Faz hoje anos que nascia, em 1901, o matemático polaco-americano Alfred Tarski. Ele foi responsável por estudos importantes de álgebra geral, teoria da medida, lógica matemática, teoria dos conjuntos e meta-matemática. As linguagens científicas formais podem ser submetidas a um estudo mais completo pelo método semântico que ele desenvolveu. Ele trabalhou em teoria de modelos, problemas de decisão matemática e álgebra universal. Ele produziu axiomas para “consequência lógica”, trabalhou em sistemas dedutivos, a álgebra da lógica e a teoria da definibilidade. Os teóricos de grupo estudam “monstros Tarski”, grupos infinitos cuja existência parece intuitivamente impossível.
Faz também hoje 15 anos que a sonda espacial Huygens pousou em Titã, a maior lua de Saturno. Ele tinha sido libertada da nave Cassini quando a sua órbita a volta de Saturno convergiu com a trajectória de Titã a 24 de Dezembro de 2004. Nas primeiras três fotografias recebidas de Huygens na superfície de Titã, os cientistas viram o que se assemelhava a canais de drenagem, uma linha costeira, regiões inundadas cercadas por terreno elevado e uma planície coberta por grandes rochas, possivelmente de gelo. A sonda foi baptizada em homenagem a Christiaan Huygens, o astrónomo holandês que viu Titã pela primeira vez em 25 de Março de 1655, a primeira lua de Saturno a ser descoberta.
Nesta semana já se passaram 3.000 dias marcianos, ou sóis, desde que Curiosity pousou em Marte a 6 de Agosto de 2012, e o rover continua a fazer novas descobertas durante sua escalada gradual até o Monte Sharp, de 5 quilómetros de altura, a montanha que tem vindo a explorar desde 2014. Os geólogos ficaram intrigados ao ver uma série de “bancos” de rocha no panorama mais recente da missão.
Também nesta semana foi decidido pela NASA abandonar definitivamente a missão da sonda Insight de perfurar a superfície de Marte. Não tendo conseguido obter o atrito de que precisa para cavar, vai ser atribuída outra missão a esta sonda. Sendo um veiculo estacionário, ela não se consegue mover da posição onde aterrou e isto tornou ainda mais difícil esta missão.
Ainda esta semana foi anunciada conjuntamente pela Seeed e pela Beaglebone uma parceria com a líder de soluções RISC‑V, StarFive, para criar o mais recente membro da série BeagleBoard.org, o BeagleV. BeagleV é a primeira placa RISC V acessível — projectada para correr Linux. A BeagleV, leva o código aberto para o próximo nível dando aos programadores mais liberdade e poder para inovar e projectar soluções líderes da indústria com um preço inicial acessível de cerca de 149 USD, que se seguirá com variantes de menor custo em lançamentos subsequentes.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentado o livro “Algorithms for Decision Making”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.