz para alívio da dor, redução da febre e como anti-inflamatório. Foi comercializado a partir de 1899.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1874, o matemático francês René-Louis Baire. Ele dedicou-se ao estudo de números irracionais e cujo conceito de dividir a noção de continuidade em semi-continuidade superior e inferior influenciou muito a Escola Francesa de Matemática. A sua tese de doutorado levou à solução do problema da propriedade característica de funções limitadas de funções contínuas e ajudou a estabelecer a teoria das funções de variáveis reais.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1912, o bioquímico alemão-americano Konrad Emil Bloch. Ele partilhou o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1964 com Feodor Lynen pelas suas descobertas a respeito da síntese natural de colesterol e de ácidos gordos. Bloch identificou o processo químico pelo qual o corpo transforma o ácido acético em colesterol. Ele descobriu o ponto em que é possível regular a quantidade de colesterol que o corpo produz. Ele descobriu que altos níveis de colesterol na corrente sanguínea causam depósitos de gordura nas paredes internas das artérias, o que pode levar à redução do fluxo sanguíneo e aumentar as hipóteses de coagulação do sangue e ataque cardíaco.
Faz hoje 45 anos que foi introduzido o voo supersónico comercial. Foram feitos nessa data dois voos, um a partir do aeroporto Heathrow de Londres com destino ao Bahrein, no Golfo Pérsico. O outro voo a partir do Aeroporto de Orly, em Paris, para o Rio de Janeiro, Brasil, via Senegal, na África Ocidental. O Concorde tinha motores duas vezes mais potentes que os jactos normais, a sua velocidade de cruzeiro de 2.172 Km/h era o dobro da velocidade do som (Mach 2,04) e reduziu pela metade o tempo das viagens aéreas, a uma altitude de cruzeiro de 60.000 pés (17.700 m). O seu enorme custo de produção foi repartido entre os governos da Grã-Bretanha e da França. Os desafios técnicos incluíram a construção da estrutura da aeronave para suportar a pressão imensa de ondas de choque e suportar altas temperaturas do atrito do ar. O Concorde tinha uma configuração de asa delta e foi o primeiro avião civil a ser equipado com um sistema de controle de voo analógico fly-by-wire. Os voos transatlânticos regulares da Europa começaram para Washington D.C. em 24 de maio de 1976 e operam para Nova York em 22 de Novembro de 1977. O último voo comercial do Concorde foi a 24 de Outubro de 2003.
E Nesta semana que passou a Virgin Orbit conseguiu, com um voo de teste que não só atingiu seus objectivos de alcançar o espaço e a órbita, mas também de entregar cargas úteis a bordo para a NASA, marcando também sua primeira missão comercial. O lançamento foi um sucesso em todos os aspectos possíveis, o que coloca a Virgin Orbit no caminho certo para se tornar uma opção para lançamento no espaço de pequenas cargas para clientes comerciais e de defesa. Lançado a partir de um Boeing 747–400 modificado com o nome de Cosmic Girl, lançou com sucesso o foguetão LauncherOne que atingiu o espaço. Na conclusão do voo de teste, foram lançados 10 CubeSats.
Também nesta semana que passou a Raspberry Pi anunciou um novo membro da família. Trata-se do Raspberry Pi Pico — uma pequena placa com dimensões parecidas com as de um Arduino Nano. No entanto trata-se de uma placa completamente diferente, ao contrario dos outros Raspberry Pi, esta não tem como objectivo a execução de um sistema operativo como o Linux mas sim, funcionar como um Arduino ou um ESP32. Foi desenhado um processador designado por RP2040 que é um Dual-core ARM Cortex M0+, com velocidade de relógio até 133 Mhz e 264KB de SRAM. A placa tem 2MB de Flash e disponibiliza 30 GPIO multi-função dos quais 4 podem ser usados como entradas analógicas, 2 interfaces SPI, 2 interfaces I2C, 2 UARTS, 16 canais de PWM e 8 IO programáveis, 1 USB 1.1 para carga e comunicação. Consegue funcionar com cerca de 100 mA @ 5 V e tem modos de suspensão com retenção de memória total abaixo de 1 mA. O custo também é uma surpresa agradável e fica-se abaixo dos 5 USD ou 5€.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista Hackspace Magazine nº 39 e o livro “Get Started with MicroPython on Raspberry Pi Pico”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.