Newsletter Nº296

Newsletter Nº296
News­let­ter Nº296

Faz hoje anos que nas­cia, em 1952, o mate­má­ti­co neo­ze­lan­dês Vaughan Jones. Ele rece­beu a Meda­lha Fields em 1990 pelo seu estu­do de aná­li­se fun­ci­o­nal e teo­ria dos nós. Em 1984, Jones des­co­briu uma rela­ção entre as álge­bras de von Neu­mann e a topo­lo­gia geo­mé­tri­ca. Como resul­ta­do, ele encon­trou um novo inva­ri­an­te poli­no­mi­al para nós e liga­ções no espa­ço 3d. Foi uma sur­pre­sa com­ple­ta por­que o seu inva­ri­an­te foi com­ple­ta­men­te igno­ra­do pelos topo­lo­gis­tas, ape­sar da inten­sa acti­vi­da­de em áre­as estrei­ta­men­te rela­ci­o­na­das duran­te os 60 anos anteriores.

Há 23 anos a Micro­soft com­pra­va o ser­vi­ço de cor­reio Hot­mail por cer­ca de 400 milhões de dóla­res e relan­ça­va o mes­mo como MSN Hotmail.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. São apre­sen­ta­dos oito livros sobre a lin­gua­gem Python.

Cele­bra-se hoje o final do ano de 2020 e com ele a entra­da num novo ano. Este ano que pas­sa ficou mar­ca­do pela pan­de­mia e pelo con­fi­na­men­to gene­ra­li­za­do a que todos fomos obri­ga­dos. Nes­ta que é a ulti­ma news­let­ter do ano, que é publi­ca­da mes­mo nos últi­mos momen­tos do ano, res­ta-me dese­jar a todos um exce­len­te ano de 2021 onde todos os pro­jec­tos que por algum moti­vo tive­ram que ser adi­a­dos, pos­sam ser con­cre­ti­za­dos nes­te novo ano.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.